sexta-feira, abril 04, 2014

Complexo de Napoleão

«A minha opinião é muito semelhante à de Alexander Hamilton», atirou vagarosamente Vítor Gaspar no Fórum das Políticas Públicas, para assim se demarcar dos subscritores do Manifesto dos 74, que sustentam a inevitabilidade da reestruturação da dívida. Hamilton viria a morrer num duelo com Aaron Burr, então vice-presidente dos EUA, anos depois de ter sido o primeiro secretário de Estado do Tesouro.

É muito questionável a transposição mecânica da situação norte-americana do século XVIII para a Europa dos nossos dias, como avisam Francisco Louçã e Pedro Adão e Silva. Não se atrapalhando com minudências, Vítor Gaspar continua, agora nos EUA, a sua cruzada em defesa dos credores, brandindo o legado do malogrado Hamilton.

O encantamento do antigo ministro das Finanças por Alexander Hamilton surgiu, disse ele, depois de ter fugido do Governo, em Julho do ano passado, momento em que entendeu que «seria mais seguro» dedicar-se ao estudo de uma personalidade da história norte-americana. E avisou ao que vinha: «quando alguém mantém uma posição durante um par de anos é teimoso, quando a mantém por 20 anos é persistente, por mais de 50 anos é sábio e eu estou a caminhar no sentido da sabedoria.»

No meio desta história admirável, só é surpreendente que o recrutamento de dirigentes do FMI não contemple sequer um simples teste psicológico.

4 comentários :

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=tV22cBIO5_Q

Anónimo disse...

Pois, lá dizia o Albert Einstein:

"Insanity: doing the same things over and over again and
expecting different results .

Isto deve ser demais para o teimoso, persistente e burro Gaspar...

jose neves disse...

Desgraçado de país que tenha de gramar alguma vez com "estudos orçamentais do fmi" saídos da cabeça deste convencido que pensa que ser teimoso como os burros é o caminho para chegar a sábio.
O homenzinho padece da doença do místico: de tanto pensar e olhar para o céu às tantas, alucinado, está a ver deus e a falar com ele.

Anónimo disse...

Por que carga de água e que o FMI devia fazer um teste psicológico ao nosso querido Gaspar se eles são iguais e acham a criatura normal?!