segunda-feira, agosto 09, 2010

Um mundo às avessas

Foi no dia 2 de Agosto que José António Cerejo confessou, no Público, que a sua constituição como assistente no processo Freeport teve como objectivo único sacar informação, tendo ele sublinhado que não o fez para se tornar parte interessada na investigação.

Passados exactamente oito dias, parece que:
    • A Comissão de Carteira Profissional de Jornalista está a banhos em bloco, única explicação para que nenhum dos seus membros tivesse detectado incompatibilidades deontológicas na actuação de Cerejo;
    • O magistrado que autorizou que Cerejo fosse assistente no processo não lê o Público, pelo que aguarda pelos contributos do jornalista.

8 comentários :

Anónimo disse...

Mas já alguém se lembrou de apresentar queixa (de preferência em directo na tv) contra esse gajo?

Anónimo disse...

Sim, está tudo às avessas..o psdê anda a pagar a energúmenos para atear fogos. E agora há pouco ouvi que Duarte Lima está a incendiar o Brasil.

Anónimo disse...

Benditas férias. De regresso ao serviço, as questões pertinentes serão outras.

baladupovo disse...

Sempre disse que estamos a lidar com gente pulha e sonsa. Gente maquiavélica, para quem o poder é tudo e os princípios são nada. Basta perguntar a qualquer um destes pulhas o que tem a dizer sobre quebras ao segredo de justiça que em resposta obtêm uma de duas respostas: ou o silêncio cúmplice ou o desconversar. Não falha nada. Mas é revelador.
E se aplicarem este processo para qualquer melhoramento que Sócrates tenha introduzido no nosso país, a resposta que obterão será sempre uma das duas. Eles só descansam quando Sócrates sair do poder. Querem poleiro custe o que custar. Estão-se cagando para os problemas dos portugueses, para contributos para soluções. Tudo o que desejam é arrumar Sócrates. Sócrates é o diabo para esta gente, a encarnação de todos os males.
Quando nos deparamos com gente que chega a este estado fanático temos que contar que um dos processos que colocam imediatamente em operação é o "processo de estupidificação dos portugueses". Para por em marcha esse processo é imprescindível, condição sine qua non, utilizar a Comunicação Social. Se atentarmos com espírito de isenção, sensivelmente desde 2006/2007, para o espectro que se criou a nível de telejornalismo, colunismo de opinião, editorialismo e programas de debate de temática política, aquilo que qualquer pessoa isenta apercebe é uma tentativa de estupidificação e coação do espírio acrítico para o anti-sócratismo, o anti-socialismo, o espelhar da visão anti e o espelhar do botabaixismo. Qualquer cidadão que chegue a Portugal, imaginemos, que não conheça o país e que passe aqui uns dias a ler jornais ou a ver os canais principais de televisão, o que pensará da orientação política subjacente nos debates e no noticiário político? Obviamente pensará que quem governa o país é o Psd com 60 ou 70% dos votos, tal a representatividade e os canais abertos que lhe são oferecidos. E obviamente pensará que, pela mais que evidente raridade e escassez de representação, o PS, a verdadeira escolha do povo português para governar, seja por aí um partido que teve uns 2 ou 3% dos votos, não mais. A Estupidificação do Povo Português é a táctica imposta pelo Psd em conluio imprescindível com a Comunicação Social que está com eles (quase toda, a que não alinha é coisa rara, mas também não está com o Ps, é isenta, mas é tão rara que até é difícil de nomear. Há porém uma vantagem - é que o que é raro é mais precioso, daí haver sempre a esperança que sejam esses poucos que realmente consigam multiplicar muitos, tal como o Senhor fazía com os pães e os peixes. A propósito de raros veio-me esta ideia quando reparei que Obama, tal como eu, modéstia aparte, também é esquerdino - faz parte dos 7%, estima-se, que haja no mundo. E ele é neste momento farol de esperança para muitos que estão cá por boa-fé.).
Tirando este àparte e apesar de concluirmos que não é difícil chegar à percepção da lobotomia que o Psd pretende incutir-nos à força de abafar tudo o que dê pontos ao governo e enfatizar tudo o que o possa prejudicar, o caminho escolhido pelo Psd (os outros só servem para fazer coro) é um caminho ínvio e inseguro. E eis que o Psd quando tentava entrar pelo telhado da casa acabou preso na chaminé - as sugestões neoliberais de Passos Coelho traíram-lhe o passo. Revelaram ao Povo aquilo que faríam se pudessem. De nada lhes adiantará virar o bico ao prego ou desconversar. O leite foi derramado, a sicuta foi entornada por calhordas ansiosos demais em encher o copo. A pedra de tropeço existe para alguma coisa.

M.coutinho disse...

O Maia,presidente do Sindicato dos jornalista, anda muito ocupado a "ler cartas", pois deu também em "tarolugo". Cerejos, não é com ele, talvez por isso, uma Ordem de Jornalistas, não lhe convêm, tirava-lhe protagonismo...

M.Azevedo disse...

Mantenho a minha convicção, de muitos anos, o pessoal que está ligado à justiça, na sua maioria, sente,, uma grande tristeza, por não poderem ser advogados com uma boa carteira de clientes...

António Cordeiro disse...

Durante o escândalo do Watergate o Washington Post foi intimado pelo Supremo do EUA a não publicar as gravações de Nixon na sala oval, desrespeitou a proibição a bem da democracia e Nixon demitiu-se. Ainda bem que o Cerejo tem acesso ao processo, e agora que terminou o segredo de justiça, nos informe de todos os podres do mesmo.
Ao comentador que refere o apego ao poder do PSD, Jorge Coelho demitiu-se quando caiu a ponte de Entre-os-Rios, porque era ministro do ministério que tutelava as estradas, Sócrates era ministro do ambiente quando foi licenciado o Freeport na Zona de Protecção Especial do Estuário do Tejo e continua no poder… Alguém poderá indicar na Europa um empreendimento do tipo do Freeport construído numa zona de protecção ambiental?

Anónimo disse...

Aquilo estava tão bom como estava: uma instalação industrial abandonada à beira de ruína e os terrenos todos contaminados com derivados do petróleo. Os flamingos adoravam.