terça-feira, outubro 25, 2005

Quais as causas da crise da justiça? [I]

Despesa pública com os tribunais e o sistema de acesso ao direito (per capita)
[European Judicial Systems 2002, p. 15]


Image hosted by Photobucket.com


Comentário — Portugal gasta mais com os tribunais (por habitante) do que a Dinamarca, a Finlândia, a França, a Irlanda, a Itália, a Holanda, a Noruega, a Espanha e a Suécia, por exemplo.

6 comentários :

  1. Não era melhor pores o relatório todo de uma vez. Assim a malta protestava tudo de uma vez, enquanto se peida à fartasana.

    ResponderEliminar
  2. Aessetie. Não me respondeste, certamente porque o Kamarada Abrantes eliminou a minha mensagem ( inadvertidamente, está-se a ver ). Perguntava-te se a tua mãe está Boa. Se sempre fizeste aquilo com ela. Diz-lhe que eu também estou com saudades dela.

    ResponderEliminar
  3. E os resultados estão á vista. Queixam-se os cidadãos e as empresas. Até, por fim, os juízes, mais lentos estes, e apenas quando pretendem que as suas regalias tornem a justiça ainda mais cara. Aproveitem a ADSE, como qualquer funcionário público que faz greve, em vez de irem à borla aos Hospitais Particular ou das Descobertas. Orgãos de soberania ?

    ResponderEliminar
  4. Esta caça ao Juiz atingiu NÍVEIS DE ESTUPIDEZ NUNCA VISTOS.

    Agora os Juízes são os culpados dos rios de dinheiro que o Governo entrega anualmente à Ordem dos Advogados para financiar o ESCANDALOSO SISTEMA DE APOIO JUDICIÁRIO.

    A gestão dos tribunais NÃO ESTÁ LEGALMENTE ATRIBUÍDA AOS JUÍZES.
    É O MINISTÉRIO DA JUSTIÇA quem, através dos seus funcionários públicos, gere de forma inacreditável o dinheiro “aplicado” no sector.

    A péssima gestão dos dinheiros do Ministério da Justiça É CULPA DO GOVERNO!

    ResponderEliminar
  5. Pois é. basta ver a avalanche dos documentos.

    ResponderEliminar
  6. Obviamente que gasta! gasta agora porque durante anos não gastou e quem não conserva o seu parque imobiliário e mobiliário, quem não investe ao longo dos anos, chega o dia em que não pode adiar mais e é precisamente o caso. Só um burro não percebe. Entre o Varela (ministro do Salazar)e o último governo de Cavaco (já anos 90), que obras se fizeram?
    Escreve quem sabe! especula quem quer denegrir (há números para tudo)

    ResponderEliminar