De Campanhã a Santa Apolónia, em 1953, em 4 horas e meia. Só tinha 1.ª classe, com ar condicionado e serviço de refeições no lugar. Para qualquer avaria, seguia a bordo uma equipa de mecânicos. O Foguete foi um verdadeiro luxo nos anos 50. Dele se serviu Humberto Delgado, quando, em plena campanha eleitoral, se deslocou do Porto a Lisboa, no que ficou para a história como o “Comboio da Liberdade”.
Com a electrificação da linha do Norte em 1967, o Foguete perdeu a sua importância. Ainda existe uma composição completa na estação de Elvas, que aguarda que a encaminhem para o futuro Museu Ferroviário. O restauro terá um custo aproximado de 500 mil euros. É muito para preservar um pedaço da história de Portugal?
Com a electrificação da linha do Norte em 1967, o Foguete perdeu a sua importância. Ainda existe uma composição completa na estação de Elvas, que aguarda que a encaminhem para o futuro Museu Ferroviário. O restauro terá um custo aproximado de 500 mil euros. É muito para preservar um pedaço da história de Portugal?
Para a CP de António Ramalho e do "socialista" Leiria Pinto é.
ResponderEliminarQuerem lá saber da história da CP, do Humberto Delgado. As histórias deles são outras.
Gostei de ler a noticia do link
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