terça-feira, setembro 15, 2009

A palavra aos leitores – Chegou também a vez de rasgar o euro, Dr.ª Manuela?

Um e-mail de António O. chama a atenção para o que a Dr.ª Manuela pensa da entrada de Portugal no euro. O anti-europeísmo militante de Pacheco parece ter feito estragos em cabeças mal arrumadas:
    Dirijo-me a si hoje para comentar consigo uma situação desta campanha eleitoral que, a meu ver, e no meio de tanto soundbite, tem passado despercebido à generalidade dos comentadores.

    (…) tem a ver ainda com o debate do passado sábado entre o Eng José Socrates e a Dra Manuel Ferreira Leite. O facto que mais tem sido comentado entre todos os comentadores, tem sido a questão do TGV e o "Fantasma Espanhol" da Dra Ferreira Leite.

    No entanto houve um pequeno detalhe anterior à questão do TGV, que para mim é bem mais grave do que este, e que, conjugado com este, e com a questão da independência económica ontem levantada, revela bem como a Dra Ferreira Leite pretende imitar o político de Santa Comba Dão, com o "Orgulhosamente Sós". Não percebo como mais esta trapalhada da Dra Ferreira Leite escapou a toda a gente, inclusive ao Eng José Socrates, que a ter aproveitado a deixa teria acabado logo aí com o debate e com a carreira politica da Dra Ferreira Leite.

    Sigam este link e vejam o que acontece ao minuto 4:05. Passo a citar: "... o problema das contas públicas é um problema criado pela nossa entrada na moeda única... (sic)".

    Será que no entender da Dra Ferreira Leite a nossa entrada na moeda única foi má para o país?

    Será que no entender da Dra Ferreira Leite a nossa entrada na moeda única pôs em causa a nossa tão propalada por ela independência económica?

    Será que no entender da Dra Ferreira Leite ainda hoje deveríamos manter o velhinho escudo como nossa moeda?

    Será que no entender da Dra Ferreira Leite ainda hoje deveríamos estar orgulhosamente sós, colocando ela em causa a nossa adesão à União Europeia?

    A Dra Ferreira Leite tem que esclarecer o que quis dizer com mais este rotundo disparate. Ou lá teremos outra vez o Dr Pacheco Pereira a servir de intérprete? Perante isto, eu como cidadão de Portugal e Europeu e muitos outros queremos saber exactamente, o que a Dra Ferreira Leite pensa da União Europeia e da moeda única.

    Este disparate tem que ser mostrado, para que o povo veja o estado de senilidade política em que a Dra Ferreira Leite vive, e que politica de verdade é esta a do PSD da Dra Ferreira Leite.

2 comentários :

Anónimo disse...

brilhante. quero ver a sra economista a explicar isto durante a campanha. a seguir.... é a proposta de Portugal sair da UE...

Anónimo disse...

Ainda bem que Sócrates não pegou nisso.
O que ela disse está técnicamente correcto. A utilização do Euro está na origem de uma boa parte dos nossos problemas de finanças. Nomeadamente, o elevado endividamento e o défice da balança comercial.
Nao quer isto dizer, que tenha sido um erro aderir ao Euro, porque temos beneficios que contam muito.

No entanto, é muito complicado pegar nisso, especialmente para transmitir as mensagens certas a quem não tem formação na área.

miguel