sexta-feira, novembro 05, 2010

Índice de Qualidade Jornalística

• Fernanda Câncio, IQJ:
    Que explica, então, o automatismo acéfalo, em alguns casos despudoradamente triunfante, com que se reproduziu uma informação tão negativa? A resposta a esta pergunta não é fácil nem exclusivamente conjuntural. Para além da óbvia má vontade da generalidade dos media em relação ao Governo em funções, há algo mais fundo que leva os portugueses, a começar pelos jornalistas, a estar sempre prontos a acreditar no pior possível sobre si e o seu País, sobretudo quando vem "de fora". Medo de existir ou desculpa para ser medíocre, este penchant provinciano pelo auto-insulto e pelo desmerecimento tem no jornalismo um nome bem menos romântico: incompetência e enviesamento. Comprazamo-nos pois com isso - no ranking da qualidade jornalística, tem sido sempre a descer.

5 comentários :

  1. Pois. Dizer do mal do Portugal provinciano só quando Cavaco ganha.

    ResponderEliminar
  2. Os "jornalistas" são o que há de pior na sociedade.Não falo,evidentemente,nos jornalistas sérios que sabem opinar sem preconceitos e facções.Assistimos a algo de nojento em certos jornais que,devido à crise,e só por maldade e ignorância,desancam em tudo e todos,não se coibindo em enlamear as pessoas,quaisquer delas,que tenham responsabilidades.São "jornalistas" do 3º mundo,não têm credibilidade.

    ResponderEliminar
  3. A Direita, e seus escrivas de serviço, que diariamente nos massacram, em todos o orgão de comunicação ( o povo já deles desconfia...) não querem o poder para já,mas a cabeça de Sócrates,para impedir a sua ida a eleições. O MÊDO é capaz de tudo...Para o efeito,utilizam o ataque pessoal,sem paralelo na democracia portuguesa.E O que faz o PS? Nada... Limita-se á oposição no parlamento. Em vez de passar ao ataque, em todos palcos, assobiam para o lado... Onde está o secretariado? e as federações para
    que servem? Trabalhem meus amigos.O dever de um militante, é ir à luta em defesa do partido e do seu lider ,contra esta FRENTE de direita, com LOUÇÃ e JERONIMO, a darem apoio nas BOXES...

    ResponderEliminar
  4. "Por darem a notícia da sua reforma em 2005, Jardim atacou os "bastardos da comunicação social do continente, eu digo bastardos para não lhes chamar filhos da puta". O Alberto João que diz tudo como os maluquinhos têm alguns motivos embora de razão falha..... por vezes.

    ResponderEliminar
  5. Manuel Alegre,fez um apelo comovente aos Socialistas para aparecerem..Sabe M.Alegre,quem não se sente não é filho de boa gente...Os Socialistas neste momento,ainda estão a digerir as tropelias que andou a fazer contra o seu partido... Com o voto na altura talvez ,possa contar,agora pedir-nos, para andarmos ao lado de um individuo que vomita ódio até pelo nariz,contra o Ps,não conte connosco.

    ResponderEliminar