terça-feira, junho 30, 2009

A "tempestade de Verão" (2)

A Dra. Manuela veio hoje responder a Henrique Granadeiro:
1. Corrigiu Henrique Granadeiro, que falou em pressões para a venda da rede fixa pela PT. “A decisão política já estava tomada pelo Governo socialista do engenheiro António Guterres quando cheguei ao Ministério das Finanças”, afirmou.

2. Sobre eventuais tentativas do Governo PSD de influenciar a linha editorial do “DN” e do “JN”, Manuela Ferreira Leite admite que, se tal aconteceu, foi errado. “Se o PSD fez isso, só tenho a considerar que fez mal. E é não pelo facto de um dia nós termos feito uma coisa mal que eu posso deixar de criticar algo que está feito mal”, disse. E insistiu: “Se fez, fez mal, não devia ter feito”.

Acontece que a venda da rede fixa da PT foi realizada em 11 de Dezembro de 2002, era Manuela Ferreira Leite ministra de Estado e das Finanças e já António Guterres não estava no Governo há quase um ano.

Mesmo que - admitamos a hipótese-sacode-a-água-do-capote da Dra. Manuela - a "decisão política" tivesse sido do Governo anterior, o PSD poderia ter seguido o alto sentido ético da sua Ministra de Estado: "Se estava mal feito, não devia ter sido feito".

Mas, claro, como a própria admitia na altura: Aliado a outros factores, o encaixe do valor da venda da rede fixa agora aprovada faz com que "estejam reunidas as condições para que o défice orçamental previsto para 2002 se cumpra".

É esta a Política de Verdade - e de rigor nas Finanças - que nos propõe o PSD da Dra. Manuela...

5 comentários :

Anónimo disse...

A verdade:

1) 23 Outubro de 2002 - De acordo com MFL a decisão estava nas suas mãos. Dependia apenas do valor.

"[...]A ministra de Estado e das Finanças, Manuela Ferreira Leite, disse hoje que o Estado só venderá a rede fixa de telecomunicações da Portugal Telecom se o preço a pagar for compatível com a avaliação realizada.
"Se o preço a pagar (ao Estado) não for compatível com a avaliação, não venderemos", assegurou a titular da pasta das Finanças[...]"
http://dossiers.publico.clix.pt/noticia.aspx?idCanal=992&id=191614

2) 11 de Dezembro de 2002 - De acordo com o Ministro da economia, foi o governo de MFL que aprovou a venda.

"[...] Pondo fim a um processo que se arrastava há algum tempo, o Governo aprovou, esta manhã, em reunião de Conselho de Ministros, a operação de venda definitiva da rede fixa de telecomunicações à Portugal Telecom por 365 milhões de euros.
O Ministro da Economia, Carlos Tavares, afirmou em conferência de imprensa que o processo foi demorado porque teriam que ficar garantidos "os interesses das várias entidades envolvidas, nomeadamente do Estado, da PT, dos operadores concorrente e do mercado".[...]"
http://tek.sapo.pt/noticias/telecomunicacoes/estado_aprova_venda_definitiva_da_rede_fixa_a_881261.html

3) 16 de Outubro 2002 - de acordo com o...Povo Livre a venda resulta de uma estratégia do governo de MFL
"[..." A Assembleia da República aprovou com os votos da maioria e do PS o diploma do Governo que abre caminho à venda da rede fixa de telecomunicações da Portugal Telecom. Este diploma insere-se na estratégia do Governo de alienação, até ao final do ano, da rede fixa de telefone.[...]"

Hoje em dia é dificil apagar o passado e tendo sido público, notório e até assumido, que o negócio foi feito para controlar o défice de 2002...é extraordinário que MFL decida mentir de uma forma tão aberta.

António

ex psd disse...

Alguem de bom senso acredita nesta mulher? Só mesmo todos aqueles que sofre de partidarite e aguda, mais uns tantos que considero como tonhos, que não se imprtam de serem enrabados....

k disse...

A questão não é a mentira da Manela (mais uma), o verdadeiro problema é que essa mentira não será exposta no actual sistema mediatico. Não existe vontade de fazer um pouco de "investigação" e desmontar o que o comentario acima facimente desenterrou.
Nesta altura problema já não é se ela mentiu ou não (e todos sabem que sim, ela sabe que sim)mas o que fica inscrito.A mentira ou a verdade? A mentira claro, e eles sabem-no.

Anónimo disse...

de facto não houve um jornalista que viesse a público falar desta mentira.

Não há um mínimo de trabalho de investigação.

Já estão habituados a receberem as notícias das suas "fontes" e a debitá-las sem qq trabalho de investigação

Andre disse...

Jornalismo?
O que é isso?