"Nesta escola só não tira boas notas quem não se esforçar minimamente, porque temos todas as condições de estudo e uma relação com os professores fora do normal, que nos dão explicações quase privadas."
O testemunho de Diogo Lacerda, de 17 anos, espelha a opinião geral dos alunos da Escola Secundária Alves Martins (ESAM), em Viseu, um estabelecimento de ensino que registou das melhores notas do 12º ano do País: colocou 27 alunos no curso de Medicina e 15 no de Arquitectura, os cursos que exigem melhores notas. No total, eram 36 alunos com média para poder entrar em Medicina, mas nove optaram por outros cursos.
Diogo Lacerda, natural de Sernancelhe mas a residir nos últimos três anos em Viseu, foi o estudante com melhor média: 19,8 valores. Onde ficaram as outras duas décimas? "Em Português e Biologia, que só consegui 19. Às outras disciplinas tive 20", explica o jovem, que justifica os bons resultados com a apetência para o estudo e o ambiente que se vive na escola. "Há uma competição saudável que exige muito de nós e nos motiva para a nota máxima", explica o jovem que entrou em Medicina na Universidade de Lisboa.
[Correio da Manhã, 19 Set 10]
Então, afinal, a destruição da Escola Pública?
ResponderEliminarE a inopinada alteração de regulamentos?
E o Mº. da Educação a tratar mal os professores e os alunos?
A MLRodrigues não acabou de vez com o ensino em Portugal?
E a promover o facilitismo?
E a validação dos descontentes a cargo da Comunicação Social?
E o Medina Carreira que, esse sim, diz cobras e diz lagartos dos professores e do ensino público?
E a indisciplina que o Mº. da Educação promeve junto dos alunos?
E apesar disto tudo, no final de contas, há quem trabalhe e quem estude e quem cumpra e se supere a favor dos alunos e das famílias!?
E não se manifestam chateados com isto?
O Mário Nogueira e a rapaziada do Bloco ainda não se insurgiram com estes resultados arreliadores?
E o Manuel Alegre ainda não comeu o chapéu do tiro aos pombos verdes?
Hoje acabo por ficar com estas dúvidas todas, se ninguém me acudir...
Também podiam pôr esta notícia no vosso blogue:
ResponderEliminarhttp://diario.iol.pt/sociedade/universidade-novas-oportunidades-liceu-ensino-superior-tvi24-tiago-bacelos/1192561-4071.html