sexta-feira, março 17, 2006

Revolução sindical em perspectiva


Image hosting by Photobucket



O Palácio da Justiça (o de Lisboa) acolhe a sede do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público — e presume-se que, sendo assim, os inerentes custos de funcionamento corram por conta do Estado. Esta espantosa revelação está a suscitar uma onda de reivindicações por esse país fora.

Consta que o exuberante Bettencourt Picanço já terá feito saber a quem de direito que se prepara para transferir para o Terreiro do Paço a sede do influente Sindicato do Quadros Técnicos do Estado. Propósito idêntico exibe Nobre dos Santos (da FESAP), muito embora estes dois prestigiados dirigentes mantenham conversações discretas, porque ambos se inclinam para tomar posse da ala direita da Praça do Comércio. A ala central está a ser reclamada pelas cinco estruturas sindicais da PSP e GNR, o que poderá implicar a reinstalação do gabinete de António Costa num contentor, a colocar junto ao cavalo de D. José. Paulo Trindade optará, diz-se, por arrendar a suite presidencial do Hotel Vitória, agora devoluta, desde que seja atribuído à Frente Comum um subsídio de habitação compensação.

António Bento, médico do Hospital de São José, verá com bons olhos que o sindicato venha a ocupar as instalações do Serviço de Ginecologia (desde que sejam introduzidas melhorias no ar condicionado), espaço que, de resto, está a ser disputado por Maria Guadalupe, do Sindicato dos Enfermeiros, que não ambiciona acomodar-se nas Urgências.

Paulo Sucena estará a negociar, segundo fonte da 5 de Outubro, o alojamento da FENPROF numa escola C+S. O estabelecimento a encerrar para o efeito já foi sugerido à tutela.

Prevê-se que, nos próximos dias, dezenas de outros sindicatos da função pública da administração central e local escolham também os edifícios por que suspiram para fazer o respectivo ninho. A Av. Liberdade estará a ser passada a pente fino.

Correm, de resto, rumores no mercado de que esta onda de reivindicações possa atingir o sector privado. Analistas auscultados não rejeitam a possibilidade de Belmiro, após a aquisição da PT, se manter na Via Norte e, num gesto de boa vontade, vir a ceder o gabinete do Barão Horta e Costa, situado em dois pisos do Fórum Picoas, e o próprio mordomo, aos sindicatos que representam os trabalhadores da Sonae. Seria mais um jogada de mestre.

18 comentários :

  1. Que gente tão mázinha neste blogue :-)

    ResponderEliminar
  2. A fotografia do His Master's Voice não o favorece nada, neste post...

    ResponderEliminar
  3. Tivestes bem, pá.

    Quem paga é quem trabalha por conta de outrem.

    Diziamos há dias um funcionario publico "nós tambem pagamos impostos".

    Pois, pagam com o pelo do cão.

    Mas... enquanto os meus "empregados" tem reformas a 100%, no final da carreira, para estrela, quem lhes paga o ordenado tem-nas a 80% aos 65 anos, na media dos melhores 10 anos, dos ultimos 15.

    Isto esta feito para eles, o resto é treta para enganar parolos

    ResponderEliminar
  4. Isso fez-me lembrar há uns anos, quando precisei de marcar consultas a um médico especialista, estas consultas tinham que ser nas instalações de um Hospital Público e pagava-as como se de um consultório privado se tratasse.

    ResponderEliminar
  5. pois claro! aliás, ocupemos todos nós os edifícios do estado, cumprindo uma verdadeira revolução das corporações. Ups. espera. eu não faço parte de nenhuma corporação!

    ainda vamos a tempo de parar com este saque da "res publica"????

    ResponderEliminar
  6. Dou-lhe os meus parabéns Miguel. Por não lhe escapar nada e pelo humor. Já imprimi o texto.

    ResponderEliminar
  7. Então, Miguel Abrantes! Agora deu-lhe para andar a piscar o olho aqui aos leitores...?

    ResponderEliminar
  8. É engraçada a noção de corporações assumida por este blog. Por aquilo que vi, os juízes e o Ministério Público, quer no número de posts, quer no número de comentários, vão sem dúvida e com grande avanço, à frente.
    Depois vêm os diplomatas, as farmácias, as polícias, os militares, os professores.
    Mas o que verdadeiramente estranho, atento o tema deste blog «corporações», que nada se diga dos políticos, designadamente e em especial, os que estão no poder, os que têm o poder e que gerem de facto todas as corporações.
    Porque será? Alguém dá uma ajuda e me explica?

    ResponderEliminar
  9. Esta faz me lembrar uma situação vivida há um par de anos no Instituto de Oncologia do Porto em que alguns dos seus médicos utilizavam as instalações e equipamentos no exercicio da sua actividade médica privada. Valha-nos ao menos que foi tudo corrido, direcção incluida.

    ResponderEliminar
  10. Para quem quer autonomia não está nada mal ....

    ResponderEliminar
  11. "a possibilidade de Belmiro, após a aquisição da PT, se manter na Via Norte e, num gesto de boa vontade, vir a ceder o gabinete do Barão Horta e Costa, situado em dois pisos do Fórum Picoas, e o próprio mordomo, aos sindicatos"

    Por hoje já ri o suficiente...

    ResponderEliminar
  12. "Esta faz me lembrar uma situação vivida há um par de anos no Instituto de Oncologia do Porto em que alguns dos seus médicos utilizavam as instalações e equipamentos no exercicio da sua actividade médica privada."

    Eu fui operado, na privada, por um médico do Hospital de yyyy, terra onde resido, e depois, os pontos e a assistência para os retirar foi feita no Hospital de yyyy...

    Aqui está uma área, curiosamente, nunca explorada pelo His Master's Voice...

    ResponderEliminar
  13. O Abrantes deve ser cirurgião dentista.

    ResponderEliminar
  14. O Miguel é especialista (entre muitas outras áreas) em Cirurgia Estética Rosa...

    ResponderEliminar
  15. Miguel: Quando falas sobre isto?

    Por informação da Presidência do Conselho de Ministros ficámos a saber que

    - António Filipe, presidente da ERC recebe 6.415,95 euros (1663,39€ desp.representação).
    - O vice-presidente recebe 5.845,63 euros (1348,99 desp.representação).
    - Os 3 vogais recebe cada um 5.465,43 euros.

    Estes vencimentos - denominados de grupo A, Nível 1, ou seja, de gestores públicos de topo de tabela - foram fixados por ordem dos ministros das Finanças e dos Assuntos Parlamentares. Recebem mais do que um ministro de Estado.

    José Manuel

    ResponderEliminar
  16. Eles nunca desmentem os posts: atiram sempre é em todas as direcções.

    ResponderEliminar
  17. Um post em que aparece um macaco a piscar o olho, como ilustração a um texto em que se escreve que o sindicato de uma magistratura anda a chular o Estado, ao ocupar uma sala num palácio de justiça, merece que desmentido?!!

    Que lhe digam que há salas nesse palácio que servem para lá serem colocados dispensadores de bebidas, café e pacotes de bolachas, aí colocados por "privados"?!!

    Que lhe façam ver que as empregadas de limpeza também tem a sua saleta onde guardam os apetrechos?!

    Que lhe digam finalmente que há outros exemplos na função pública?

    ResponderEliminar
  18. Olhem e já agora, porque é que a BIBLIOTECA DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO PORTO está instalada no PALÁCIO DA JUSTIÇA DO PORTO ?
    Vejam cá isto...
    http://www.oa.pt/CD/Conteudos/contactos/lista_contactos.aspx?sidc=31690&idc=519&idsc=39773

    E também porque é que o edifício SEDE da ORDEM DOS ADVOGADOS DO PORTO, sita na Praça da República, que é um edifício do ESTADO, está entregue à ORDEM DOS ADVOGADOS A CUSTO ZERO, sem pagar qualquer renda ?
    Ver em
    http://silaba-tonica.blogspot.com/2006/03/tema-vi-51-estas-no-so-as-instalaes-do.html

    ????

    ResponderEliminar