terça-feira, fevereiro 26, 2008

Novas Oportunidades


Imagem



1. Português para principiantes

“Objectivo”, enquanto substantivo, significa alvo ou fim que se quer atingir, objecto de uma acção ou ideia, propósito ou intuito. Distingue-se de “promessa”, que quer dizer acto ou efeito de prometer.

Já “recuperar”, enquanto verbo transitivo, significa readquirir o que havia sido perdido.

Nota: antes de passar ao ponto seguinte, certifique-se de que apreendeu o sentido destas palavras.

2. Economia para principiantes

No que respeita à criação de emprego, os governos não podem fazer promessas [cf. ponto anterior], a menos que pretendam atafulhar o Estado de gente. Mas podem fixar objectivos [cf. ponto anterior].

A fixação de objectivos implica a adopção de medidas (coisa sinistra para VPV) que estimulem a iniciativa privada a criar postos de trabalho e a população activa a desenvolver as suas qualificações.

Nota: a deslocalização de empresas para o leste da Europa significa que o país já cortou com o modelo económico assente em mão-de-obra barata e que, daqui a 10 ou 15 anos, os novos países da União Europeia se irão deparar com o mesmo tipo de problemas (um “presente envenenado”).

3. Aritmética para principiantes

A mãe do João deu-lhe 15 euros para ele ir comprar uma saca de batatas. No caminho para a mercearia, o menino perdeu o dinheiro [15 euros, não se esqueça].

A mãe resolveu dar-lhe uma lição de vida. Pediu ao merceeiro que lhe desse emprego como moço de recados até que o João ganhasse o suficiente para recuperar [cf. ponto 1.] o dinheiro que havia perdido.

Quando o João abandonou a mercearia no fim das férias, o merceeiro entregou à sua mãe 25 euros pelo trabalho que ele efectuara. Significa que recuperou os 15 euros que havia perdido e ainda lhe restavam 10 euros.

Nota: para acompanhar esta parte do curso, basta-lhe utilizar a subtracção (uma das quatro operações básicas).

35 comentários :

Anónimo disse...

O pior cego é aquele que não quer ver.

Anónimo disse...

Promessa diferente de objectivo.
Demagogia é que é sempre igual.

Anónimo disse...

Sr. Miguel Abrantes:

Sabe, a matemática, de que eu tanto gosto, não resolve todos os problemas.

Neste caso, não resolve a exploração do trabalho infantil.

E porquê?

Porque uma "saca" de batatas pesa, no mínimo, 20 Kg. Eu já tenho ido comprar muitas "sacas de batatas" e por isso sei;

Porque, actualmente, não consigo comprar sacas de batatas a menos de 25 Euros;

Depois, porque todo o dinheiro foi entregue à mãe e não ao filho. Pelo menos aos 10 Euros o filho tinha direito.

Conclusão: Exemplo muito mal escolhido, em que a única coisa que se safa é estar correcta a operação de subtracção.

Muito pouco, convenhamos...

Anónimo disse...

O que só prova que para alguns nem que o homem nomeasse 150 000 Ministros teria cumprido a promessa. Há gente a quem nem uma migalha se pode pensar dar... quanto mais tentar.

Nuno disse...

Esta malta prefere concerteza o o Menezes ou o Lopes ou o Louçã ou o Portas ou o Sousa! Teriam todos feito muito melhor sem dúvida! O q nos vale é q falam falam falam mas na projecções/sondagens o PS tem sempre 40%!

Anónimo disse...

Um objectivo de uma recuperação num painel publicitário com um político é uma promessa.
E promessa, enquanto substantivo é um compromisso; oferecimento para subornar; voto feito à divindade ou aos santos e cujo comprimento depende de se evitar um mal ou de se obter a cura de uma doença.

Como não é compromisso, não voto feito às divindades, é um oferecimento para subornar.

Anónimo disse...

Quem argumentar que Socrates prometeu 150000 empregos, está vesgo e com muita pouca lucidez intelectual, ou pior, está de má fé.

Eu continuo a ser um dos 40% que acham que Socrates é o melhor e que irá contar com o voto de toda uma familia (47) nas proximas.

Sou tambem, um daqueles que vê o rapaziada que dirige o PPD/cds, sem qualquer qualidade tecnica e de honorabilidade intrinsica para governa.

Sou daqueles que ve estes rapazes como um conjunto heterogénio, mas com objectivos comuns, como:
- Casinos;
- Somague;
- Sobreiros;
- Submarinos;
- Portucale;
- Madeira;
- Futebol;
- Gondomar;
- Loures;
- etç, etç,etç,etç............

Anónimo disse...

Oportunismo
O líder do PSD está a contar com a manifestação sindical da função pública mais professores para fazer o trabalho que ele não consegue. Ainda o veremos a capitanear o desfile sindical, de braço dado com os dirigentes da Frente Comum e da Fenprof?
[Publicado por Vital Moreira] [26.2.08] [Permanent Link]

Anónimo disse...

Ói Pedro, vais à manif?

Na política portuguesa só me resta ver o que será o equivalente a um porco a andar de biciceta, como se costuma dizer no Alentejo. E em política ver um porco a andar de bicicleta poderá ser ver uma manif da CGTP com Jerónimo de Sousa e Francisco Louça de braço dado com Luís Filipe Menezes no meio.

Enquanto o PCP adoptou a estratégia de reduzir a visibilidade das suas personalidades nas manifs organizadas pela CGTP, sejam as grandes manifestações promovidas em Lisboa ou as esperas mais ou menos espontâneas a José Sócrates, o PSD populista de Luís Filipe Menezes perdeu a vergonha e assume claramente o empenho nas manifestações alheias.

É evidente que a haver alternativa a um governo de Sócrates essa alternativa só poderá vir da direita do PSD e do CDS, a queda do governo do PS conduzirá a um governo do PSD pois apesar do nervosismo de alguns generais na reserva não se vislumbra a possibilidade de aparecer um Hugo Chávez deste lado do Atlântico. Compreende-se assim a excitação de Menezes com as manifestações alheias, sem saber o que fazer na oposição resta a Menezes a ajuda de terceiros.

Só que o apoio claro do PSD à manifestação da CGTP revela as contradições de uma direita que ainda há poucos meses falava em refundação e agora funde-se nas manifestações promovidas pela oposição de esquerda ao governo do PS. Há muito que este apoio é evidente, basta ver que nas anteriores manifestações numerosos manifestantes deslocaram-se para Lisboa em autocarros gentilmente cedidos por autarquias do PSD. Agora, um Menezes desesperado porque luta pela sua sobrevivência política até às próximas legislativa vai mais longe e sugere às estruturas do seu partido para apoiarem a manifestação da CGTP, estrutura sindical onde não há sindicalistas dos TSD.

Não deixa de ser curioso que o apoio de Luís Filipe Menezes às manifestações da CGTP surge um ou dois dias depois de Santana Lopes se ter confessado admirador de um Sócrates que é capaz de adoptar decisões difíceis, admitindo mesmo que concorda com algumas. Isto é, Santana apoia Sócrates quando este adopta decisões difíceis e Menezes apoia as manifestações contra essas decisões difíceis. Como a oposição do PSD às decisões do governo não coincide com as decisões a que a CGTP se opõe ficamos a saber que a Menezes pouco importam as políticas governamentais, o que interessa é que haja instabilidade política.

A direita de Menezes deixou de defender a estabilidade política, o actual líder do PSD assumiu claramente uma estratégia guerrilheira onde tudo vale para assegurar a sua própria sobrevivência política. Menezes é tão burro que ainda não percebeu que se deve retirar da política abrindo caminho a uma liderança credível do PSD, não há manifestações da CGTP que façam os portugueses esquecer a sua incompetência política.

Anónimo disse...

Antes do 25 de Abril era usual a utilização de recursos públicos para organizar manifestações, já depois daquela data ouviam-se acusações de caciquismo sempre que a direita organizava manifestações. Actualmente continuam a ser usados autocarros públicos para transportar manifestantes em Lisboa, basta ir à av. 24 de Julho, para encontrar filas de autocarros pertencentes às autarquias a aguardar que os manifestantes regressem. Embora as manifestações sejam organizadas pelos sindicatos podemos encontrar autocarros de autarquias do PSD denunciando o apoio encapotado do PSD a todas as iniciativas políticas apoiadas pelo PCP.

Imagine-se que o governo decidia emprestar autocarros para transportar manifestantes para uma manifestação de apoio às suas políticas, cairia o Carmo e a Trindade. Será legítimo usar equipamentos pertencentes ao Estado no apoio a manifestações?

Anónimo disse...

Menezes, o líder sindical

Incapaz de fazer oposição a não ser a si próprio Luís Filipe Menezes aposta agora o seu futuro político nas iniciativas da CGTP. Que o líder de um partido de direita manifeste compreensão para com protestos sindicais ainda se entende, mas que aposte em manifestações sindicais é, no mínimo, estranho.

Quem ande pela 24 de Julho nos dias das manifestações da CGTP já percebeu o apoio mais ou menos encapotado do PSD às iniciativas políticas do PCP, são muitos os autocarros de autarquias geridas pelo PSD que estão ali estacionados depois de terem transportados manifestantes. Com as declarações agora feitas por Menezes não só assistiremos a uma total mobilização das autarquias do PSD, como não me admiraria nada que alguns deste partido aparecessem nas manifestações devidamente maquilhados de simpatizantes do PCP.

Ma disse...

Já aqui, não disse, nem digo, como se tem processado alguma oferta de trabalho - não é bom encher o Pa+is de emigração tipo Vila de Rei, poeque não é isso que o emigrante pretende, como aconteceu com a importação de carne humana vivinha da costa - o problema do País é que se vive uma insegurança, com a propria vida das pessoas, que era imaginavel há 5 anos atraz - estams a caminho das 20h da noite, ja não se vê ninguem nas ruas, os criminosos tomaram conta de uma grande parte do país - hoje, dá-e 3 facadas de morte que nada acontece ao vagabundo.

O emprego que se esta a gerar, é emprego de habilidades é como os casamentos - a mafia não brinca em serviço - o morro esta a chegar


Muito triste viver assim, nem os amigos se visita, nem jantares, nem dar um pezinho de dança - tudo isso morreu - prometeram-me a liberdade fechado de 5 lagartas e um sistema de alarme

Muito agradecido pela liberdde que me ofereceram

Ze Boné

Anónimo disse...

Já aqui, não disse, nem digo, como se tem processado alguma oferta de trabalho - não é bom encher o Pa+is de emigração tipo Vila de Rei, poeque não é isso que o emigrante pretende, como aconteceu com a importação de carne humana vivinha da costa - o problema do País é que se vive uma insegurança, com a propria vida das pessoas, que era imaginavel há 5 anos atraz - estams a caminho das 20h da noite, ja não se vê ninguem nas ruas, os criminosos tomaram conta de uma grande parte do país - hoje, dá-e 3 facadas de morte que nada acontece ao vagabundo.

O emprego que se esta a gerar, é emprego de habilidades é como os casamentos - a mafia não brinca em serviço - o morro esta a chegar


Muito triste viver assim, nem os amigos se visita, nem jantares, nem dar um pezinho de dança - tudo isso morreu - prometeram-me a liberdade fechado em 5 lagartas nas janelas e um sistema de alarme

Muito agradecido pela liberdde que me ofereceram

Andamos muito preocupados com a segurança na Bosnia e no Kosovo - outro negocio que há meia duzia de anos tanto criticavam - os GNR, que ca ficam, bem podem dizer, os que ganham o dinheiro, o que estão la fora, que venham para cá tomar conta de vos.

Ze Boné

Anónimo disse...

Há pouco mais de 6 meses, deixei uma mensagem no Portal do Governo, devidamente identificado, dando conta do crime de todo o genero que assola e cada vez mais o País - contei, penso que, estando numa bicha para pagar a gasolina num posto de Repsol, em frente de mim, dobrados sobre a estanteria de chocolates, 2 africanos, na casa dos 17/18 anos, ali eles controlavam quem metiam gasolina e ao mesmo tempo controlavam o posto de gasolina, transformado em estabelecimento de comes e bebes - ate que. entra um africano que não devia ter mais 13/14 anos - os mais velhos deram-lhe logo o aviso a 2 metros de mim, ou melhor, fiquei entre um e os outros - disseram os mais velhos - nos ja aqui estamos, procura outra bomba - ao que o mais novo responde alto e bom som, para todos ouvirmos -

EU VENHO AQUI PARA ROUBAR E QUEM SE METER À MINHA FRENTE LEVA UM TIRO

Eu gelei, os que estavam á minha frente, começaram a olhar uns para os outros, julgo que ficaram apreensivos geladinhos tambem

A simplicidade de como se ameaça a vida de um pessoa, demonstra o estado a que chegamos

Do Portal do Governo responderam-me que era impressão minha e havia uma certa agitação sem motivo.

Os vagabundos não se metem com gente conhecida, podem trazer-lhes problemas e ja agora, façam o papel de cegos,de mudos e de surdos -e se tiverem que prestar ou informar, nunca deem a caram façam-no anonimamente, nunca se sabe se para obter o nome de um "testa" se não se dá o nome de um "bufo"

Não há desenvolvimento economico e social sem a segurança das pessoas e dos seus bens

Ao que se chegou

Ze Boné

Anónimo disse...

"Nota: para acompanhar esta parte do curso, basta-lhe utilizar a subtracção (uma das quatro operações básicas)."

PS - Manuel Alegre = .........

Anónimo disse...

TRABALHO INFANTIL O PUTO NÂO DEVIA TRABALHAR
j lemos

Anónimo disse...

É evidente que Menezes deve estar a tentar aproveitar as iniciativas da CGTP.

É evidente que Vital Moreira pode dizer o que entender. Tal como Zita, aliás.

Mas, para mim, é mais condenável a maneira como este governo trata os sindicatos, do que seria se Menezes aparecesse nas iniciativas da CGTP. Coisa que eu, aliás, não acredito que aconteça.
Apostamos?

Anónimo disse...

o joao ficou com os 10 euros ou nao ?

David Fernandes disse...

"Quem argumentar que Socrates prometeu 150000 empregos, está vesgo e com muita pouca lucidez intelectual, ou pior, está de má fé."

Um painel publicitário, logo pretende chegar a um número alargado de pessoas, com a mensagem CLARA (para acéfalos) de que o Sócrates tem OBJECTIVOS.

O raio da semântica há-de resolver-nos os problemas todos.

"pouca lucidez intelectual, ou pior, está de má fé" ????

é para ri?

Anónimo disse...

Sr. Anónimo, das 10:58:00 PM,

Isso também eu e a Inspecção do Trabalho gostaríamos de saber. Mas julgo que só o Sr. Miguel Abrantes o poderá elucidar. Já ouvi comentar que essa e outras dúvidas serão esclarecidas, em breve, no Capítulo 4, intitulado: ONDE É QUE EU QUERIA CHEGAR COM ESTE CURSO, QUE JÁ NÃO ME LEMBRO?

David Fernandes disse...

quanto às contas; não brinco mais com "batoteiros" :)
\o

Jerico & Albardas, Lda. disse...

Aritmética para principiantes e outros Abrantes:

"A mãe do João deu-lhe 15 euros para ele ir comprar uma saca de batatas. No caminho para a mercearia, o menino perdeu o dinheiro"

Moral da história:
Nunca mandes o Sócrates ir comprar batatas.

Agora a sério. Finalmente percebi o cartaz da campanha. O Sócrates tinha por objectivo recuperar os empregos que já sabia que iria perder. Um homem de visão.
Ó Abrantes,
Porque não explicaste isto antes?

Anónimo disse...

Porque será que os que criticam o Governo são os que são pagos com os nossos impostos? Uma explicação simples: Sócrates está a tirar algumas mordomomias a alguns sectores da Função Pública. É por isso que vai ter o meu voto que trabalho na Privada. Não ando a pagar impostos para desbaratarem o dinheiro com mordomomias...Vejam o caso dos professores, Foi preciso este Governo para o absentismo se reduzir em mais de 50%. É a primeira vez que diminui o nº de efectivos da Função Púùblica - mais de 40.000. Estamos no bom caminho...Quanto ao desemprego tem a ver com um desemprego virtuoso, eliminam-se os postos de trabalho que numa aldeia global não sã oompetitivos...é a vida. Se tivermos uma lei de despedimentos como nos USA vão ver que se recuperam depressa!!
Zé do Centro

Anónimo disse...

ACALMEM-SE
O ENG. SÓCRATES NÃO É UM LADRABÃO, POR TER VIOLADO UMA PROMESSA.

É APENAS UM INCOMPETENTE, POR TER FALHADO UM DOS SEUS PRINCIPAOS OBJECTIVOS.

já agora, este "objectivo" vem inscrito no programa eleitoral do PS, intitulado "Compromisso" qualquer coisa.
Ó professor Miguel, sem querer confundir mais a questão (e reconhecendo que um cartaz de um "criativo" é mais importante do que um programa eleitoral), o que quer dizer "compromisso"? (http://www.ps.pt/bases/bases_programaticas.pdf)

Anónimo disse...

Transformaram o País numa corja de funcionarios publicos, salvo honrosas excepções -o natural, é alimentarmos o Funcionario desde que nasça ate que morra, sempre á conta do

Ze Boné

Nota: se não leram bem comprem uns oculos que eu pago, se tiverem dificuldades em mastigar, comprem umas placas e mandem-me a factura

Anónimo disse...

Os protagonistas do novo hospital agora lançado chamam a si os louros - Diz o Capucho - fui eu ,que ao longo deste tempo todo, fazendo horas extraordinarias, economizando, rapando o tacho, abdicando das ferias, para pagar o hospital - outros fazedores de opinião, na altura,dirão.. fui eu, que dei cabo da fortuna da familia, para estar a inaugurar o Hospital para o Povo, com toda a legitimidade, fica o hospital a ser conhecido com o nome ... Hospital Distrital Enfia o Capucho.

Os pobrezinhos ,quando forem ao Hospital "Enfia o Capucho", pagam as taxas todas, ate o estacionamento, se for no burro ou na egua, tem que levar o cocheiro - os Amigos do Capucho, no Hospital do "Enfia o Capucho" é tudo á borliu.

Assim vai os fazedores de obras

Tudo gente amiga do

Ze Boné

Anónimo disse...

Não há dúvidas: temos funcionários públicos a mais, os incompetentes são os que reclamam!

Anónimo disse...

Um estimavel e impreencindivel professor de historia deu aulas durante 27 anos, cansado, de tanto trabalhar, não se esquecam que trabalhava 14h por semana durante 120 dias por ano, se não tiver baixas... pediu a reforma á 8 meses - tenho que lamentar, tamanha perda para o país - este governo, esta dar cabo dos professores e das professoras - assim, com estas medidas anti ensino... ja ninguem quer ir para professor - estão a dar cabo das regalias e dos direitos adquiridos.

Nota: O Charrua, vai encabeçar, salvo seja, a frente de luta

Ze Boné

David Fernandes disse...

Isso não será pôr a charrua à frente dos bois??

Anónimo disse...

Tantos comentários para quê ? Voc~es não sabem fazer contas ?

David Fernandes disse...

Quais contas??? A questão não é semântica???, ou filológica??? linguística vá. Tá tudo percebido caro anónimo, tudo.

Anónimo disse...

Tinha escrito, que empresas publicas apoiavam o rock in rio - ora isso não é verdade, são empresas privadas que o fazem - este ano, ao que parece, é a oficialização da cocaina, - não merece a pena a policia andar atraz da "farinha" e dizer cá esta como trabalhamos bem - abarbatamos 3 tonelada, so foi possivel com a colaboração de outras policias amigas , para que? não era preferivel legalizar o pó? -senão o fizerem, como podem dar cobertura ao morro da favela.

daqui a 2 anos o pior do brasil esta cá, não tenmos as praias e as paisagens, mas temos muito lixo, a ponte ja existe.

è natural que a economia cresca mais 0,6% com a venda do limão

Aonde isto vai parar? não faço a menor ideia

Ze Boné

Anónimo disse...

Malabarismos linguísticos para enganar tolos.

Como se chama a quem os usa para enganar e colher dividendos junto do "próximo"?

Anónimo disse...

Caro Miguel:

Os meus parabéns por este post iniciar uma interessante (e inexpectável...) colaboração com a Grande Loja de Queijo Liminano.

PS - Em que Universidade tiraste o curso? Ainda bem que na altura a UnI ainda não existia, senão tinhas dificuldades em escrever estas pérolas de sabedoria. E já agora, uma sugestão, a escreita do Afonso devia ser mais trabalhada, para não se confundir o clone com a master piece.

Anónimo disse...

Pelos vistos o Sr. Sócrates vai ter o voto do Sr. Zé Boné.

Diz-me quem vota em ti e dir-te-ei quem és.

Depois desta sequência fiquei com uma dúvida:

Ou o Sr. Zé Boné quer tirar o trabalho ao Sr. Miguel Abrantes ou então são cooperantes; um faz o "post" e o outro comenta.

É um exemplo prático do célebre conceito da "divisão do trabalho".