quinta-feira, novembro 27, 2008

Dr. Jekyll and Mr. Hyde




Enquanto em público se apresenta como uma pessoa afável (o Avô Boca Doce, aquele que cantarolava “O Boca Doce é bom, é bom é, diz o avô e diz o bebééééé”), Jerónimo de Sousa transfigura-se nas catacumbas da Soeiro Pereira Gomes: depois da caça à mão dos “renovadores”, parece ter chegado a hora de arredar os que trabalharam com Carvalhas. Não é seguramente o tempo das cerejas.

1 comentário :

Anónimo disse...

Stalin: poder absolutista

Iossif Vissarionovitch Djugashvili, mais conhecido como Josef Stalin (homem de aço) governou com mão-de-ferro, por 30 anos, a União Soviética. Assumiu o poder em 1924 e dele não abriu mão até seu último suspiro. Documentos mostram que, ao contrário do que se supunha, sua mente se manteve alerta e seus objetivos claros até o fim. Cruel e astuto, não confiava em ninguém, nem permitia que algo escapasse a seu absoluto controle. Sabia como manipular tudo e todos em sua volta. Mais do que ser guiada por alguma ideologia, sua tática política dependia das circunstâncias e de seus interesses oportunistas. Uma de suas mais perigosas qualidades era saber esperar, pacientemente, pelo momento certo para atacar o inimigo.

Foi o responsável por um dos períodos mais negros da história da URSS. Seu governo, um sangrento regime totalitário, foi marcado por execuções e expurgos múltiplos. Milhões de russos morreram. Há historiadores que acreditam que o número de vítimas da era stalinista pode ter chegado a 20 milhões. Todas as armas eram utilizadas para eliminar os inimigos e o poder era mantido através de dois mecanismos principais: a conspiração e a força bruta. Além disso, a sobrevivência do sistema de poder criado por Lênin e Stalin dependia da existência de “inimigos”. Se verdadeiros ou imaginários, isto era de somenos importância. Assim como Lênin, Stalin acreditava que “os inimigos eram mais úteis que os amigos para o poder soviético”.

Na onda de violência da década de 1930, conhecida como o Grande Terror, milhões de pessoas foram presas, interrogadas, executadas ou enviadas aos campos de trabalho forçado pela polícia política.


A foto da post mostra um homem a pensar, chegado ao poder, como vai iliminar os seus concorrentes.Está no genese dos comunistas, liquidar quem não pensa como eles.