terça-feira, outubro 13, 2015

360º? Era preferível 180º…


Ontem, no programa 360º da RTP3, tivemos José Rodrigues dos Santos a entrevistar Álvaro Beleza, antes de abrir um debate sobre a situação política. Se bem entendi a selecção dos comentadores, caberia a dois militantes do Blasfémias — Zé Manel Fernandes e Helena Matos — a defesa do defunto governo, enquanto a Filipe Luís e a Nuno Saraiva estaria confiada a hercúlea tarefa de explanar pontos de vista opostos.

Ainda incrédulo com a intervenção (e até com a presença) de Helena Matos na estação de serviço público de televisão, aguardava-se com moderada ansiedade que Nuno Saraiva, a quem Rodrigues dos Santos deu a palavra a seguir, rebatesse as suas posições. Mas eis que o subdirector do DN surpreendeu tudo e todos, ao apropriar-se dos pontos de vista da direita radical, alegando que o fazia em nome da Constituição: «O que está inscrito na Constituição é que, tendo em conta os resultados eleitorais, o Presidente da República convida a formar Governo o partido mais votado em cada eleição. É isso que está inscrito na Constituição.»

Ora não faria mal a Nuno Saraiva frequentar um curso rápido sobre a Constituição da República Portuguesa, dando uma especial atenção ao capítulo sobre a formação do Governo. Se os afazeres profissionais não lhe permitirem esta perda de tempo, poderia, ao menos, ler o artigo 187.º, n.º 1: «O Primeiro-Ministro é nomeado pelo Presidente da República, ouvidos os partidos representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados eleitorais.»

18 comentários :

  1. os pequenos médios e grandes "senhores" deste país encontram-se à beira de uma apoplexia coletiva, nunca pensaram que Costa tivesse a coragem de aceitar o repto da esquerda, e agora que estão a ver que vão perder o controle sobre o dinheiro do estado, o qual usurpam para viverem à grande e à francesa, que vão deixar de poder dar aos amigos chineses e americanos as empresas para estes depois lhes darem cargos na administração pagos principescamente, então agora vale tudo, desde esquecer o déficit e aceitar todas as propostas do ps, passando por em todos os meios de comunicação social agitarem o fantasma da frente esquerdista, até ao papão dos mercados que vão fazer desparecer Portugal do mapa, tudo vai valer para continuarem a destruir Portugal e a empobrecer a generalidade da sua população!

    ResponderEliminar
  2. Eu também vi esse programa, que coisa mais deprimente e monótona dado que contraditório nem vê-lo, e se analisarmos com cuidado esta comunicação social chegaremos facilmente à conclusão que a direita monopolizou a mesma e que as pessoas menos informadas terão tendência a embarcar nesta onda anti PS+BE+CDU, mas tenho fé de que o António Costa faça as coisas de forma correcta e o mais célere possível, porque ele é o líder que o país precisa neste momento e tenho a convicção que será um estadista de mão cheia como já não se vê há muito tempo, quanto aos desertores do PS pois que sigam seu caminho e não tenham a tentação de olhar para trás dado que nesta altura crucial da nossa vida política só queremos pessoas que tenham como desiderato o melhor para Portugal, e o melhor neste momento é sem qualquer dúvida apoiarmos sem restrições o nosso líder António Costa.

    ResponderEliminar
  3. Surpreendidos ? Pois eu , sempre , que ouço este Saraiva intervir, seja na TSF seja na Tv, ouço-o a dar uma no cravo e outra na ferradura, defendendo o emprego, possívelmente?!
    Quando vi o enquadramento daquele debatae, mudei de canal. Não dá para ouvir esta gente( sempre a mesma) a manipular a opinião pública ( o 4º poder que não quer assumir tal).

    ResponderEliminar
  4. Em linha com o que aqui se escreve e comenta, veja-se a sintese disponibilizada pelo telejornal das 13 da RTP sobre o Prós e Contras de ontem: J. Lacão, H. Novo, H Pinto, nem apareceram, foi como se nem tivessem estado no programa.


    MRocha

    ResponderEliminar
  5. A quantidade de programas nas TVs e de jornais a defender a continuidade dos PaFiosos é inacreditável. Vale tudo! São ridículos aqueles que falam em tradição. As touradas também são tradição mas não deixam de ser um espectáculo horrível degradante e brutal. A tradição já não é o que era comentadeiros avençados.
    Vai ser difícil as pressões vem de todos os lados e o medo é usado no meio da mentira.
    Não cedas aos extremistas de direita Costa.

    ResponderEliminar
  6. Pouco posso contra esta gente unida, se gente eu devia chamar a todos os animais que, além dos pinguins e dos macacos, conseguem caminhar com a duas patinhas traseiras.
    Como se nota, eu, que também consigo andar com as patinhas traseiras, estou revoltado.
    Estou revoltado e exausto de assistir a tanta coisa imbecil, que eu gostava de classificar, sem ofender ninguém, como autêntica canalhada.
    Então esta canalhada não é capaz de pensar, apenas por um momento, que quem tem que engolir hipotéticas opiniões. não tem que forçosamente ser burro ou demente?
    Aliás, foi a comunicação quase toda unida que deu esta grande pequena vitória aos seus amigos, donos e protetores.

    Isto estava quase no ponto de um governo do antigamente, faltava só um bocadinho. Eu conheci-os e conheço estes.

    Nunca, depois do Abril das liberdades, um governo tinha conseguido chegar tão longe, no corte e na manipulação de direitos e liberdad4es.
    ABAIXO COM ELES.

    ResponderEliminar
  7. Tem razão, caro Magus Silva,
    "Isto estava quase no ponto de um governo do antigamente, faltava só um bocadinho. Eu conheci-os e conheço estes."

    Mas afianço-lhe que na imprensa da altura a imprensa em geral (não era muita...) era mais escrupulosa, tinha mais vergonha, especialmente depois da morte de Salazar.

    Estou eufórico.Está a fazer-se história. É certo que com alguns arrepinhanços...

    ResponderEliminar


  8. Nem 360º nem 180º mas exactamente 37º

    ResponderEliminar
  9. Anónimo das 03h26: não se trata do 4º poder. O mais ajustado aos tempos é O QUARTO DO PODER! Eles dormem, sonham congeminam juntos. Noite e dia. Total promiscuidade, nunca vista. Acho que nem antes do 25 abril. Esta televisão do estado é a RTP do orelhas e do dentuça q se vendeu por uma cenoura. Pela vaidade. O rapazinho do noticias tem o ADN da Renascença onde nasceu e foi batizado. Passou pela TSF por engano com algumas contrições e passou pela Sabado e pelo Expresso até poisar no regaço dos democratas angolanos. Faz todos os fretes aos direitolas. Mas se estiver num frente a frente com alguém de esquerda logo se transforma. Está sempre em pé. Ignorante nesta materia (assuntos constitucionais), mas nem tanto. O básico até o Beleza sabe. Ele tb mas é preciso engrossar as hostes!

    ResponderEliminar
  10. É por demais evidente que também a RTP está completamente tolhida pela cartilha dominante, ao serviço da catequese direitista-retrógrada.

    Seria de esperar que houvesse da parte dos responsáveis máximos da RTP o cuidado de assegurar um mínimo de pluralidade, tratando-se de um órgão de informação público. Mas não é o caso, infelizmente.

    ResponderEliminar
  11. A anunciada imparcialidade da RTP3 está bem visível na escolha dos comentadores. Hoje às 16h00, sobre este mesmo tema, Marcelino e Fernandes foram as estrelas.

    ResponderEliminar
  12. Parecem baratas tontas estas alimárias serventuárias dos PAFalhões!
    Agora sim, pelas reacções desesperadas desta gentalha, acompanhados à viola pelos idiotas úteis do PS, percebe-se no que iria dar um PS liderado por Seguro onde após perder as eleições por "muitochinho" mais que Costa, se iria entregar a um "ménage a trois" com Coelho e Portas.
    Não foi para isso que votei PS, foi para correr com a direita mais retrógrada desde o 25 de Abril, do governo do País, deve ser esse o desígnio de Costa, foi mandatado por 32% dos Portugueses.
    É a politica, habituem-se estúpidos!!!

    ResponderEliminar
  13. Viram ontem a brilhante catilinária do Brilhante na televisão?É só ameaças de dissidência parlamentar! É só rir!

    ResponderEliminar


  14. É verdade, ESTAMOS DEBAIXO DE UM BOMBARDEAMENTO MACIÇO DE PROPAGANDA!


    Mas VAMOS RESISTIR!!

    ResponderEliminar
  15. Nunca tinha visto nada assim na comunicação social!!!!

    Então a RTP 3 é de fugir!!!

    ResponderEliminar
  16. Nesta agitação, só tenho dificuldade em distinguir o que é que vem comandado pela OPUS DEI, o que vem dos JESUITAS, da Franco MAÇONARIA do RELVAS/Silva Carvalho, ou é instilado pelo Grande Oriente Lusitano. CREDO!!!!

    ResponderEliminar