quarta-feira, maio 31, 2006

“Uma flecha descuidada – a vida, quase sempre.”





António Ramalho, quadro do Banco Pinto & Sotto Mayor, foi apanhado no turbilhão das concentrações bancárias. Acondicionado numa prateleira por Jardim Gonçalves, por lá se conservou até ao dia em que António Mexia, feito governante por Santana Lopes, o colocou na RAVE, para pôr o TGV nos carris.

Não lhe terá sido estranha a famosa dança das cadeiras, expediente através do qual gestores públicos de várias empresas dos transportes arranjaram lugares de recuo para quando o diabo as tecesse. Quando a marosca se soube, António Ramalho assobiou para o lado — e tão afinado lhe saiu o bafejo que foi nomeado presidente do conselho de gerência da CP.

Sem perder tempo, prometeu este e o outro mundo. Literalmente. O badalado Programa Líder 2010 não era modesto nos objectivos: daqui a quatro anos a minúscula (em termos ibéricos) CP seria líder na Península Ibérica; estariam equilibradas as contas da empresa; e seria criado valor para o accionista (o Estado) na ordem dos 3,2 mil milhões de euros.

É certo que a empresa foi arejada. Quem viaja de comboio pode beneficiar da arte de uma massagista ou manicure (ou coisa assim). Houve viagens especiais no Dia dos Namorados. Mas nós, que lemos diariamente o site do Sindefer, íamos tendo a noção de que o optimismo poderia ser exagerado. Ainda na sexta-feira passada, o Público revelava que a quota de mercado do caminho-de-ferro no transporte de mercadorias é de dois por cento, não obstante a rede ferroviária portuguesa não constituir um bloqueio para o transporte de mercadorias.

Hoje, António Ramalho abandonou à sua sorte o Programa Líder 2010, que, com tanto entusiasmo, defendia publicamente há dois meses. Vai para a Unicre, entidade sobre cuja actividade monopolista, mais tarde ou mais cedo, a Autoridade da Concorrência há-de ter uma palavra a dizer.

5 comentários :

  1. Que o provérbio não se confirme : "Atrás de mim virá, quem bom de mim fará"!

    ResponderEliminar
  2. Vamos esperar para perceber o que virá a seguir!

    ResponderEliminar
  3. Vamos esperar o que virá a seguir!

    ResponderEliminar
  4. A ESTRADA DE FERRO ESTA MARCADA O NOVO DONO..................

    ResponderEliminar
  5. sexo femenino para por as coisas p/ cima

    ResponderEliminar