segunda-feira, agosto 19, 2013

Acerca do emprego sazonal no turismo

Barbárie no Egipto provoca diminuição do desemprego no Algarve

O Egipto e outras regiões que costumam acolher turistas não são neste momento destinos aconselháveis. O Algarve tem beneficiado com isso.

Certamente relacionados com esta alteração nas rotas do turismo, os dados agora conhecidos do IEFP revelam um decréscimo de desemprego no Algarve (uma queda mensal de 6,9% e uma descida homóloga de 1,4%), divergindo do que acontece no resto do país, em especial no Alentejo, no Centro e no Norte. A diminuição do desemprego tem ocorrido em sectores como a restauração, a hotelaria e serviços diversos — predominantemente em áreas ligadas ao turismo.

Parece assim ser indiscutível que esta quebra no desemprego se deve ao turismo — e que se reveste, por isso, de uma natureza sazonal.

2 comentários :

Anónimo disse...

Nonetheless, it's good while it lasts!

Anónimo disse...

Não é só o turismo!

Perguntem ao IEFP quantos desempregados foram riscados da lista por estarem a fazer formação profissional e plano ocupacionais em câmaras, empresas municipais e IPSS.

Só para ficarmos com uma pequena ideia, no centro de emprego de VRSA há mais de 500 desempregados em programas ocupacionais.

É fácil maquilhar os números não é verdade?