sábado, setembro 21, 2013

“A desvergonha é ilimitada”

Afectos para dar e vender: alfacinhas, cuidado, ele ataca por trás

• Vasco Pulido Valente, Sem limites
[hoje no Público]:
    ‘(…) o sr. Seara não tem com certeza vivido em Portugal e, por isso, caiu do céu num estado de inocência e de ignorância que deixou Lisboa de boca aberta. Um destes dias, saí de casa e, olhando para os cartazes da criatura, julguei que se tratava da provocação de um milionário louco, como nos filmes de 1930. Mas, pouco a pouco, acabei por me convencer de que a coisa era a sério.

    Os cartazes do sr. Seara, que o CDS e o PSD, os partidos do Governo, autorizaram e apoiam, prometem só isto: "estacionamento gratuito para residentes em qualquer zona da cidade"; "manuais escolares gratuitos para todos" (uma promessa ambígua, que tanto pode incluir os manuais do 1.º ciclo como os manuais de Biologia ou de Medicina); "residências sociais para os mais carenciados"; "túnel no Saldanha (eixo central)"; "brigadas permanentes de limpeza" para garantir que Lisboa se torna num sítio muito "limpo", presumo que gabado na Europa pelo seu asseio. Estas promessas do sr. Seara ou são absolutamente inviáveis (como o "estacionamento gratuito para residentes", por exemplo) ou sintomas de uma megalomania patológica (o túnel do Saldanha), que é um perigo para o cidadão desprevenido.

    António Costa conseguiu ao fim de muito tempo e de muito esforço reduzir a dívida da Câmara de Lisboa e chegar a uma situação financeira sustentável. O "programa" de Seara (se merece o nome) iria numa dúzia de meses criar uma nova dívida muitas vezes superior à antiga. Mas parece que ninguém lhe chamou a atenção para esse ridículo pormenor; e nem o CDS e o PSD se importam que ele faça uma campanha destinada a arruinar o Estado e a ludibriar o eleitorado. Esta prática não escandaliza agremiações que por ela sempre manifestaram uma especial preferência. Só não se percebe como, no meio do regabofe estabelecido, o Governo ainda arranja coragem para "cortar" dez por cento aos pensionistas do Estado e aos pobres reformados do "regime geral". A desvergonha é ilimitada.’

9 comentários :

Anónimo disse...

o PPC, mentiu e mente descaradamente e lá anda a (des)governar Portugal caloteiro !

Anónimo disse...

é de morrer de vergonha!

Fernando Romano disse...

Seara é o líder de um bando.

São bandos! Aliás, este partido nasceu como uma associação de bandos; Sá Carneiro só não conseguiu associar o bando CDS, que ao PSD está, mesmo assim, vinculado. Uma frente de bandos. Nas associações políticas de bando o que liga os seus sócios não é a "entidade genérica de uma Coisa Pública, a ideia de uma Comunidade a quem todos servem. No espírito de bando, a força agregativa que mantém cada sócio na sua vida rapinante de companheirismo é a dedicação à pessoa do respetivo chefe, a quem há o dever de servir em campanha, com o direito de quinhoar [neste caso] nos esbulhos da pátria, nos despojos dos saques". António Sérgio escreveu que na associação de bandos "Não há ser transcendente cuja lei se imponha, ou representação coletiva cuja tradição vigore, para esse caso especial: há compromissos entre indivíduos, cujos vínculos são pessoais". A direita portuguesa foi sempre uma associação de bandos.

Para estes bandos do PSD, o poder em Portugal é, hoje mais do que nunca, a única mesa farta que urge ocupar para se banquetearem, a si e aos seus familiares.

Pode parecer paradoxo, mas o grande Chefe destes bandos há uns anos a esta parte é o actual Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva: o moderno António de Faria, agora de uma miserável, cobarde e ascorosa Peregrinação, a do fartar vilanagem, que se iniciou em 1985. Foi ele que os ajuntou a todos. Cavaco Silva, o ajuntador de bandos!

O nosso País está entregue às suas aventuras, cujos sócios se encontram por todo o lado, da imprensa à justiça, das autarquias ao poder central, e também por muitos estabelecimentos de ensino superior e nos grandes grupos económicos.

Este PSD não tem ponta por onde se lhe pegue, está divido em bandos e engana-se quem ainda alimenta a esperança de que uma eventual ala social democrata o venha a reganhar. José Pacheco Pereira bem pode pregar, angustiado, para o interior deste partido... Este PSD vai destruir-se e deixar-nos na mais dramática miséria.

Marco António, sabendo disso, já está a marcar o seu terreno, sinalizando a este partido de bandos que ele é o futuro grande chefe - para estilhaçar esta associação de malfeitores da Coisa Pública. Assim o espero.

Anónimo disse...

E é este o nosso fado...

http://www.youtube.com/watch?v=kLW2GYfgdxs

Jorge Carvalheira disse...

Fernando Romano:
É assim que falam, sempre falaram, em Portugal, os cidadãos de pensamento esclarecido e ilustre.
Já o eco que encontraram é uma outra questão!

Anónimo disse...

Fernando Romano, peço-lhe que crie um Blog para expor as suas ideias, pois os seus comentários que vejo por aqui e no Jumento são mesmo do melhor!

jose neves disse...

Tão cúmplice e desenvergonhado é o malfeitor como aquele que lhe deu a mão e ajudou a ter condições para cometer as malfeitorias.
vpv, tal como mst e outros experts políticos foram contribuintes liquidos para a actual situação do país.
Até o diabólico empresário angelo empregador e criador da criatura já se armou com colete de salvação para fugir do barco roto e continuar a representar a rábula de rato grande.
vpv não está só, está bem acompanhado por vasta companhia de sem vergonha.

Ó Romano, que raio de lucidez é essa que pensa que o mac, aquela pérola que obrigou passos a ir e mergulhar no pote de cabeça enterrando o país como se constata, é a pessoa capaz de de "estilhaçar" o bando de malfeitores?
O que Romano diz é que é preciso uma raposa para acabar com o galinheiro.
É provável que o mac(ozinho)esteja a preparar-se para o pós-passos mas isso é só para fazer a ponte entre o que está e a continuidade. E provavelmente para voltar a fazer o tandém com o menezes e como vice-reis do norte invadirem e expulsarem os mouros de 2ª geração de Portugal.

Anónimo disse...

Marco antónio costa é mil vezes pior que passos. Porque é velhaco, trapaceiro e está pura e simplesmente a cagar-se para a ideologia. Quer é encher-se e encher os amigos e os que lhe pagam o frete, á custa dos nossos impostos.
Mais um escroque do partido dos escroques.Espero que tenha um fim digno de relvas .

Anónimo disse...

essa do Costa ter garantido a redução da dívida é de rir ás lágrimas.
Já agora, explique lá as linhas mestras de tal feito...