sexta-feira, outubro 22, 2010
Soundbite do dia
Permita-se-me a ousadia de discordar de Luís Paixão Martins, quando considera soundbite do dia esta afirmação de Francisco Lopes: “País comunista não há nenhum. Nem nunca houve.” Desde os teóricos do marxismo aos manuais mais básicos das Edições Moscovo, a questão sempre colocada (e nunca resolvida) era a de saber como passar do socialismo para o comunismo, abolindo a ditadura do proletariado. Quando o “Bando dos Quatro” criou a comuna de Xangai, procurando abolir o Estado, conta a lenda que Mao lhes terá perguntado como é que seriam asseguradas as relações externas e a defesa da comuna.
À primeira vista, eu prefiro esta outra pérola da entrevista de Francisco Lopes, que revela a contradição insanável em que se colocou o PCP: “(…) espero que [a China] não evolua no sentido do capitalismo mas sim da afirmação do que caracteriza o socialismo (…).”
Ele há cada maduro!
ResponderEliminarA China a caminho do socialismo?
O cavalheiro já lá foi?
Ou está a mangar com a malta?
Coitados dos pobres que ainda vão nessa conversa do socialismo real a caminho do comunismo, do fim do Estado e da luta de classes...
Faz pena, isso faz.
Mas o Miguel Abrantes pensava mesmo que já tinha havido países comunistas? Eu sabia que a ignorância abunda nos socialistas, mas francamente não pensava que fosse tanta!
ResponderEliminarE quanto à China eles próprios passam a vida a dizer que estão ainda a lutar pela sua libertação nacional e que são um país em vias de desenvolvimento ainda com muito caminho para andar para diminuir as desigualdades entre campo e cidade.
Aconselho-o a ler a Constituição da RP da China. Basta ir ao google e encontra-a em português.
Ó amigo Leo, bem sei que o momento não é bom, que o país está em crise, que andamos todos mais ou menos chateados e que você quer animar-nos e fazer-nos rir. Mas também não é preciso exagerar, homem... ...
ResponderEliminar