terça-feira, novembro 06, 2012

“É urgente que o Presidente da República faça prova de vida”


• José Vítor Malheiros, E se Cavaco Silva estivesse incapacitado? [hoje no Público]:
    ‘(…) numa situação de extrema gravidade como a actual, apenas comparável a uma situação de guerra, onde à crise financeira e ao brutal empobrecimento de toda a população se somam uma crise política e uma crise de confiança sem paralelo nas instituições democráticas, seria natural e conveniente que o Presidente aparecesse e falasse. No entanto, Cavaco nem fala nem aparece. (…) Seria natural que se dirigisse a jovens, a empresários e a desempregados, incitando-os a não desesperar e a apostar nas suas capacidades. Seria natural que se multiplicasse em contactos na União Europeia, avançando as suas dúvidas em relação à austeridade, que nos últimos tempos até têm vindo a ganhar adeptos. Seria natural que o Presidente nos dissesse também alguma coisa em relação ao orçamento de 2013, que os economistas consideram uma pilhagem sem precedentes nos seus instrumentos, um exercício de mistificação nos seus pressupostos e uma fraude nas suas conclusões. (…)

    O que se passa com Cavaco então? (…)

    Estamos actualmente a viver um PREC da direita, não legitimado pelo voto, apostado em destruir o Estado social que levámos quatro décadas a construir e em privatizar o máximo de património do Estado. Um PREC apostado em conseguir um empobrecimento dos trabalhadores, para aumentar a margem de lucro das empresas e reduzir a capacidade reivindicativa da população. Um PREC disposto a reduzir a democracia a uma mera formalidade, de forma a garantir que esta gigantesca transferência de recursos para uma minoria não terá oposição.

    Neste pano de fundo, seria bom poder contar com alguém que assumisse como sua responsabilidade garantir a democracia. Será possível que Cavaco não o queira fazer e que, apesar de alguns tímidos protestos, se sinta totalmente sintonizado com o delfim Passos Coelho e a sua destruição do Estado e da democracia? Talvez. Mas é também possível que não o possa fazer por razões de saúde - o que explicaria algumas intervenções incoerentes (lembram-se das pensões?) e a razão por que a insólita forma de comunicação preferida do Presidente da República passou a ser o Facebook.

    A questão é que, numa situação de crise como a actual, os cidadãos têm o direito de saber se o Presidente é, ou não, capaz de assumir responsabilidades pesadas como poderão ser a demissão do Governo e as negociações para a formação de um novo executivo. (…)’

15 comentários :

Anónimo disse...

O problema é que a pastelaria da av. de roma ja fechou portas, o lima foi afastado e o alvarez já não é mesmo.Alguma compreensão por favor.

JAbreu disse...

Já tinha ouvido alguns boatos de que Cavaco Silva estaria com Alzheimer: No entanto, foi sempre tudo na base da conversa de café, ou seja, com validade praticamente nula. Agora pelos vistos, a coisa começa a ser insinuada na comunicação social.

Anónimo disse...

Tenho lido a Camara e o que se passa é deveras , aos meus "olhos", mau de mais para ser verdade.

Tenho dito aqui variadissimas vezes - o problema não é a garotada, mas sim o dr. Anibal.

Enquanto, o dr. Anibal, não meter baixa da Caixa e sugeitar-se a uma junta médica, nada feito.


Passamos a vêr a ordenha das vacas.

Não vai lá com a fisga ou arco e flexa.

esta garotada consegui fazer aquilo que não feito na "politica de "terra queimada".

É verdade

As medidas que anunciam é para 2018!!! com a assinatura do PR, previselmente

Zé Faroleiro - escrito em passo de corrida

Anónimo disse...

Como se repara, o PR não anda sempre acompanhado da Esposada - por tudo o que é sitio - a tirada em relação a ASAE - não mostra descernimento das funções.


N ranking está atraz do Almirante Thomaz.

É preocupante, na verdade.

A soluçao, passa pela eleição de um Presidente da Republica, corre-se o risco de ser o mesmo - e se for...paciencia

A ASAE, é orgão importantissimo, não merece a "figura triste" que lhe fizeram

Zé Boné

james disse...

Ainda que possa estar incapacitado, não acredito na tese de que o PR renuncia ao mandato.

Seria uma situação demasiado "democrática" e inovadora para um país "do faz de conta."

O PR vai exercer o mandato até ao fim ainda que "preso por arames."

Anónimo disse...

O Prof Ferreira do Amaral o que vem dizendo é o senso comum - não é senso comum - para a garotada e para o sr Prof dr. de Economia - por muito estranho que possa parecer.

O José Seguro, como figura emblemática do PS (não havendo outro), não devia a ir a reuniões fora do PS (reuniões com o PR e Governo) - sabem o que estou a dizer, não é?

Já achei mal - que o Mario Soares deu imagem aquele "manipulado" CE.

O CE é orgão para se discutir coisas importantes, não é?

E foi isso que aconteceu? a meu vêr, não . baralhou-se as cartas e marcou-se o trunfo Paus.

É muito pouco.

O que é que serviu o CE? podem-me dizer

Prof Dr. com mestrado em King


Zé Boné

Anónimo disse...

O que pretende a "elite" do psd- Catroga, o Mira Amaral, a Ferreira Leite, etç. etç. é passar a bola ao José Seguro,para virem depois que a culpa é do PS.

E não vai ninguém preso neste m preso nesta maioria?

então sim, o Seguro e o PS assumem a bagunça e dos negócios privados defendendo ointeresse Nacional e acima de tudo - As Pessoas.

O Trabalhador é a maior riqueza que pode ter um País - O Trabalhador,não pode ser visto com despesa, mas sim, um investimento


Foi assim que me ensinaram

Um empresário responsável ( não e um empreendedor - coisa nova - é de jogador da Bolsa, só pode) não faz despedimentos por "uta e meia" - custa-lhe dinheiro.

Para esta "rapaziada" interessa-lhe o trabalho à jorna e as sopas de cavalo cansado.

Convenhamos - este não é o meu País

Zé Boné

Anónimo disse...

"Cavaco nem fala nem aparece. (…)" diz o Malheiros.

Isso não, tirem a vontade de jantar, ou de almoçar.

Por amor de Deus, deixem-me comer a sopa de feijão carrapato, ao menos, nesse período, dão-me sossego.

Zé Faroleiro

Anónimo disse...


O Sr. Presidente da República Dr Cavaco Silva falará quando for necessário e não quando a cambada socrática quer e deseja. Temos pena.

O Farsola de Massamá disse...

É curioso, para mim o gajo calado causa muito menos prejuízo ao País.
Se o gajo é o responsável número UM pela situação a que chegámos, pela sua atuação como 1º ministro e agora como alegado presidente, querem que o gajo fale para quê?
Para bolsar mais merda?

Anónimo disse...

RIGOROSAMENTE A NÃO PERDER:

Os fantasmas por LMC

Apenas um excerto...

P.S.: Permitam-­‐me a assumpção da mea culpa. Critiquei aqui violentamente José Sócrates. Mantenho o que disse. Mas hoje, comparando-­‐o com esse garotelho sem qualquer arcaboiço para governar chamado Passos Coelho, reconheço que é como comparar merda com pudim. Para Sócrates, obviamente, a metáfora do pudim. Sinceramente, nunca pensei ter de escrever isto.

Anónimo disse...

eu só gostava de saber se vai ser preciso ver a criatura a babar-se em público ou a tropeçar nos próprios pés para que se perceba o que se está a passar.

só tenho uma curiosidade. não existe nada na lei para quem desempena cargos de responsabilidade pública? algo que obrigue à renúncia do cargo por manifesta incapacidade intelectual?

claro que no caso desta criatura a incapacidade intelectual já era anterior ao alzeimer, mas agravou-se com a doença!!!

Paulo Peixeiro da Cruz disse...



Cavaco hoje, como Vasco Gonçalves ontem: não esperem que ele renuncie por sua vontade!

Só o poder da RUA o pode devolver ao Lar de Boliqueime.

É o maior patife de toda a quadrilha e é o primeiro a ter de zarpar. Mas não vai lá sem um empurrão seco e brusco. Depois dele, a fantochada alarve cai toda como um casebre de cartas.

VAMOS DIZER-LHE ISSO, BEM ALTO E LÁ EM "SUA" CASA, MESMO NO DIA DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL, JÁ NO PRÓXIMO 1º DE DEZEMBRO!


CAVACO, RUA!

Anónimo disse...


Sr Paulo Peixeiro da Cruz:

Realmente deve andar de olhos fechados pois a quadrilha que infelizmente tivemos no poder em Portugal entre 2005 a 2011 coseguiu destruir o país e tem nome:canalha socrática que já deveria ter sido responsabilizada criminalmente pelos diversos crimes cometidos, aliás o principal responsávelaté fugiu para Paris não fossem as coisa dar para o torto e ir dentro, mas enfim de gente como esta canalha não se pode esperar muito mais.

Jacinto Leite Capelo Rego disse...



Não salves tu a tua peida, não...