segunda-feira, dezembro 20, 2010

Não correu bem a visita à Rua António Maria Cardoso

• Óscar Mascarenhas, O tremeliques palavroso:
    (…) não liguei muito à notícia da declaração assinada de Cavaco Silva à PIDE. Só despertei da modorra, quando ouvi o candidato dizer que não se lembrava do episódio. Aí, pára: ou o cavalheiro mente desavergonhadamente, ou sofre de um Alzheimer muito adiantado a justificar um Conselho de Estado para o interditar.

    Ninguém, mas ninguém mesmo, se esquece de quando foi obrigado a ir à PIDE: fica na memória para sempre. É que esta, para mais, foi uma declaração presencial, certificada na hora pelo chefe de brigada da Pide e por isso dispensada de reconhecimento notarial. Tem ele o despudor de dizer que não se lembra? Abram a ala VIP da psiquiatria, por favor!

    A mentira (ou doença incurável do candidato) tornou-me mais atento. O que me chamou mais a atenção foi a anotação final, num espaço de preenchimento facultativo, a dizer que «não priva» com a segunda mulher do sogro, dando o nome completo da senhora.

    Ah, isso é demais - e nada tem a ver com «tentativas de o ligar ao anterior regime», como Cavaco se lamuriou. Nada! A ligação é só à sua têmpera, à sua capacidade ou não de enfrentar situações difíceis. Toda a gente de bem que conheci, desafecta ou mesmo afecta ao salazarismo, respeitava este princípio: à polícia (e então à secreta!) só se diz o mínimo. Era questão de fidalguia, de sobranceria, de desprezo. Não era exigido a Cavaco que escrevesse o nome da segunda mulher do sogro e muito menos que declarasse que não privava com ela. Qualquer um com dois dedos de siso saberia que isso iria pôr a PIDE de sobreaviso contra a senhora - ou então queria mesmo denunciá-la. (…)

9 comentários :

Anónimo disse...

Cavaco é um pinóquio.

Semisovereign People at Large disse...

é
a polícia era desprezada pelos senhorinhos

são reles só quem é reles vai para a polícia
e quem nada sabe fazer vai para o exército

é as élites mudam pouco

Olimpico disse...

Não batam mais no "ceguinho" Este Senhor tem responsabilidades em Portugal ( Ministro das Finanças, Primeiro Ministro e Presidente da República..) a situação mais grave, não é o "problema da Pide" Não!!! O problema ou os problemas Chamam-se: envolvimento nas escutas ...e o envolvimento na venda de cções da SLN/Bcp....Estas duas situações eram suficientes, em qulquer PAÍS DEMOCRÁTICA, para o sua demissão. O resto, sendo grave, são tostões.....
Mas, este Sr. teve a "coragem" de se recandidatar, porque, a antecipação do BE no apoio a Alegre, travou o PS e a esquerda democrática, de apresentar um candidato vencedor....por exemplo
Guilherme Oliveira Martins entre outros. As táticas politica/partidárias dos "caviares" vão penalizar mais uma vez, o Povo da esquerda democrática....Boa viagem

Graza disse...

Voilá: "...Era questão de fidalguia, de sobranceria, de desprezo. Não era exigido a Cavaco que escrevesse...". É aqui que está o cerne da questão, parece questão de pormenor, mas para quem passou por aqueles tempos sabe que é a partir daqui que se identifica o style Cavaco. Pode enganar quem não conheceu ou não teve que prencher o documento para entrar na Faculdade, este era até na Esquadra da Polícia, mas não nos engana a "nós".

Anónimo disse...

O BE é um cancro deste país.Dali não sai nada de bom.Ao apoiarem o Manuel Alegre,arrumaram com ele e,não podendo o Ps apresentar um outro candidato,entregaram,de mão beijada,o poder na mão de Cavaco.Bom proveito lhes faça,pois o país vai melhorar muito!Os trabalhadores deste país vão dançar! O grande causador de toda esta bagunça,mercê das políticas que lançou nos anos 90 e que geraram o monstro vai,muito provàvelmente,ter mais um mandato.Mas não com o meu voto!

Song The Sangue disse...

com o de outro então

o cavaquistão é largo de costas

e basto em santinhos

Olimpio Dias disse...

É caso para dizer: o Louçã, na sua apetencia pelo poder, não hesitou em reconduzir Cavaco, escolhendo Alegre para candidato. Ele sabia exactamente o que queria e o que fazia. A responsabilidade maior pela reeleição deste homem que assina aquela declaração para a PIDE, recebe remunerações estapafúrdias de um banco roubado e falidoo e encobre uma intentona contra o governo legítimo, a partir do palácio presidencial, terá de ser assacada a Louça e a Alegre, sem esquecer aqueles que apoiaram, de inicio, a jogada politiqueira e rasca.

Zé Maria disse...

Pois. Mas nem Alegre tirou partido desta - mais uma - embrulhada do Aníbal. A reeleição do actual PR, só se vai ficar a dever a mais um "erro de casting" do PS. Ontem as sondagens são uma clara demonstração de que o Sr. Manuel Alegre a única coisa que quer salientar e dar importância é à sua condição de anti fascista. Como se isso fosse único em Portugal.Não chega, não lhe vai chegar. Quando perder, oxalá aprenda que a roupa suja lava-se em casa, se reforme e saia da cena politica. "Anti fascistas", se incluirmos os vira casacas e os que até denunciavam as madrastas à Pide, há-os aos montes....

Anónimo disse...

Magnifico texto do jornalista O.M., sobre um clamoroso erro de casting que já dura há vários anos, anos demais direi eu.