segunda-feira, maio 09, 2011

A palavra aos leitores

A propósito deste post do Pedro, a leitora Filipa L. enviou-nos um extracto de um documento do Observatório das Desigualdades:
    'Embora tenha vindo a diminuir progressivamente em Portugal na última década, o abandono escolar precoce continua a assumir uma expressão bastante elevada por comparação com os níveis verificados na UE-15 e a 27. A observação do Gráfico 2 permite verificar que a taxa de abandono escolar precoce conheceu em Portugal uma diminuição superior a 11 pontos percentuais entre 1998 e 2008, valor bastante acima da tendência média nos países da UE-15 e a 27 (neste caso, entre 2000 e 2008).

    Contudo, a taxa de abandono escolar diminuiu proporcionalmente mais nos países da UE-15, entre 1998 e 2008, do que em Portugal: diminuição de 29,2% contra 24,0%. Atentando agora no período 2000-2008, conclui-se que a taxa de abandono escolar precoce diminuiu proporcionalmente mais em Portugal do que, em termos médios, nos países da UE-27: 18,8% contra 15,3%.'

3 comentários :

  1. Números, números e mais números. E somos todos bué de competentes, porque andamos todos no novas oportunidades e temos um canudo com dinheiro europeu para podermos dar números, números e mais números.

    ResponderEliminar
  2. Os números traduzem factos (ou não, se forem manipulados). Se tiver um argumento válido para desmentir estes números, apresente-o. De preferência sem números, já que estes lhe provocam tanta urticária...

    ResponderEliminar
  3. Os números realmente traduzem factos, que podem ou não ser relevantes. Avalie realmente os conhecimentos de 99% dos que frequentaram o novas oportunidades antes e depois, compare a diferença mínima, e depois comiche você com a urticária. Mas pronto, vivemos felizes a ilusão dos números.

    ResponderEliminar