sábado, dezembro 12, 2015

Pausa

Com um Cavaco com os pés para a cova, um Passos à nora para conseguir afivelar uma nova máscara, enquanto tira proveito dos encontros do Partido Popular Europeu para fazer queixas à madrinha, e um Portas, esfarrapadas todas as suas bandeiras (pescadores, lavradores, combatentes, contribuintes, pensionistas, etc.), a ultrapassar largamente o prazo de validade, a direita faz um compasso de espera que poderá desembocar numa remodelação dos líderes.

A direita deixa um país destroçado. Mas também armadilhado: da ocupação integral das cúpulas da Administração Pública aos mais subtis instrumentos de poder e propaganda, passando pelos mecanismos para acentuar as desigualdades e agravar a relação de forças entre o trabalho e o capital, o que espera o Governo é um desafio gigantesco. Com os abutres, simbolicamente a andar por aí, à coca.

Neste contexto, virar a página não será uma tarefa sem riscos. O Governo merece, por isso, ter direito a um estado de graça. O CC aproveita para fazer um intervalo. Tendo em conta a infinitesimal participação do blogue para arriar a direita, perdoe-se alguma fanfarronice: missão cumprida.

131 comentários :

  1. Miguel,
    Parabéns pelo extraordinário trabalho desenvolvido por este blog. Por favor descanse mas regresse porque vai fazer muita falta à esquerda democrática neste país.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Uma maçada a indisponibilidade de vagas no tacho público, mas seguramente haverá recompensas aos treteiros mais esforçados, sendo certo que a competição não permite distrações, bem pelo contrário.
    Quanto à direita, enquanto se lhe seguir o essencial da política não tem como se manifestar, mas sabe que a geringonça não tardará a dar-lhe abundantes oportunidades.

    ResponderEliminar
  3. Sobretudo, joselito, com merdas como tu espalhados pela adminsitraçao publicae na comunicação social!

    ResponderEliminar
  4. Volte depressa e...com muita força e perspicácia.
    Portugal precisa, de pluralismo inteligente e certeiro.A bem do bem comum.

    ResponderEliminar
  5. Sei que estas coisas da Net são lidas por quase ninguém. Dormi sobre as duas orelhas.

    ResponderEliminar
  6. Não façam isso, que a "pena" vos seja sempre leve

    ResponderEliminar
  7. Como assistimos o PS é grande alvo a abater, foi na oposição e logo que se quis assumir como governo tudo inventam estes extremistas que assaltaram a social democracia com mentirolas, não compreendo pois porque não pagam com a mesma moeda, desmascarando todos os cenários ilusórios com que estes extremistas iludiram Portugal. Bem sabemos que a direita perderam legitmamente o governo mas não perderam o puder de manipular toda a informação. É necessário que a esquerda responda na mesma linguagem desmontando todo o enrede que esta direita construiu, se a esquerda não o fizer adequadamente arrisca-se a ser corrida e agora certamente com violência. Oxalá eu me engane.
    A. Cabral

    ResponderEliminar

  8. Na infinitesimal hipótese de me sair o Euromilhões, contacto-o para montar um "jornal" digital de centro-esquerda. Caso contrário, ca estarei todos os dias ansioso pelo seu regresso. Boas ferias e obrigado. Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  9. Descanse, mas volte !Esta direita, como se ve pelos comentários do Joselito, está furiosa por ter ficado sem tacho e não tarda muito que não lhes tenhamos que arriar com o pau de novo, para os manter na ordem .

    ResponderEliminar
  10. Os "josés" andam na administração pública, para assegurar que a esquerda não estrague a dívida pública a 130%, a saída limpa, a taxa real de desemprego a 20% e o crónico nível de investimento a nível dos anos 80. Afinal, precisamos de alguma seriedade, para evitar que as criancinhas de esquerda estraguem tudo.

    ResponderEliminar
  11. Na hora da despedida, comove-me a atenção que prestaram ao meu contributo para agitar os bestuntos de treteiros incorrigíveis.
    Deixo-vos, amantes da mama pública que sempre procuram ver-me pelo espelho que reflecte a vossa dependência, que servi o Estado como militar por 2,5 anos e que recebo uma pensão (pequena quanto baste para não ser cortada); fui patrão e gerente de 9 sociedades, consultor, que ainda sou, em muitas mais em mais de 10 países diferentes.
    Vivi e vivo num mundo que cuida de si e que sobretudo espera do Estado que não roube, que não sustente treteiros e não compre votos à custa de um futuro que arruína.
    Ide pois à mama que construíram com mentiras e geringonças, e aqui ou noutro lugar sempre me encontrareis a denunciar-vos.

    ResponderEliminar
  12. É difícil um Estado não roubar, quando nele pululam os ladrões de direita e os seus servos... Ó Zé... Já embora? Caramba, ainda agora começámos pá...! Nem esperas pelas eleições antecipadas que o Prof. Martelo irá convocar? Fónix, que falta de respeito e de fé, ó Zé...

    ResponderEliminar
  13. Olha Zésito do PAF. Esclareço-te que não foste militar (não aceitam lá idiotas), passas-te pelas forças armadas, mas não o tempo suficiente para deixares de ser um indigente intelectual. Os teus gurus do PAF deviam ser responsabilizados criminaalmente. "Em 2010 a dívida pública era de 93% do PIB e agora é de 130% do PIB!
    A dívida externa líquida em 2010 era de 82,7% e agora é de 104,5% do PIB! A produção nacional em 2010 valia 180.000 milhões de euros e agora vale apenas 173.000 milhões de euros! Em 2010 pagávamos anualmente em juros de dívida pública 4.896 milhões de euros quando agora pagamos mais de 8.500! O Investimento ascendia em 2010 a 36.938 milhões de euros e hoje não ultrapassa os 25.200 milhões de euros!
    Em 2011 tínhamos 4.740 mil empregos e hoje recuámos para apenas 4.500! A taxa de incumprimento de créditos à banca das famílias, estão em máximos históricos! O número de pessoas que emigram todos os anos é maior do que na década de 1960! Aumentou a pobreza e a desigualdade social neste período de governação da coligação PSD/CDS!Depois de olhar-mos para estes indicadores e dados económicos resultantes da governação Coelho/Portas, Ainda te atreves a falar em mama e geringonças, propagandeando com extrema arrogância alias, de que agora é que a situação económica, social e financeira do país está bem.
    É preciso não ter vergonha nem qualquer respeito pela verdade.

    ResponderEliminar
  14. Uma pausa todos nós necessitamos após estes últimos quatro anos que foram bem conturbados. Faço votos que tenha umas Festas Felizes e que o seu regresso seja para breve. O ano de 2016, vai ser um ano de luta democrática, começa logo em Janeiro e o Miguel faz muita falta para que seja um sucesso. Até breve companheiro
    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Zézito!!

    Vai à MERDA!

    Não podemos gastar muitas letras com tão "grande" gerente... deve ser de quiosques a vender Correio da Manha!

    ResponderEliminar
  16. Uma pausa todos nós necessitamos após estes últimos quatro anos que foram bem conturbados. Faço votos que tenha umas Festas Felizes e que o seu regresso seja para breve. O ano de 2016, vai ser um ano de luta democrática, começa logo em Janeiro e o Miguel faz muita falta para que seja um sucesso. Até breve companheiro
    Abraço

    ResponderEliminar
  17. Tratemos bem o Sô Zé, que andou na tropa. Parece andar tresmalhado, procurando refúgio aqui no CC em busca de aconchego e carinho. A esquerda é tolerante, sempre de coração aberto até para os mais direitolas. Mantenha-se por aqui senhor José. Mas não há soldo para comentadores.

    ResponderEliminar
  18. ò abrantes! atão bazas no melhor da festa, agora que temos um vendedor de banha da cobra que apregoa o alcandoramento a belém dentro de semanas.

    ResponderEliminar
  19. É pena Miguel, pois vamos ter uma alegre campanha presidencial, com o Prof. Marcelo já a proclamar a sua vitória sobre os demais candidatos, quando o calendário da campanha ainda não foi sequer anunciado.
    Desejo-lhe boa recuperação anímica para voltar aqui, logo que possível.
    Vou sentir a falta das suas opiniões assertivas, contundentes e esclarecedoras.

    ResponderEliminar
  20. Obrigado, Miguel Abrantes, pelos bons momentos que durante vários anos me/nos proporcionou todas as noites.
    Espero que a sua "Pausa" não se deva a algo mais preocupante do que apenas ... descansar, pois estranho que, num momento tão crítico, com uma importantíssima campanha eleitoral à porta, nos prive deste belo espaço crítico e aberto à nossa imaginação e livre participação.

    Sobre o início do seu post, é verdade que Cavaco está à beira do fim, com os pés para a cova, mas assim como o escorpião que pica mesmo à beira da morte, não deixa de lançar o seu veneno. E tal como no início de 2011, contra Sócrates, quando incitou os jovens a virem para a rua, agora é o povo inteiro que é convocado contra António Costa:

    "Para Cavaco Silva, "a realidade tem muita força": "Os discursos podem-se fazer muitos, a retórica pode ser muito abundante, mas a realidade acaba sempre por se impor, mesmo que não venha da União Europeia, mesmo que não venha do Fundo Monetário Internacional, mesmo que não venha das agências de 'rating', mesmo que não venha dos mercados. Há de chegar da força do nosso povo".» [DN]
    Grande sacana, com o diabo que o carregue!

    E (dizem as sondagens) ainda há socialistas...e ainda há bloquistas...e ainda há comunistas...que preferem o candidato presidencial apoiado por aqueles a quem este carregou ao colo durante 4 anos e meio?!
    Valha-nos um pouco de lucidez!

    ResponderEliminar
  21. Caro Miguel
    Tens todo o direito do mundo ao denominado "descanso do guerreiro", mas volta rápido pois a colossal visibilidade do CC assim o exige.Acredito que a tarefa do CC ainda não terminou. Após um pequeno intervalo para arejar as ideias, segue-se a 2ª parte como no futebol.Um abraço de reconhecimento pelo teu desempenho. José M. Amaro.

    ResponderEliminar
  22. Tenho pena, vou sentir a sua falta.
    Volte porque é dos Bons!
    Entretanto desejo-lhe Boas Festas, mesmo.

    ResponderEliminar
  23. Bom retiro e até breve.
    Boas Festas!

    ResponderEliminar
  24. Miguel Abrantes,
    Condoa-se dos coralista a quem por tanto tempo e tão generosamente forneceu a pauta que os manteve amparados na sua incapacidade de enfrentar os inevitáveis desaires do canto à capela.
    Se não lhes puder indicar maestro que o possa substituir, ainda que tão dotado seja improvável, pelo menos assista-os na sua orfandade e deixe-lhes uma esperança de assistência ainda que mais espaçada no tempo.

    ResponderEliminar
  25. Ó José de onde é que escreves agora ?

    ResponderEliminar
  26. a direita, à semelhança de há dez anos atrás, aproveita o erro crasso da esquerda em apresentar uma dúzia de candidatos e vai ganhar à primeira volta, com um candidato que representa o tempo da outra senhora e que gosta de privar com banqueiros e usufruir dos seus luxos, com ele até pode ser que rs consiga recuperer o seu banco, a estratégia é idêntica à dos paf, não apresenta programa, não os quer juntos dele, para dar a ideia que é muito abrangente, quando puder fará cair o governo PS!
    Boas férias.

    ResponderEliminar
  27. M.Abrantes, um grande homem da democracia, um combatente pelas causas justas, um desmascarador do nepotismo, censura e opressão da coligação de direita e seus credores. Considero sim que merece o seu descanso e desde já umas Boas Festas. Ajuda a limpar a cabeça e a manter distancia. Há que mudar de fase pois "isto" mudou de fase. Por as suas enormes capacidades aos serviço do bem mas passar para um outro nível, para um diferente registo. Claro que continuará a fazer muita falta como CC.
    O Miguel, está absolutamente de parabéns pelo grandioso trabalho levado a cabo nos últimos anos, um trabalho de causas e de compilação da informação pertinente, de recolocação de pontos de vista, de diálogo com quem pensa a politica e o jornalismo, de trincheira de combate ideológico contra o pensamento único e a ditadura da informação. Boas férias grandes.

    ResponderEliminar

  28. Parabéns, Miguel! Foi um trabalho gigantesco e meritório!! Até breve!

    ResponderEliminar
  29. Vou ter muitas saudades, por isso veja se, de vez em em quando, vem aqui fazer uma visita e contar novidades. Obrigada pelo trabalho magnífico que realizou aqui neste blog!Concordo, os pafiosos arrasaram e armadilharam o país de tal maneira que vai ser difícil a António Costa e seu Governo (por mais mérito e competência que tenham e têm muitíssima!) conseguirem reequilibrar o país. Mas confio e acredito que vão dar o seu melhor e Portugal beneficiará bastante!Felicidades e os melhores êxitos na sua vida pessoal e profissional sempre, Miguel Abrantes! Obrigada uma vez mais! E não abandone em definitivo o CC! M.

    ResponderEliminar
  30. O Zézito vai diariamente á sede "cantar á capela", cumpre as ordens de teclar o vómito. Que Deus lhe perdoe, esse Deus gasta tempo a tentar emendar os erros que cometeu ao fazer a direita portuguesa. Sem sucesso: nem Ele está a ser capaz de corrigir tantos defeitos.
    A direita, é dada a espumar e a berrar, anda a ferver de indignação. Vão atingir o apogeu do descrédito já se ouve a patetada que se acolhe no CDS-PP. Imersos na luta pelo poder interno – coisa saudável em qualquer organização plural – insultos e pateadas, exibições de intolerância em relação a adversários, a chicana política na sua pérfida contumácia. Decerto não seriam mais eficazes se quisessem implodir o partido. MaS implodir o quê? se o partido já não existe. Dividida e desorientada, a direita do PSD também está sem partido. E precisa de um. O PSD nunca voltará ao que era se estiver dependente dos mesmos esquemas, das mesmas pessoas, do mesmo modo de fazer política. Há poucos, mas alguns, militantes que o percebem. Portanto Zézito, avençado a escrever contra a democracia, vai comprando uns comprimidos para azia, de contrário ainda adoeces. Uma palavra para Miguel Abrantes, meu caro obrigado pela clarividência com que neste blog executou um combate politico contra as injustiças e a mentira. Forte abraço.

    ResponderEliminar
  31. Os textos do senhor Miguel Abrantes tornaram-se leitura diária obrigatória para mim nos últimos anos. Vou sentir muito a sua falta. Quem é o Miguel Abrantes? Gostava, sinceramente, de o conhecer com a promessa firme de nunca revelar a sua identidade se fosse essa a sua vontade. Num pequeno almoço. Pago eu.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  32. Era um maravilhoso blog. Era?

    ResponderEliminar
  33. Dr. Miguel Abrantes, o Sr. é fantástico! é como o PAI NATAL: ninguém sabe bem quem é (pois ao que sei nunca ninguém o viu e nunca se apresentou publicamente) mas que o Sr. existe, lá isso existe, um ser excepcional para bem deste país. Terá barba branca? Não sei, mas tal como Santa, o Sr. é um grande navegador das neves e montanhas da politica e dos poderes que soterram os portugueses. Tem mesmo de existir, pois senão não havia CC! Algum tem ou teve de o fazer - este blog indispensável no nosso dia a dia - pacientemente, algumas horas todos os dias, há cerca de 10 anos, qual estrela polar firme, incansável na critica, de informação e esclarecimento politico sob uma linha em geral justíssima e responsável. A prestar serviços com um saber, um sentido de humor, uma coerência formal e um equilíbrio de conteúdos responsáveis absolutamente notável. Tal obra não é fazível por qualquer pichote avençado duma qualquer central da propagando. Deixemos essas para as velhas e novas arrastadeiras. A sua obra vem da alma e da muito séria postura que nos transmitiu. Obrigada. Compreendo a sua fadiga. Bom descanso merecido.

    ResponderEliminar
  34. Volte o mais rápido possivel.

    ResponderEliminar
  35. Casado e Pai de dois Filhos menoressegunda dez. 14, 05:16:00 da tarde



    Pois eu penso que este fabuloso "jornal" não pode simplesmente desaparecer, assim sem mais nem menos - até porque não tem qualquer substituto comparável, num País sem comunicação social de referência!


    Não sei nem me interessa saber se o «Câmara Corporativa» tem ou não muita influência opinativa em Portugal. Sei porém que, para mim, se tornara nos últimos quatro anos no ÚNICO espaço opinativo que frequentava diariamente para me informar, excepção feita à TSF (e salvaguardadas, claro, as devidas diferenças...). E por isso vai inevitavelmente fazer-me muita falta.


    Pelo menos enquanto não houver de novo um diário, um canal de televisão informativo, ou outra rádio de referência, no panorama jornalístico nacional (se é que tal ainda existe...).


    Portanto, bom descanso, mas regresse em breve. E em meu nome e no do Futuro dos meus dois Filhos, que não gostaria de ver terem de abandonar a sua Pátria em busca de uma vida compatível com as suas ambições e méritos, MUITO E MUITO OBRIGADO, «CÂMARA CORPORATIVA» E MIGUEL ABRANTES.


    Até sempre,


    MAdNCA, Olivais-Norte, Lisboa.

    ResponderEliminar
  36. Dr. Miguel Abrantes, por favor, seja claro, mas está-se mesmo a despedir, assim à francesa? Está cansado neste momento de viragem e esperança, saturado dessa sua fantástica labuta, que imagino basicamente solitária? Estará doente? espero que não, pois merece toda a saúde e felicidade do mundo. Nem quero pensar que vou perder um dos melhores momentos do meu dia? quando clico para o CC e fico logo elucidado acerca das últimas tramóias dos maraus e das boas vibrações da malta que não se deixa abater ou intoxicar. Outros Blogs, também fantásticos, temos perdido, infelizmente blogs de grandes vozes que se apagaram no firmamento dos homens cultos e bons. Só nos faltava este seu CC apagar a luz. Mas se assim tiver que ser, é a vida. Na modéstia do seu anonimato generoso, já fez mais por Portugal do que muitos inúteis e vaidosos que andam para aí a arrastar o chinelo da indigência e a baralhar a nossa cabeça, como esse nojento do Medina Carreira, esse ordinário do Eduardo Catroga, esse Arroja, esse Abreu Amorim, esse José Manuel Fernandes ... e tantos e tantos outros, centenas de malandros que tem o exclusivo do palco mediático e tentaram virar este povo contra si mesmo.

    ResponderEliminar
  37. O José é nosso - o José faz falta - o José é um democrata de direita - o José é reciclavel.

    O José é nosso, o José é do Povo.


    Zé da Adega

    ResponderEliminar
  38. Até do Zé da Adega vou ter saudades! apesar de ás vezes ser um bocadinho básico nos comentários. É povo a falar!

    ResponderEliminar
  39. Porque precisamos da sua presença,aliás habituei-me a considerá-la imprescindível,o seu regresso em forma é tudo quanto de momento mais desejo.E quanto a votos,são os mesmos que para o novo Governo e para o A.Costa,ou seja,o suficiente para a azia dos pafiosos.

    ResponderEliminar
  40. Regresse depressa, agora,JÁ. Deixe-se de pausas.

    ResponderEliminar
  41. Ontem deixei aqui um comentário em que dizia:
    "Espero que a sua "Pausa" não se deva a algo mais preocupante do que apenas ... descansar, pois estranho que, num momento tão crítico, com uma importantíssima campanha eleitoral à porta, nos prive deste belo espaço crítico e aberto à nossa imaginação e livre participação".

    Hoje acrescento que a minha estranheza se mantém, e não me satisfaz a ideia de se tratar apenas de descanso. Mas, se esse for o motivo, temo que o meu primeiro receio - saúde abalada - seja justificado.

    Mas quero crer que não. Pois seria muito má coincidência que, num momento em que é indispensável nesta campanha presidencial e, ainda, todos os talentos como os dele não são demais para formar uma barreira em defesa do Governo contra os cães mabecos pafiosos, Miguel Abrantes fosse vítima de doença. Não pode ser!

    Por isso, permito-me crer que em breve o veremos a "comandar" algo ligado à comunicação de um gabinete ministerial ou de um candidato presidencial. E se assim for, como espero, muitos parabéns e felicidades, com parabéns também ao/à responsável pela inteligente escolha.

    ResponderEliminar
  42. O meu egoísmo só me permite dizer, perdemos todos nós.

    Abraço

    ResponderEliminar
  43. Miguel Abrantes, os meus votos de um bom repouso e muitas felicidades nessa pausa tão merecida. Só espero que não tenha nenhum problema de saúde! Nesse ponto, rezo por si. Continue com essas ganas que dedica aos PAFIOSOS e à defesa das causas progressivas. Obrigada pelo espaço de dialogo crítico que aqui nos abriu, no seu CC. Vamos ficar um pouco órfãos. Boa sorte... Penso que poderá estar a afirmar-se dentro de pouco tempo - e com a sua verdadeira identidade! imagino-o um homem de 50-55 anos, bem parecido, com muito currículo e cultura, talvez ex-jornalista. Penso que poderá vir a ser convidado para exercer um mister de utilidade indiscutível junto do PS ou do governo, no meio de uma situação tão difícil, tão agressiva, pondo em valor a sua lucidez critica e competência politica e jornalística ... Oxalá assim possa ser.

    ResponderEliminar
  44. Faz falta blogs como este (com ou sem Abrantes).

    ResponderEliminar
  45. Com ou sem Abrantes? Sim, mas a alma destes espaços comunicacionais são as pessoas que os lideram e produzem. Os que escreve, seleccionam, etc. O Abrantes concretos de Portugal. E Abrantes só H«há um, o nosso e mais nenhum!

    ResponderEliminar
  46. Um entre muitos outrosterça dez. 15, 04:49:00 da tarde



    Sim, muita falta. E, para mais, um "blogue" com um indiscutível bom gosto, musical e não só...


    Descanse lá tudo o que precisa, mas regresse-nos assim que possível!

    ResponderEliminar
  47. Regresse rápido por favor!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  48. Miguel Abrantes,
    Há quase uma semana nesta torturante ansiedade!
    Dê socorro aos seus coralistas!
    Uma palavra, Uma Esperança!

    ResponderEliminar
  49. Missão cumprida?? Como blog é pura propaganda PS, sem qualquer vestígio de isenção, e censura quase todas as críticas - na boa tradição "democrática" do Largo da Rata.
    O PS levou uma tareia nas eleições. O Costa conseguiu ser enxovalhado pela PAF - um governo aldrabão, que saqueou o país durante 4 anos - e só chegou ao pote como capacho dos comunas.
    Imagine se não tivesse cumprido...

    ResponderEliminar
  50. Pensar que este CC, que nos produziu luz critica, polémica, opinião original, informação reelaborada, etc, durante cerca de dez anos, possa ser ou ter sido um mera voz do PS (também o é) ou uma caixa de ressonância de qualquer sector do PS, ou algum "his master voice" de uma central de propoganda ou grupo de interesses, é de uma pirosice de almanaque! É estar todo corroído por dentro, cabeça à nora, irrecuperável para o mundo real! É não ter observado ou acompanhado tudo o que foi a obra monumental e própria do CC no espectro da blogosfera politica: - Um espaço com luz própria, criativo, critico e construtivo do centro esquerda, um blog de teor liberal, às vezes Humuristico, mas sempre corrosivo e implacável com o fenómeno designável por PAFIOSISMO NACIONAL de bandeira na lapela, denunciando toda a espécie de demagogia autoritária e de teia exploradora que nos tem governado. Um Blog culto sem pretensiosismo, traduzindo visões de largo espectro, repousando num grande conhecimento económico e político, erguido contra o pensamento único dos poderes fácticos. Um canal reflector e agregador de grandes espíritos e firmes vontades, ainda mais, munido de um bom gosto indiscutível, de que é apanágio o gosto estético e musical (então na música foi o máximo - expressão indelével que revela o Miguel Abrantes, esse desconhecido, como alguém intimamente sofisticado e conhecedor de tudo o que de bom se produziu e difundiu nos últimos 50 anos - aliás na linha referencial do notável BLOGOEXISTO (2003-2013), suavizando assim a aridez e a escassez da critica político no nosso quotidiano. Tenho dito.

    ResponderEliminar
  51. "...aos mais subtis instrumentos de poder e propaganda..." Já José Sócrates, na TVI, não foi nada subtil na vergonhosa propaganda que o "jornalismo" da dita estação o deixou fazer.

    ResponderEliminar


  52. E tem dito muito bem, caro Anónimo das 18h08m de ontem. Subscrevo integralmente.

    Mas, ao contrário dos restantes comentadores (e do pobre joselito), não desejo o regresso do «Câmara Corporativa».

    Ou melhor, o que eu não desejo, mesmo, é o regresso das condições políticas que tornaram indispensável e até VITAL a permanência deste "blogue" ímpar no panorama blogosférico e informativo nacional!


    Agora, DESCANSEMOS (TODOS) EM PAZ, finalmente e, se possível, PARA SEMPRE! Que bem merecemos.


    FELIZ NATAL, PORTUGAL! E UM MELHOR 2 016 do que os últimos quatro anos e meio...

    ResponderEliminar
  53. Pois é, vivemos um fim de época em matéria de comunicação social. A hecatombe anunciada. O antes e o depois do glorioso PAF. É só rir! O Jornalismo a reptir os velhos chavões e as análises serôdeas, ficando a falar sózinho. Bem feito. E os grupos da comunicação e media, pertencentes aos grupos económicos da praxe e aos velho e novos oligarcas credores, depois de manipularem a informação até ao vómito e pagarem os prejuízos ao longo dos anos, estão a deixar vir o de cima o lixo acumulado. Fora cambada, vão à vossa vida, imprestáveis! Estoiram como castanhas ao lume - Diário Económico, i, Sol, ..., ... Público .... Tudo em falência, todos finados, moribundos, com as patas para a cova. Pois nem assim as forças ligadas ao centro-esquerda ganham juizo, criando um inovador, moderno e dinâmico jornal on line. Porra, que inépcia!

    ResponderEliminar
  54. o cc foi uma pedrada no charco ou no pantano como dizia o outro antigamente. faz falta mas eh a vida como o outro dizia tambem.

    ResponderEliminar
  55. O Miguel Abrantes cumpriu uma missão. Com todo o direito resolveu fazer uma pausa para descansar. Só quem não tem um blogue, não entende a "trabalheira". Mas a luta continua contra a direita dos valores, sem valores.
    Quanto ao "joselit0" é estranho que sendo da oposição persista em continuar por aqui. Gato escondido com o rabo de fora?

    ResponderEliminar
  56. Blogue ímpar? Luz crítica? Informação «reelaborada»? Obra monumental? A malta aqui parece toda zarolha: este blogue é tão «inovador» e «pedrada no charco» como, digamos, o Povo Livre ou o Avante - orgãos de PROPAGANDA PARTIDÁRIA.
    O PS é fantástico, o resto não presta. É esta a linha editorial do Câmara Corporativa. Todos os xuxas - importam-se que vos trate por xuxas? obrigado - são louvados e branqueados, incluindo o 44.
    Citam-se aqui, sem vestígio de ironia, xuxas tão desvairados como o Galamba, o Silva Beiçolas Pereira, o Santos Silva (o carroceiro, não o mecenas do vosso 44), ou a Fernanda Câncio.
    Nesta linha é realmente um blog razoável, bem escrito, mas não mais que isso. Um blog xuxa bem escrito. E quem diz isto não é um PAFista - é alguém que despreza por igual todo o esgoto partidário... e toda a CARNEIRADA que o aplaude e mantém.

    ResponderEliminar
  57. Filipe Bastos,

    Os partidos políticos são a pedra angular de uma democracia e de um estado de direito. Claro que têm muitos defeitos e vícios. Mas que se saiba a melhor forma de organizar sociedades implica obrigatoriamente a existências de partidos políticos.

    joão

    ResponderEliminar
  58. «O CC aproveita para fazer um intervalo.

    Parece que poucos leram a palavra «intervalo». Parabéns pelo trabalho desenvolvido e os meus votos de que o intervalo não seja longo, que os tempos não são para demasiados alívios. E não estou a pensar nos problemas do governo e da economia, mas nos processos Casa Pia e Sócrates, chaves essenciais para se tentar arrancar o país ao pântano judicial em que está afundado. É preciso autopsiar a podridão a que se chama justiça, ressuscitar os factos e acordar os sonâmbulos mediáticos, confundir os criminosos e indemnizar os inocentes injustamente condenados, inagurar uma nova justiça e um culto dos direitos humanos civis e políticos que nunca existiu neste país e vai ter de ser criado a partir do quase nada da nossa tristíssima tradição histórica nesse domínio.

    ResponderEliminar
  59. João,

    Neste mundo tudo evolui. Os partidos eram essenciais à democracia, mas foram atraindo escumalha: chulos, trafulhas, tachistas. Hoje são o pior cancro da democracia. E nem é só em Portugal.
    Precisamos de um upgrade. Este, a meu ver, só pode ser uma democracia mais DIRECTA. Já tratamos de quase tudo pela internet, todos os dias. Porque é que ainda votamos em papel, só de anos a anos? E porque fazem os eleitos - por uma minoria da população - o que lhes dá na gana, sem nos consultar?

    Como pode um governo, seja PS ou PSD, decidir tudo sem nós - se somos nós a pagar?
    Como pode esta canalha vender o país a retalho, ou enterrá-lo em calotes, e sair fresquinha para mega-tachos ou férias em Paris? E sempre impune? Mas qual "estado de direito"? Está a gozar?

    A própria Constituição não foi, nem pode ser, referendada. Parece-lhe democrático?
    Isto precisa de uma grande volta, e esta canalha jamais a dará. Temos de ser nós.
    Bem sei que este lhe parece o único caminho (como também se diz da "austeridade"), mas lembre-se que há anos até esta pseudo-democracia parecia impossível. Tudo evolui.

    ResponderEliminar
  60. Um blogue de leitura habitual, faz parte da minha vida..., espero que esse poisio nºao seja longo e regresse com mais vontade de bater na canalha. Obrigado
    Abraço

    ResponderEliminar
  61. Os anónimos trolls da Direita que pululam nas redes sociais são tudo e mais alguma coisa: empresários de sucesso, militares condecorados, doutorados em Harvard, you name it. Pena é que não sejam capazes de romper a capa do anonimato para nos agraciarem com o seu génio empreendedor, estratégico ou económico. Mas, como sabemos, se o fizessem seriam alvo de represálias terríveis por parte da máfia esquerdista que governa este País, e que impediu o Governo PàFista de continuar na sua patriótica e gloriosa tarefa de vender as empresas nacionais ao capitalismo estatal chinês ou angolano. Por causa disto, nunca poderão, os pobres, renunciar ao anonimato. Isso e retirar os chapéus de folha de alumínio da cabeça, de outra maneira a Trilateral ainda lhes roubaria os pensamentos...

    ResponderEliminar
  62. A esquerdalha anda toda bêbeda!

    ResponderEliminar
  63. O teu paizinho é que anda bebado e a tua maezinha ajuda à festa na falta de melhor

    ResponderEliminar
  64. ehehe as arrastadeiras estão à toa.
    Se o CC fecha vão todos para o desemprego. Pânico!

    ResponderEliminar
  65. Maria (ex-virgem) de Fátimasegunda dez. 21, 01:10:00 da tarde



    TANTA MERDA DE CONVERSA A DEITAR ABAIXO A DEMOCRACIA, ESSA "PUTA", MAS OS CABRÕES DO BANIF NÃO CRITICAM ELES!


    REFINADOS GATUNOS, FILHOS DA PUTA!


    RICA "PRENDA" DE NATAL DÃO ELES AO FUTURO DOS NOSSOS FILHOS!


    Mas para estes merdalhos canalhas dos lufras, filipes bastos e todos os "trolls" pafiosos e joselitos parolitos, "gatuno" era o Sócrates, não era? Pois...


    VESGOS DO CARALHO! VÃO LAMBER O CU AO PRUFEÇOR MARCELO!


    E tenham todos um MAU NATAL E UM PÉSSIMO 2016 E SEGUINTES, PORCALHÕES NOJENTOS.

    ResponderEliminar


  66. Sim, "ricas prendas" deixam os anteriores guvernantes e prezidento ao Futuro de Portugal...

    E que mais se irá descobrir, ao longo dos próximos meses e anos?

    VIGARISTAS!

    Aguardamos serenamente os processos-crime que terão de recaír sobre todos os criminosos que estiveram quatro anos e meio a FODER PORTUGAL.

    ResponderEliminar
  67. Uma corja de ladrões e gatunos cinco anos ao leme do estado, uma seita de liquidadores das instituições públicas, uma súcia de manipuladores e mentirosos encartados, uma total impunidade com a mão invisível de belém. Todos tem de vir a ser julgados.Desde o caixeiro-viajante-mor da Fomentinvest, ao vice-pantomineiro terrorista do Independente, chupador-liquidador-mor da Moderna, até à Miss SWAPS mentirosa-mor, trafulheira do cadeira de rodas e arrastadeira do artista sabujo des-Governador, acabando no nazi da CAIXA-investimento, amado em prestidigitador-mor das PPP e vendas a pataco, e outros NEPMAN especuladores dos bens do estado sumariamente entregues a credores. Bandidos ainda à solta.

    ResponderEliminar
  68. Boas Festas.
    Feliz Natal e um 2016 excelente.
    Boas férias.
    Mas não falta à chamada já em Janeiro.
    Faz falta neste País enxemeado de execráveis "páfianos".

    ResponderEliminar
  69. E a carneirada (xuxa) a dar-lhe...
    Ó alminhas, mas o governo não é xuxa? E comuna? Não são vocês que mandam? Então porque vão nacionalizar - OUTRA VEZ - prejuízos privados? Porque não deixam falir o banco?
    Ou então, no mínimo, porque não o nacionalizam todo - e, já agora, também os outros bancos?
    Então mas, além dos tachos, queriam mandar para quê? Não era desta que vinha aí socialismo?

    Ó Maria dos gritos, aí acima: SIM, O GATUNO ERA O SÓCRATES. Era e é. Ainda mais que a Laranja Podre, que a Paulinha das Feiras, que toda a restante canalha pulhítica. Enterrou o país em calotes criminosos, e continua impune.
    E sabe quem é o presidente do BANIF, Maria? Uma dica: o seu querido 44 deixou-o de mão estendida. Chama-se LUÍS AMADO.
    Quando é que aprendem que a Banca é de todos os partidos - e que todos os partidos são da Banca?
    Ou o DDT, a Mota-Engil, o Mamão Mexia, e tantos outros, não se fartaram de mamar mais o vosso mui "socialista" 44?

    ResponderEliminar
  70. Falha-vos o guia em tão extraordinário momento em que a resolução de um Banco vai directa ao contribuinte?
    E a culpa é de quem não decidiu isso antes????

    Na falta de melhor pauta o coral recorre ao seu lenitivo favorito: insulto e vómito.

    ResponderEliminar
  71. Boas Festas, Miguel Abrantes.
    Regressa com o Ano Novo !

    ResponderEliminar
  72. Olha, olha... o Zé chamou reforços!

    É a falta de tachos... Sem nada para fazer...

    ResponderEliminar
  73. Afinal onde estás agora Abrantes?

    ResponderEliminar
  74. Chapeau, Miguel Abrantes!
    Previdente pausa, prudente descanso, oportuna ausência.
    A geringonça em pleno desempenho...

    ResponderEliminar
  75. Ó José... E esse "sistema financeiro estável"? Onde é que anda?

    ResponderEliminar
  76. E esse 'bater o pé à CEE', onde é que está?

    ResponderEliminar
  77. Ui, Zé... Esse défice orçamental, GARANTIDAMENTE abaixo dos 3%... Ui...

    ResponderEliminar
  78. Pelos vistos o Jose é o maior fan do CC. Nem na véspera do Natal deixa de marcar o ponto.
    O PSD tem a sede nacional aberta?

    ResponderEliminar
  79. Tenho uma explicação sobre a ausência de Miguel Abrantes: perante a indefinição do PS nas presidenciais e não querendo tomar partido, Abrantes afasta-se, pelo menos, durante a primeira volta. Creio que terminada a campanha, ou na segunda volta, se houver, Miguel Abrantes estará de volta.

    Boas festas

    ResponderEliminar


  80. hoje o animal paulo portas tomou a sua primeira decisão revogável


    viva

    ResponderEliminar


  81. estão todos completamente desorientados

    coitados

    só agora começam a perceber as consequências políticas da sua "vitória" eleitoral de 4 de Outubro

    e ainda faltam as consequências CRIMINAIS...

    um mau ano para vocês todos, canalha pafiosa

    ResponderEliminar
  82. Portas teve momentos de rara clarividência política.
    Identificar 'A Geringonça' foi disso prova definitiva.
    Espero que não nos prive da feitura da crónica dessa produção esquerdalha que se anuncia produtora de momentos recheados daquela originalidade demencial que caracteriza os oportunistas abrilescos.

    ResponderEliminar
  83. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar

  84. joselito,

    o portas nunca passou nem há-de passar de um arroto mimalho e estéril, que só tem "clarividência política" (!!!) para patetas, bestas ignorantes e fascistas como tu

    uma pobre geringonça, mas a sério, manteve ele, aos solavancos e a peidos de oxigénio, desde o Verão de 2013, quando o criminoso e sociopata gaspar deu de frosques e ele tomou a decisão "irrevogável" de continuar o calvário desta guvernação desnorteada, calamitosa e politicamente fraudulenta até o inerte de Belém ser mesmo forçado, no final do prazo, a cumprir os serviços mínimos da Democracia constitucional marcando as legislativas

    por mim tenho esperança é que esse ENERGÚMENO desapareça da nossa frente de vez! E que acabe os seus dias na Carregueira, o LADRÃO

    ResponderEliminar
  85. O Portas é assim - acabou o tacho, pira-se - o irmão, Miguel,nada disso, ía até ao fim da "picada" -claro, o "portinhas", que agora vive zona alta de Lisboa, dá tempo ao tempo.

    Zé da Adega.

    ResponderEliminar
  86. Bem... já está na altura de carregar no 'PLAY'.

    ResponderEliminar
  87. Então... já não chega de vadiagem???
    Toca a regressar!!

    ResponderEliminar
  88. Zé Pirolito informa:- nem tanto ao mar nem tanto à terra - eu voto ou na Maria de Belém ou... no Nóvoa, e morra quem se negue. Porquanto, o candidato da Direita mal ataviada e o tempo não sugere, que ele dê um mergulho no Caneiro de ALCANTARA com enguias - fica desclassificado e sugeito a uma coima, mas pode concorrer daqui a 25 anos já ele terá 90 e tantos anos.

    Vai uma anedota?

    ResponderEliminar
  89. Então Miguel...estamos com saudades!

    ResponderEliminar
  90. Então e se nós, leitores e comentadores, mesmo sem o "amparo" da moderação de Miguel Abrantes (mas com a nossa automoderação), usássemos este espaço livre todo ao nosso dispor para irmos comentando a campanha que amanhã começa e certamente vai aquecer?!
    Para já, declaro o meu apoio a Sampaio da Nóvoa, que muito apreciei nos debates com MRS e M.Belém.
    E, para quem esteja interessado, aqui deixo o endereço do seu site de campanha:

    http://www.sampaiodanovoa.pt/

    ResponderEliminar
  91. É possível que o tal Abrantes gostasse mais do Nóvoa do que da Belém:

    http://corporacoes.blogspot.pt/2013/10/afinal-oposicao-exige-ou-nao-demissao.html
    http://corporacoes.blogspot.pt/2014/05/o-desespero-nao-e-bom-conselheiro.html
    http://corporacoes.blogspot.pt/2014/06/nao-ha-blindagens-perfeitas.html
    http://corporacoes.blogspot.pt/2014/06/quis-tirar-um-coelho-da-cartola-e-saiu.html
    http://corporacoes.blogspot.pt/2014/10/a-abstencao-violenta-em-tempos-de-oe.html
    http://corporacoes.blogspot.pt/2015/10/o-teste-do-algodao.html
    http://corporacoes.blogspot.pt/2014/03/dr-maria-de-belem-era-mesmo-este-soares.html

    ResponderEliminar
  92. Obrigado, anónimo das 02:41:00 da tarde de hoje!
    Sou o das 11:58:00 da tarde de ontem e se eu, com opção feita há muito, já não precisava desta achega para me decidir, a lista que inseriu é preciosa para outros e espero que muitos socialistas indecisos venham aqui e sigam os links que indicou.
    De certeza que deixariam de ter as dúvidas que a recomendação de António Costa lhes suscitou com a sua recomendação...dessincronizada da realidade!

    ResponderEliminar
  93. Quando é que acaba a pausa e regressa ao trabalho?

    ResponderEliminar
  94. Nããããão, parece-me que ele não voltará antes do final da eleição presidencial!
    E quando visito o site de Sampaio da Nóvoa fico cá com uma tal sensação de certa presença que nem sei o que pensar...quem será o responsável?!

    ResponderEliminar



  95. Eu também voto Sampaio da Nóvoa, como é evidente.

    E até a minha Mãezinha, que votou (por inércia e comodismo) na PàF, agora também vota Sampaio da Nóvoa.

    ResponderEliminar
  96. O Miguel arranjou uma nova namorada e por isso é que fez uma pausa.

    ResponderEliminar
  97. Então? Com tanta coisa divertida a acontecer na direita e o Caro Miguel não nos vêm animar as manhãs com os seus posts certeiros?
    Só o prospecto de poder vir a ser o Nuninho Melo o substituto do Paulinho das feiras já lhe devia dar forças suficientes para dois ou três posts humoristicos.

    Volte que temos saudades.

    ResponderEliminar
  98. tacho no governo, é mais que certo

    ResponderEliminar
  99. Então?
    Já lá vai um mêsito e a nossa Câmara continua "escura"?
    Não pode!!!!

    ResponderEliminar
  100. Volte, Miguel! A carneirada PS precisa de si!

    O Nódoa e a Maria Subvencionada levaram uma tareia - ainda maior que a do Costa!... os xuxas vão ter de levar com o Martelo dez anos, isto após dez anos de Múmia Cavaca... estão desesperados, Miguel!

    E o Costa com os comunas à perna... até já financia as trafulhices da Banca, como os "neoliberais" que tanto criticavam... e tem de baixar as calças aos sindicatos... e encher o rabinho aos funcionários públicos... e aumentar o combustível para pagar o regabofe, mas não chega... e o palhacinho Centeno cada vez mais triste... e o palhação Passos cada vez mais ansioso para voltar ao pote...

    Volte, Miguel! Não deixe a carneirada orfã!

    ResponderEliminar
  101. Adjunto do prufeçor martelinhoquarta jan. 27, 01:08:00 da tarde

    Pastorzinho filipe (orfão do irrevogável canalha?), ouve lá bem:

    - o palhação passos NUNCA MAIS volta a pôr as fuças no pote, só se lamber algum pinga infecta caída no chão do pardieiro onde vai rastejar até ao fim da sua vidinha;

    - o Costa tinha, tem e terá sempre a canzoada toda à perna, mas preparem-se já para lhe ladrarem durante muitos e bons: oito ou dez anos em S. Bento e depois mais dez, todos seguidinhos, em Belém - toma que já merendaste um papo seco;

    - levar com o prufeçor martelo, pelo menos por cinco anos, pois lá teremos que levar é todos nós, portugueses decentes, muito por causa de palhacinhos sarnosos como tu;

    - o Sampaio da Nóvoa levou uma "tareia", foi? Tão "grande" foi ela, que deixou o pateta Alegre a roer-se todo de inveja, pois apesar do seu vasto currículo socialista, anti-fascista e ex-comunista, de mais de cinquenta anos de vida política, mesmo assim teve menos votos do que aquele a quem imbecilmente chamas o "nódoa" (toma lá e bebe mais um golo de água choca a saber a mijo);

    - paciência, amigo, o povaréu escolheu o palhação-mor e cagou para o henriquinho neto, o paulo pavão de morais (duvidosas) e para o padre edgar, coitado.


    "We have same very feather, beetle..." (temos mesmo muita pena, carocho...).

    ResponderEliminar
  102. Então Miguel, já estamos com saudades.Quando nos informou da pausa, nunca pensei que era tão longa. Volte logo. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  103. Miguel: Chega de descanso. Vamos lá...

    ResponderEliminar
  104. Entretanto.....o outro não tem cadeiras mas....quer um banco!!!!!
    E ninguém investiga bem isto?

    Gui

    ResponderEliminar

  105. E o Marco António Costa, já foi enjaulado?

    ResponderEliminar
  106. Miguel, os teus adversários sentem-te a falta,,,, volta

    ResponderEliminar

  107. Não volte ainda.

    Portugal permanecerá em paz e sossego enquanto não voltar a ser necessário rearmar o Câmara Corporativa.

    Bom Entrudo...

    ResponderEliminar
  108. Despesismos made in PàFterça fev. 16, 01:07:00 da tarde



    Acho cá uma graça ao sô Rui Moreira e às suas lágrimas de crocodilo, sobre o Sá Carneiro e a cruel geringonça engendrada com a obsessão "maníaca" de vender a TAP ao desbarato...


    Agora bem podes ir lacrimijar-te para o ombro do Sérgio Monteiro, esse guloso...


    E ainda tens de levar pelas trombas com a verdade nua e crua, dita pelo Alcaide de Vigo. Não lhas perdoes, grande Caballero!

    ResponderEliminar
  109. O gajo deve ter morrido ou entregou-se ao inimigo

    ResponderEliminar


  110. O que morreu foi o período histórico horrendo que Portugal suportou entre 2011 e 2015.

    ResponderEliminar
  111. Com os pés para a cova mas ainda a presidir a Conselho de Ministros.

    ResponderEliminar
  112. O «Câmara Corporativa» já fez uma pausa de 90 dias entre 25.4.2012 e 24.7.2012.
    Em 12.12.2015, iniciou uma nova pausa. Faz hoje precisamente 90 dias.
    A partir de agora, vou ficar deveras preocupado.

    ResponderEliminar
  113. Miguel, então não está cá para comentar a choradeira de hoje?
    Bolas Mais parecia a Coreia do Norte..... É inacreditável.
    E continuam zangados, mais parecem uma cambada de miúdos a quem lhe tiraram o brinquedo.....
    G.

    ResponderEliminar


  114. Deixem-no hibernar em sossego. É muito bom sinal para Portugal! E oxalá nunca mais fosse necessário...

    ResponderEliminar



  115. Portugal procura renascer, lentamente, das suas próprias cinzas.


    Boa PRIMAVERA (e boa Semana Santa) para todos...

    ResponderEliminar
  116. Aposto que o Sr. Miguel Abrantes é assessor de Pedro Nuno Santos.
    Ou não é...? Vá, diga lá!
    Já não vinha aqui há imenso tempo.
    Uma explicaçãozinha... A gente merecia.

    ResponderEliminar
  117. Acho que não, Fernando Romano

    Já teve oportunidade de ver o novo Simplex? (https://www.simplex.gov.pt/)?

    Então diga lá se naquelas reportagens não se está mesmo a ver "a mão" de Miguel Abrantes!...

    ResponderEliminar
  118. A mama geringonçosa provoca sucessivas baixas nos blogs de esquerda...

    ResponderEliminar
  119. Por falar em geringonça, pode adicionar o novo blogue "Geringonça" aos blogues sugeridos pela CC?

    ResponderEliminar
  120. Cidadã sem passar Cartãosexta abr. 22, 02:39:00 da tarde

    OLHÓJOSELITO, coitadito.


    Rapazito, já te tenho dito que não é bonito andares a mamar...


    Chora agora, Joselito, chora, que a mama que adoras vai mesmo acabar!

    ResponderEliminar
  121. 25 de Abril sempre.
    (Ainda não é desta que deixo o «Câmara Corporativa» fora das comemorações. Simplesmente porque não faria sentido.)

    ResponderEliminar



  122. Passados quase oito meses da grande "vitória" eleitoral da jiga-joga da PàF, PORTUGAL NÃO PARECE O MESMO.

    Parabéns António, Catarina e Jerónimo!

    ResponderEliminar
  123. Finalmente um ano que se afigura optimista! Em tudo!

    ResponderEliminar