terça-feira, maio 20, 2008

A palavra aos leitores

De um e-mail do leitor Diogo M.:
    "É injusto não reconhecer o esforço do Suslov da Marmeleira na revisão do site da candidatura de Ferreira Leite. Aliás, basta ler os últimos textos de Pacheco Pereira sobre diferenças entre sondagens e distritais para se perceber que, para ele, o risco de derrota é cada vez maior (o ego é tão grande que não se permite falhar previsões, como faz patrioticamente o prof. Marcelo).

    Em relação à semana passada, e recorrendo ao método da análise de conteúdo do Prof. Eduardo Cintra Torres, podemos encontrar já mudanças significativas no site:

    1. A contagem decrescente para o fim da campanha (que, nas palavras da própria, era dispensável) deixou de ocupar, como até aqui, um lugar central, e foi escondida na extrema-direita do ecrã.

    2. A imagem grave da candidata deu lugar a uma imagem dinâmica (tanto quanto possível), com Manuela a sair do carro para mais uma ida ao terreno (ontem o nome da candidata era acompanhado apenas por uma fotografia de bases a ouvir atentamente a candidata).

    3. Debaixo do cabeçalho, como nos rodapés dos telejornais, «as referências do PSD» dão lugar a uma sucessão de apoiantes anónimos: Frederico Lemos/Porto, Pedro Miguel dos Santos Abreu/Setúbal, José Artur Almeida Gomes/Aveiro ou Adelino Manuel Araújo de Braga. Todos dizem «Eu apoio Manuela Ferreira Leite».

    4. Mais abaixo, à direita, aparecem os que não se limitam a apoiar: «Eu apoio porque». Aí as referências distintas e conhecidas estão agora em minoria face aos emblemáticos. Neste preciso momento, justificam o apoio: Isabel Damasceno, autarca de Leiria, António Marques, Presidente da Associação Empresarial do Minho, Fernando Marques, Presidente da Distrital de Leiria e o Presidente da Câmara Municipal de Bragança. Invariavelmente, todos apoiam porque a candidata tem muita «credibilidade».

    5. O discurso sobre a crise do partido foi rapidamente substituído pelo discurso sobre a crise do país. No noticiário: «Manuela Ferreira Leite em Beja e no Algarve critica o Ministro da Agricultura»; «Manuela Ferreira Leite em Coimbra considera que a prioridade é de natureza social»."

3 comentários :

Anónimo disse...

o Pacheco do pcp (ml) e o suslov...tem piada, ele ate e parecido com o Marx, no tomo 3.

António João Ferrão disse...

LMF não conseguiu resistir ao sentimento de injustiça, de traição, de mágoa, que o invade. Saiu para a rua com um alvo bem traçado, não MFL, mas sim a candidatura de MFL e tudo o que esta representa. Ontem na TVI jornal da noite, passou em revista todos os ataques a que foi sujeito durante a sua liderança sendo este o tom dominante da mesma, numa atitude marcadamente de campanha e de não equidistância a que se tinha comprometido. Compreendo-o, pois não deve ser fácil ver todos aqueles que tudo fizeram para o destruir juntarem-se de forma a criarem um espírito de sebastianismo.

António João Ferrão disse...

http://www.militantedebase.blogspot.com/