sexta-feira, outubro 24, 2008

Liberdade de imprensa

Chama a atenção o Eduardo Pitta: “Segundo a organização Repórteres sem Fronteiras, Portugal desceu da 8.ª para a 16.ª posição no ranking sobre liberdade de imprensa. Como se chegou a esta brilhante conclusão? Através das respostas de dez jornalistas. Repito: 10. Então e se tivesse sido só um a responder ao inquérito, também consideravam?”

Não sabemos o que motivou a reacção dos dez jornalistas. Serão jornalistas do Público incomodados com a sectária linha editorial do jornal? Serão estagiários ou jornalistas com vínculos precários, que pululam como cogumelos pelas redacções, alarmados com as pressões dos grupos económicos para que trabalham?

Se a ideia é levar a sério a opinião destes dez jornalistas, então convém recordar o passado, associando o ranking de cada ano ao governo em funções:





Os sentinelas da blogosfera deveriam ser mais comedidos a deitar foguetes.

3 comentários :

João Pinto e Castro disse...

Gente perigosamente instável...

Anónimo disse...

Basta ler as mentiras que o Joaquim Vieira diz sobre o Estatuto do Jornalista, ele que terá sido um dos inquiridos, para se perceber melhor a mudança da posição de Portugal. Por ex., então o direito ao sigilo profissional era, antes do novo Estatuto, absoluto? De facto, o Público insiste nessa tese há mais de um ano, mas isso deve-se a ignorância atrevida ou rematada má fé...

Anónimo disse...

Mas no publico há jornalistas?..... esta tem piada, mas é verdadeira, o que há são
uma cambada de lambe-botas servis do pior que existe.