quarta-feira, maio 25, 2011

Que faz correr Bagão?



Que tivesse dado conta, Bagão Félix surge hoje em três órgãos de comunicação social: como artista habitual à quarta-feira na Antena 1 e com um artigo no Jornal de Negócios e uma entrevista ao Diário Económico.

As três intervenções públicas de Bagão tiveram um ponto em comum: tirar da cartola uma forma de financiar a redução da taxa social única (na parte que cabe ao patronato). Bagão descobriu que o Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social tem um saldo de dez mil milhões de euros. Em lugar de aumentar o IVA, como quer o PSD, Bagão pretende ir ao baú que assegura as pensões dos portugueses.

Duas breves notas sobre esta extraordinária proposta:
    1. Bagão Félix andou anos a fio a dizer que a segurança social estava falida. Nunca reconheceu o impacto da reforma da segurança social levada a cabo pelo PS. Agora que a segurança social está consolidada, vem de mansinho propor a sua desnatação. Amanhã, aparecerá provavelmente a defender o plafonamento e, depois de amanhã, dirá com a mesma cara que cada um que trate da sua reforma.

    2. Por outro lado, Bagão aparece sempre a falar em nome das gerações vindouras quando está em causa investimento público. Acontece que a sua proposta é, sem tirar nem pôr, uma forma de endividar as gerações futuras: enquanto ele critica investimentos que levam a contrair dívidas (mais despesas futuras), surge agora a pretender alienar os activos financeiros do Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (menos receitas futuras). Por outras palavras, quer financiar um fluxo com um stock.
Que faz correr Bagão Félix para lançar desta forma desbragada uma campanha pela destruição do Fundo que assegura as pensões dos portugueses?

9 comentários :

Farense disse...

O que faz correr este sacristão é o mesmo que o levou a tentar levar a Segurança Socialo à falencia quando foi ministro do sector.

Nessa altura, as antecipações da reforma eram um regabofe (malta aos 52 anos podia ir-se embora e sem penalizaões).
A continuar por mais uns anos e se n tivesse sido feita a reforma de Vieira da Silva, ja havia acontecido a ruptura do sistema.

Este homem de nariz adunco e aspecto salazarento, não fala sem ordem.Sempre defendeu o desmantelamento da segurança social publica propondo, em alternativa, o sistema de seguros, claro!
Recebeu indicações para ir abrindo o caminho...
Não há duvida: a direita quer mesmo a privatizaçao da Segurança Social.
Uns falam em plafonamento, como o PPC (forma ardilosa de levar o povo ao engano) este, agora vem com esta.
CUIDADO COM ELES!

Olimpico disse...

Bagão felix, anda a tentar justificar o injustificável!!!!!
tem um nº na cabeça, 6,8!!!!! e uma pessoa aos ombros....Vitor Constâncio!!!!Nem o Benfica ou Igreja, o fazem esquecer, essas duas "muralhas",que o atormentam!!!...
Sócrates deu-lhe o golpe final, tirou-lhe a posibilidade de o portas o enquadrar num possivel governo. Ele não pode acumular reformas, com vencimento de ministro!!!!
Agora, no De ou JN, ven defender a proibição de reformas antecipadas. Querem vêr que vai repor ao BCP ( Seguros) os anos que gozou, com a sua reforma antecipada e o "saco" de dinheiro de indemnização que o BCP lhe deu.... vai agora, devolver ao Banco, de que tanto necessita.Mas ele manda as "papaias" não para olharem, para o que ele diz..., porque ele continua "a sentar-se à mesa de muitas universidades e empresas, tudo "", em nome da Santa Igreja..... DEpois da Europa se afundar, vão continuarem a acusar Sócrates de todas as culpas....VENHA A REVOLUÇÃO!!...

Teófilo M. disse...

Talvez a sua ligação de há muitos anos ao setor dos seguros.

Anónimo disse...

Caro Teófilo,

Bagão trabalhava no grupo BCP e foi "enviado" para uma reforma dourada antecipada

Porque terá sido?

Se fosse um bom profissional não estaria já noutro grupo financeiro?

Anónimo disse...

O Von? Onde anda?

Anónimo disse...

Este Bagão é o mesmo que nos idos de 90, quando administrador do BdP, lixou as pensões de reforma dos empregados (não da Administração) passando-a dos 100% até aí em vigor, para 85% com um pensionamento atribuído por mérito ! pelo Fundo de Pensões por ele concebido e implementado. Eis o que vos espera, tristes...

reformas douradas disse...

então o Bagão tem 2 reformas: do BCP e do Banco de Portugal

assim é que é

é um fartar vilanagem

j. manuel cordeiro disse...

Importam-se de publicar o meu comentário de ontem?!

j. manuel cordeiro disse...

Vocês têm um sentido de humor giro. Agora só falta o comentário de ontem.