sexta-feira, fevereiro 14, 2014

Notícias do milagre económico


Hoje, houve festa nas hostes da direita: o INE fez saber que o PIB caiu menos em 2013 (-1,4%, ainda assim mais acentuado do que a primeira estimativa oficial, que apontava para uma contracção de 1%) do que tinha sucedido em 2012 (-3,2%). Talvez o indisfarçável regozijo se deva ao facto de o PIB ter crescido 0,5% no último trimestre do ano passado, na sequência de um crescimento de 1,1% no 2.º trimestre e 0,3% no 3.º trimestre.

Acontece que, segundo o INE, “esta evolução foi determinada, em larga medida, pela recuperação da procura interna, (…) refletindo principalmente o comportamento do consumo privado.” Assim sendo, terá tido um peso significativo nesta ténue melhoria o chumbo de uma parte dos cortes nos salários e nas pensões pelo Tribunal Constitucional. Ou para utilizar uma pitoresca expressão do Núcleo de Estudos de Conjuntura sobre a Economia Portuguesa (NECEP) da Universidade Católica, a evolução do PIB está associado a “algum relaxamento orçamental”.

Afastando a propaganda, observa-se isto:
    1. O Governo celebra a obtenção de um resultado que advém, no essencial, de decisões (do Tribunal Constitucional) que estorvaram a política que a direita se propôs adoptar para promover, através da asfixia do consumo privado, o empobrecimento.
    2. O Governo festeja a obtenção de um resultado que contraria a sua estratégia, designadamente em relação à balança comercial (retirando a refinaria de Sines, as importações cresceram mais do que as exportações).
    3. Considerando o pacote de austeridade que consta do Orçamento do Estado para 2014, a recessão só poderá ser atenuada, no ano em curso, se o Tribunal Constitucional voltar a chumbar os brutais cortes aprovados.

3 comentários :

  1. Da Série "Portugal não é a Grécia".

    Pois não, é pior que a Grécia.

    http://oi57.tinypic.com/de8gfa.jpg

    ResponderEliminar
  2. Em política vale mais uma imagem do que mil palavras. Este cartoon da Polyp.org.uk é um bom retrato dos corsários que chegaram a S. Bento armados em salvadores da Pátria. Incapazes de se orientar pelas coordenadas da boa governação, a pirataria fez-se ao mar largo e acabou por conduzir o barco para o abismo.
    E agora pedem ajuda ao arcanjo Seguro, enquanto se gabam de terem sido bons alunos.

    ResponderEliminar
  3. POIS É!... TUDO É VERDADE, MAS... FALTA AINDA AQUI MAIS UMA ESTRONDOSA VERDADE: O GOVERNO ACABOU COM O "SALDO" DA CAIXA GERAL DE APOSENTAÇÕES!!! OU SEJA; DESDE 2005 QUE TODOS OS GOVERNOS TÊM IDO AO SACO QUE DEVERIA SER TRANSPARENTE, MAS NÃO É, DA CGA "GAMAR" O DINHEIRO QUE OS FUNCIONÁRIOS DESCONTAM MENSALMENTE PARA AS SUAS REFORMAS E, ASSIM MOSTRAR QUE DIMINUÍRAM A DÍVIDA PUBLICA!...
    INVESTIGUEM: A CGA ESTÁ FALIDA! ESTES,LIMPARAM TUDO PARA ENCOBRIR O DÉFICE MAS QUE, AFINAL, CONTINUA A CRESCER... PAGA TUGA... O ESCLAVAGISMO INSTAUROU-SE SEM QUE TE APERCEBESSES!

    ResponderEliminar