quarta-feira, agosto 19, 2009

O espião que já chegou à Madeira


    Tudo começou durante a visita de Cavaco Silva à Madeira, uma deslocação durante a qual o Presidente esteve, pela primeira vez no seu mandato, sob a constante crítica de destacadas figuras do PS. Mas o que criou mais desconforto na Casa Civil do Presidente foi o facto de o Gabinete do primeiro-ministro ter incluído na comitiva presidencial um adjunto de José Sócrates, Rui Paulo Figueiredo, sem nenhuma explicação natural. Até porque no grupo já viajava o número dois Governo e responsável pela ligação com as regiões autónomas, o ministro da Presidência Pedro Silva Pereira.
    Para além do ineditismo da situação, o desconforto cresceu devido ao comportamento de Rui Paulo Figueiredo, um militante do PS e autor de um livro crítico sobre os anos em que o actual Presidente foi primeiro-ministro - Aníbal Cavaco Silva e o PSD (1985-1995). Em mais de uma ocasião, Rui Paulo Figueiredo, que o PÚBLICO tentou, sem êxito, contactar ontem na Presidência do Conselho de Ministros, ter-se-á sentado, sem ser convidado, na mesa de outros membros da comitiva, violando as regras protocolares. Ao mesmo tempo, terá multiplicado os contactos e as trocas de informação com alguns jornalistas do continente que se deslocaram à Madeira. A sua presença inesperada nalguns locais também levantou reservas e dúvidas a membros do Governo Regional da Madeira. Na altura houve quem considerasse que o adjunto de Sócrates se comportava como se quisesse escutar conversas para que não fora convidado.

Tratando-se de um espião, Rui Paulo Figueiredo não se deixa fotografar facilmente. Ou melhor, faz-se fotografar nos seus vários disfarces. Para que não passe despercebido, sugerimos - num genuíno acto de serviço público - a consulta do Google Images, onde se podem observar algumas das suas mais recentes aparições.

6 comentários :

Pedro PL disse...

LÁ ESTÁ O SR DO NORTE A FAZER FORÇA DE BLOQUEIO ATRAVEZ DO SEU JORNAL, SÓ PORQUE O JOSÉ SOCRATES, NÃO LHE DEU DE BANDEJA A PT !!!

Anónimo disse...

O silêncio do Presidente da Republica é inaceitável. Quem cala consente!... ou, mesmo, [torna-se] conivente

Anónimo disse...

Concordo com Pedro PL.... mas a verdade está vindo ao de cima: nas campanhas contra o governo e José Sócrates, juntaram-se, no Público, duas vontades "interessadas": a de um ressabiado - Belmiro de Azevedo que não recebeu de bandeja a PT, e a de antigo dirigente da UDP (José Manuel Fernandes) desejoso de, finalmente, ter protagonismo politico na "arena" dos grandes. Pobre JMF, no fundo, não passa de um escriba do engenheiro

Anónimo disse...

não acredito que quem financia jornais destes não ande a gamar nos supermercados.
eu à cautela já só frequento a concorrência

Anónimo disse...

Tb acho que sim, que o "supermercado" e o pasquim são faces da mesma moeda...

Anónimo disse...

"Escriba do engenheiro"

O Dinheiro é muito bonito e para quem é"mouro" sabe melhor

Z´Boné