Uma semana após a divulgação do relatório PISA que demonstrou os progressos impressionantes da Educação em Portugal nos últimos seis anos, o debate generalizou-se, com alguns dos participantes a manifestarem uma patente falta de informação
Vale a pena, por isso, propor a leitura das duas páginas em que os autores do estudo fazem a síntese da situação portuguesa.
As duas páginas impressionam por dois motivos: pelos resultados, eles próprios; e pela clareza com que os autores fazem o link entre os resultados e as medidas políticas que os originaram.
O documento está nas páginas 68 e 69 do Volume V do Relatório PISA, mas para quem tenha dificuldade no acesso, publicamos AQUI uma versão no Google Docs. Boa leitura!
Coisas que não se querem dizer sobre PISA:
ResponderEliminar1 - Diminuição dos repetentes o que implica melhoria nas notas, aliás os que nunca tinham repetido nenhum ano tinham bons resultados em 2006 e agora. Simplesmente reduzindo os repetentes, e o seu peso na amostra (de 20% para 10%) aumenta-se os scores. Se a diminuição dos repetentes foi por melhoria ou facilitismo é uma questão em aberto.
2 - Em 2006 havia uma % de pessoas no ensino nocturno, e consequentemente avaliados no PISA. Agora esses estão nas Novas Oportunidades e logo fora do estudo. Consequência: aumento dos scores.
Assim sendo não se está a comparar duas amostras comparáveis, gostaria de ver os scores desagregados por forma a tornar a amostra de base comparável. Só assim se fará uma análise que diga realmente se estamos melhores, piores ou iguais.
No relatório:
ResponderEliminar"In reading and science, these positive trends are mostly due to an improvement among the lowest-achieving
students. "
Se as políticas os retiraram da amostra (passagens facilitadas e NO) então era óbvio que isso ia acontecer. Assim sendo as minhas dúvidas mantêm-se sobre os resultados, se não só um artefacto estatístico por nestes anos ter-se obrigado os profs a passarem os maus alunos para estes desaparecerem das estatísticas.
Caro anónimo
ResponderEliminarDiz coisas muito interessantes. Mas não as prova: profs obrigados a passarem maus alunos? Manipulação de amostras? Ou seja, ao estudo, contrapõe palpites. Certo...
Ó cara, com 15 anos nas Novas Oportunidades?
ResponderEliminarOh anónimo aí de cima, tu cantas mas não me encantas, então essas tretas todos e não sabes que os testes PISA são aplicados a alunos de 15 anos e pronto?
ResponderEliminarQue raio é que o facto de se passam ou não tem a ver com isto?
Aliás até se tiver é exactamente no sentido contrário, mas não vale a pena explicar-te, pois não?
Já não vou tendo paciência para pategos que quando alguém diz mal do país batem palmas, quando dizem bem inventam parolices para explicar que não é bem assim, isto é uma jorca e aí de quem os desminta.
Vão à merda.