terça-feira, janeiro 16, 2007

O trapezista



Seurat, O Circo, 1890



Marcelo Rebelo de Sousa comunica no Sol que recebeu uma carta de Diogo Freitas do Amaral. O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros recorda uma frase de Marcelo sobre a sua saída do Governo: “foi um erro de casting, prontamente corrigido”. Freitas, na carta, conclui que Marcelo o acusou de “ser mentiroso”, por não aceitar que saiu do Governo por sua iniciativa e por razões de saúde, como na altura esclareceu. Em consequência, Freitas suspendeu as suas relações de amizade com Marcelo, até à retractação pública deste.

Como reagiu Marcelo? Ei-lo sobre o trapézio: “A correcção do erro de casting a que eu aludira era objectiva (pelos acontecimentos) …”. Marcelo mostra aqui que compartilha os desígnios insondáveis da Divina Providência. Freitas saiu para uma correcção objectiva do erro de casting, que foi causada pelos seus problemas de coluna. É difícil compreender? Nem tanto…

A política externa de Freitas do Amaral era excessivamente europeísta, punha em causa as relações com a administração Bush, portanto Deus encarregou-se de o remover do cargo, castigando-o com uma doença de coluna e obrigando a sujeitar-se a uma operação.

Marcelo continua dizendo que faz (muito gostosamente) o esclarecimento: “Esclareço que aceito, sem reservas, que Diogo Freitas do Amaral saiu pelo seu pé e por razões de saúde.”

Pois claro, Marcelo acha que entre dizer que Freitas foi um erro corrigido ou que saiu por razões de saúde não há contradição nenhuma. Melhor saída do que esta, só me recordo da retractação do Dâmaso de Eça de Queiroz.

PS — Registe-se ainda como Marcelo trata um velho amigo de “décadas”. Se Marcelo é assim com os amigos, com os inimigos o que se pode esperar? Tortura?

8 comentários :

Anónimo disse...

O Estado de Direito é uma chatice ou "gostava de ter escrito isto"

"Pergunta meramente retórica: o que se sucederá se vier a concluir-se que as acusações despejadas em cascata pela D. Carolina Salgado se comprovarem, afinal, serem: a) falsas, b) incapazes de servirem de prova; c) repetição de suspeitas já constantes do processo Apito Dourado e, entretanto, arquivadas por ausência de fundamento; d) um pouco de tudo isso?

O que sucederá, então? A opinião pública ficará convencida? Concluirá que ela afinal não fez mais do que mentir para garantir as luzes da ribalta e o sucesso dessa obra-prima da literatura, do bom-gosto e das boas-maneiras, que dá pelo nome de Eu, Carolina, ou para se vingar de situações amorosas do foro íntimo, que em nada nos deveriam interessar? Não, obviamente que não. A opinião pública, desde que Carolina Salgado veio à praça e o dr. Pinto Monteiro mandou avançar a Dr.ª Maria José Morgado, já só espera, já só se contentará, com uma e uma única coisa: a acusação, julgamento e condenação de Pinto da Costa e do FC Porto. Qual presunção de inocência, qual ónus da prova de quem acusa, qual princípio do contraditório, qual regra do nexo de causalidade entre os cafézinhos e os resultados no estádio! Se for preciso, crucifica-se também a Dr.ª Maria José Morgado e faz-se um levantamento nacional contra o Estado de Direito."
Gostava de ter escrito isto, mas só subsituía "opinião pública" por "Dr. Miguel Abrantes"

Anónimo disse...

Verdade se diga que Pinto da Costa, pelo menos, do Guadiana para baixo, é odiado ou invejado (?)
Mas muita água irá correr sobre as pontes
E pode ser que me engane mas a montanha pariu um rato

Anónimo disse...

Pequena correcção que não fica mal num blog tão certeiro : Sendo Seurat francês,ou coloca o titulo original "Le Cirque",ou o português "O Circo". Em inglês é que não se justifica,apesar do nosso "desfrancesamento",que por vezes lamento.

Miguel Abrantes disse...

Caro J. Marques:

Corrijo com todo o gosto, embora só amanhã, porque o Blogger está neste momento com problemas. O lapso deve-se ao facto de o quadro estar num museu norte-americano, segundo li.

Anónimo disse...

O problema do pregador Marcelo também é de coluna...tem coluna de borracha!

Anónimo disse...

Excelente post! Vinte valores.

Balio

Portas e Travessas.sa disse...

Li o Livro do Freitas e subiu na consideração e respeito.

Se há duvidas, vão á FNAC e leiam-o de borla.

Quanto ao Marcelo, é um brincalhão, toda a vida o foi - leva-lo a serio? só um doido

Anónimo disse...

Aplaudo a correcção. Mas já agora,esclareço,não insistindo no "desfrancesamento",que o quadro está no no Museu de Orsay,em Paris.É,aliás o ultimo quadro pintado pelo Seurat,e a imagem que mostrou no post é só um fragmento.Mas não sejamos picuinhas,pois há evidentemente coisas mais importantes a tratar...