segunda-feira, novembro 21, 2011

Nenhum outro primeiro-ministro nos endividou como Cavaco

Extracto da extensa entrevista dada hoje por Vasco Pulido Valente ao Público:
    Chegou a escrever, no tempo do cavaquismo, que o país estava a passar por um processo de transformação que relembrava o século XIX. Será que o país se transformou?
    Estava a passar. O país transformou-se. Foi o Cavaco que, como lhe disse, pôs o carro a descer a encosta. Ele criou aos portugueses o sentido de entitlement, quando o Estado lhes dava qualquer coisa isso passava a ser um direito. Transformou Portugal. Eu tenho um artigo qualquer que se chama "Homus Cavaquensis". Isso não foi um erro, foi uma profecia que acabou por se verificar. Se foi esse o grande erro que eu fiz... Eu costumava fazer campanhas eleitorais com um amigo meu que era médico. Entrávamos no distrito de Leiria e ele dizia-me sempre, isto em 1980, "agora vai devagarinho que aqui o Hospital de Leiria só tem algodão e mercúrio cromo". Anos depois, há hospitais moderníssimos. O Cavaco subiu as expectativas dos portugueses absurdamente.

    E os que vieram a seguir?
    Mas nenhum como o Cavaco. Pelo menos não nos endividou, ou não nos endividou tanto.

    A sociedade civil continua débil?
    Com certeza. O Estado Social não os enriquece. O Estado Social é um bem de consumo. O Cavaco não fez nada pela produção portuguesa. Acabou com a frota pesqueira, com a agricultura, com várias coisas. Nunca percebeu que a justiça era importante. Quando lhe diziam, nenhuma economia funciona sem a santidade dos contratos, não percebia. Ainda hoje percebe pouco do que se passa à volta dele. E tem a força dos obcecados. Leia as memórias dele e veja.

11 comentários :

Orange, a tanga disse...

Este cromo deve mesmo ter vindo de Mercúrio.

Será que nem ele, nem o "amigo médico" (?), nem o entrevistador saberiam ler ainda, nos tempos em que havia o mercurocromo à venda em qualquer Farmácia?

Realmente, que paleio da treta...

Anónimo disse...

As verdades custam, mas porque são verdades, ainda custam mais...

Portas e Travessas.sa disse...

"""A sociedade civil continua débil?
Com certeza. O Estado Social não os enriquece. O Estado Social é um bem de consumo. O Cavaco não fez nada pela produção portuguesa. Acabou com a frota pesqueira, com a agricultura, com várias coisas. Nunca percebeu que a justiça era importante. Quando lhe diziam, nenhuma economia funciona sem a santidade dos contratos, não percebia. Ainda hoje percebe pouco do que se passa à volta dele. E tem a força dos obcecados. Leia as memórias dele e veja."""

É uma grande verdade - como costume dizer "faz o que eu digo não faças aquilo que eu faço"

O Anibal, é o maior barrete do história - e fala ele de COMPETITIVIDADE - ele explique o que quer dizer - salarios tipo"chinês" ou outra coisa que o Prof.Laranjeira dizia e ensinava?

Não se pode esperar muito quem era Sub Director do Banco de Portugal e se viu num Citroen a caminho da Figueira.

dr. Anibal , repete...repete é um "chaxaria".

Até me custa só de o ouvir, que não oiço, (mude de antena).

Acho que o Valente "chouriço" tem razão.

Ele que explique o que é a Competitividade - essa competitividade faz-se de um dia para o outro - ou basta receber uma encomenda, vinda do estranjeiro, para fazer 50 mil camisolas de algodão, pelo melhor preço, ou criar 6 ou 7 empresas para construir médios Navios que já fizemos, ou dar vida ao Laboratorio (militar), enfim...

Anónimo disse...

Ah ok, atão agora o demo já é o Cavaco, não o Socrates...palpita-me que em breve vamos ter a recuperação do discurso das " forças de bloqueio".
Um bode expiatório que vai deixar de servir ( Socrates já não governa há mais de 6 meses, esvazia-se assim uma desculpa ) têm de ser substituido por um válido. Nada mais indicado do que aquele que anda a levantar a voz ( tarde e ciente do erro estratégico que cometeu ao ajudar estes espertalhaços a chegar ao poder ) para apontar o que não anda bem nesta governança.
Là está, Cavaco é favorável á exploração do cavalo ao máximo, mas não vai ao ponto de o deixar morrer como querem estes idiotas que o povo portugues teve o azar de escolher nas ultimas eleições.

Carlos disse...

Uma mentira muitas vezes proclamada torna-se em verdade inquestionável.

Anónimo disse...

O homem fez tantas asneiras, saiu do poder há 16 anos, e porque razão os iluminados (socialistas) que o substituíram não conseguiram mudar o rumo das coisas mas sim levar o barco ao fundo????

Mário disse...

Pois é Orange, oranginha! A verdade dói. Mas a história vai registar o gigantesco flop que foi e é este Presidente Economista de quinta categoria.
Foi um barrete e tâo bem enfiado que ainda há tansos como tu com ele enfiado até ao pescoço.
Agasalha-te, que o inverno está a chegar. É quando as derradeiras folhas caem e as árvores ficam nuas.

Muito Burro disse...

Este Cavaco não é o tal académico que nunca se engana e raramente tem dúvidas?
Expliquem-me, como se eu fosse MUITO BURRO, porque é que nos EUA investigaram e até chatearam muito o Clinton por mentir acerca duma Estagiária e em Portugal não investigam cabalmente o negócio as Acções do Cavaco no BPN, a vivenda da Coelha, etc, etc,???
Estará acima da Lei???

Anónimo disse...

Mário, obrigado pela crítica. É sinal de que me exprimi muito mal.

Pois fica sabendo que, apesar de "tanso", NUNCA enfiei o barrete do sinhô Silva.

A minha observação visava apenas o discurso pobre e pateta de um dos maiores obcecados (e inúteis) nacionais, Vasco Pulido Valente. Não é por ele AGORA parecer andar obcecado contra o Cavaco que vai merecer o eu entusiático apoio.

Cavaco foi o que foi, todos já o sabemos, mas podemos voltar a discuti-lo. Só que, da minha parte, não nos termos trauliteiros em que esta entrevista o faz.

Muito menos quando Cavaco até parece poder vir a ser, no momento tristonho e invernoso que atravassamos, uma inesperada fonte de racionalidade e bom-senso, se não mesmo a ÚNICA (!), na tormenta que nos assola.

Espero ter agora conseguido ser menos dúbio.

Cumprimentos,

Orange, a TANGA.

Anónimo disse...

A corja socrática no seu melhor quem lê e os ouve calcula ou fica com a sensação que não estiveram no governo. Ao menos reconheçam os erros que cometeram e foram muitos o maior deles termos tido um aldrabão encartado durante 6 anos como pm

Orange, a tanga disse...

E a trampa pintelhosa no seu pior...