quinta-feira, janeiro 27, 2011

A execução orçamental e o resto

Depois de apresentada a execução orçamental do mês de Dezembro de 2010 e de se confirmar a descida da despesa do subsector Estado — a despesa aumentou 3,7% relativamente a 2009, mas excluindo a despesa extraordinária associada aos submarinos, a variação homóloga ficou nos 1,6%, abaixo dos 2,5% orçamentado no OE-2010 —, há sempre quem não esteja convencido. Olhe-se para os restantes países periféricos, diz-se, que fizeram um sacrifício adicional para realmente cortar na despesa. Claro que ninguém pergunta pelo estado da economia desses heróicos exemplos. Pois bem, vale a pena lembrar em que lindo estado estão as economias espanhola, grega e irlandesa.

Fonte: OCDE



Fonte: UE


Dois anos com o crescimento em terreno negativo e o desemprego a níveis estratosféricos: eis o resultado da austeridade versão hardcore nos três outros países periféricos.

2 comentários :

Anónimo disse...

Se tivessem alguma vergonha na cara e se fossem honestos colocariam as previsões para 2011...

Porque assim percebia-se os quadros que colocam, ou seja, esses paises já estavam a fazer os seus ajustamentos enquanto os nossos governantes nos garantiam que não havia crise. Reparem que somos o 2º pais da OCDE que memons vai crescer...

João

PS - sei que mais uma vez vou ver o meu comentário censurado, mas pelo menos o escriba da posta aprende alguma coisa...

Anónimo disse...

Oh João, eu acho que o melhor é colocar as previsões mas para 2010. E confrontá-las com os factos reais. Para vermos os Joões a incharem.