segunda-feira, maio 26, 2014

Encruzilhadas da social-democracia europeia

• João Galamba, Encruzilhadas da social-democracia europeia:
    «(…) No contexto europeu, não podemos dizer que o PS fique mal na fotografia. Não só venceu, como tem uma percentagem de votos superior à média dos partidos da mesma família política. Mas isto diz-nos mais sobre a crise da social-democracia europeia do que sobre a vitória do PS.

    Em Portugal, PSD e CDS foram rejeitados por uma enorme maioria do eleitorado. E o PS fez história ao ter vencido a direita coligada. Mas não podemos dizer que o PS tenha tido uma vitória histórica, longe disso.

    É hoje evidente que existe um largo consenso na sociedade portuguesa de que o país precisa de uma mudança. Mas, olhando para os resultados destas eleições, também parece evidente que o PS ainda não está em posição liderar essa grande maioria, sobretudo quando os partidos que mais crescem - o PCP e o MPT - são, de forma diferente, anti-poder, e portanto anti-PS.

    O país rejeita o governo e deseja uma alternativa. Mas ainda não acredita que essa alternativa exista. Se estes resultados se repetissem nas legislativas, o país que rejeita o governo ficaria condenado a vê-lo regressar, aliado ao PS, num bloco central frágil e inconsistente, que só poderia ter efeitos negativos para a democracia portuguesa. E que teria certamente resultados desastrosos para o PS.»

34 comentários :

Anónimo disse...

Grande vitória! 3% de diferença em 3 anos de austeridade. Com soirte para o ano ficam 4% à frente do Governo.

Deem a facada ao Tozé pf e ponham o António Costa à frente do PS.

Anónimo disse...

O PCP nem é nem anti-poder nem anti-PS.

O PCP é anti-tratado orçamental europeu e caminhos do género. mas isso também vários militantes e apoiantes do PS são. não são é militantes e apoiantes como os Costas, os Assises (outra esperança para sg) ou os Correias de Campos.

Anónimo disse...

Ouço declarações de F Rodrigues a dizer que não há razão para Seguro não continuar. Eu digo que o que vai continuar é o desmantelamento do país.... e se o PS não se apressar, vai levar uma bordoada nas legislativas pior que o PS francês .

Anónimo disse...

Ponham lá o Costa ou outro qualquer e não tenham maioria absoluta que nós tiramos-lhes logo o tapete debaixo dos pés e ajudamos a direita a alçar-se ao poder. Nisso é que somos bons.

Gargonar disse...

O pcp é claramente anti-ps. Dizer o contrário é mentir ou ser ignorante.

ECD disse...

.. pois, mas com o Tozé o PS não tem "rins" para liderar o que quer que seja.

Os desempenhos do Tozé na liderança têm sido maus. Como não galvaniza e não tem uma ideia mobilizadora, não tem um rasgo de liderança. Por junto, até agora fez como líder nada!

Anónimo disse...

Pelos vistos a confusão já está instalada no PS. Ouvi o Seguro dizer que vai votar a moção de censura do PCP... a bem da coerência, informa. Agora ouço Ferro Rodrigues a dizer que a moção do PCP, pela oportunidade é um erro estratégico e que vai facilitar o governo e a atuação do PR . Haja alguém com competência que avance.

Anónimo disse...

O PCP é anti-europa. Mas gosta de lá ter poleiro. Anti-poder? O que eles gostam é da Coreia do Norte!

james disse...

Lamento.

Este é um dos textos mais pobres que li do João Galamba em que nem sequer fala no calcanhar de aquiles do PS: o aparelho; ontem tão fanaticamente defendido por Francisco Assis, às 20 h, no Altis.

ignatz disse...

oh meu! o pcp não quer governar, quer mandar nos governos, mas 9% é curto. o muro caiu há bués e ainda não aprenderam o que é democracia.

mudando se assumpto, hoje, o seguro levantou-se mais cedo e foi a correr para a tsf dar uma entrevista patética, gritar vitória, pedir eleições já e uma treta qualquer sobre a moção de censura ao governo que o pcp vai apresentar, que não está de acordo, mas que vai votar sim, pois, talvez, logo se vê. deve estar a cair na realidade e que com 30% não passa do verão.

Anónimo disse...

O Costa, está à frente da CML, é mais importante, não acham?

Anónimo disse...

Recebi E-mail, a informar que a garotada entrou em transe e vai demorar que a rapaziada acorde...se é que acorde.

O Lima é o avançado cobiçado pelo Porto?

Ainda vamos levar com as "bifaninhas" do costume

Zé da Adega

Anónimo disse...

Confesso que hoje acordei angustiada com tudo o que começou a acontecer ontem.Acordei de um pesadelo e tive logo a notícia, através da TSF meu despertador diário,de que Seguro vai apoiar a moção de censura que PCP vai apresentar. Ok, pensei, haja alguém na esquerda que dá o braço a torcer e dá o exemplo para que haja algum consenso(sinho que seja), começando agora. Porém , logo de seguida , ouço o mesmo Seguro dizer que é uma moção que não resultará em nada e será um frete ao Governo.Fiquei estarrecida com tamanha incoerência. Alguém com juízo que nos acuda, depressa, por favor!

Anónimo disse...

Se o PS continua neste caminho de que o resultado não foi tão bom como se esperava mas não se discute lideranças, vou , definitivamente, esquecer o PS para o futuro. Fartinha de enfrentar amigos e outros na defesa de quem não merece!

Anónimo disse...

Está na hora de discutir a liderança no PS.

O palavreado de Alberto Martins e de Ferro Rodrigues é de mera circunstância.

Quanto ao palavreado do militante base José Sócrates, no mesmo sentido, percebe-se que não podia ser outro. Sócrates, felizmente, não é igual a Santana Lopes e não anda por aí a criar engulhos, muito menos a Seguro.

Compete, sim, ao Secretariado Nacional e à Comissão Política do PS, retirarem as devidas ilações e que o façam urgentemente.

P.S.: a circunstância de Seguro ter afirmado apoiar a moção de censura do PCP é um mero "fait divers".

Anónimo disse...

Tão cândido o Seguro nesta foto.

Até parece que tinha mamado há instantes atrás a hóstia...

templario disse...

Anónima das 04:00:00,

Tem razão. O PS deve demarcar-se rapidamente da moção de censura a apresentar ao governo pelo PCP. O PS deve aproveitar esta oportunidade para desmontar esta deriva altamente oportunista do PCP, atacando-o de frente, na praça pública, retomando o que aconteceu nos anos anteriores a 5 de Junho de 2011, quer erguendo bem alto as políticas progressistas dos anteriores governos quer colando, de forma determinada e inequívoca, o PCP à tragédia em curso. É uma excelente oportunidade para o PS ajustar contas com o PCP e alertar o eleitorado.

------

Anónimo disse...

Sou militante do ps e votei Marinho Pinto (e conheço mais 3 que fizeram o mesmo). Se o ps não se mexer e mudar a liderança, mas legislativas votarei novamente MP (ou MPT ou o que for). É só para informar.

OLimpico disse...

Votei na Equipa apoiada pelo PS, mas, estive muito perto de votar Marinho Pinto.A vontade de correr com o GANG, foi mais forte, no entanto, aconteceu o que temia...Lêda e triste madrugada...
António Seguro, deve meditar e com coragem tomar uma atitude!!
Ontem, mais uma vez disse....e voltou dizer....( Moção de censura) Já chega de avançar e recuar e voltar a avançar....Imaginem que o PCP ( que lançou a censura para encravar o PS) que no texto diz "coisas" impossiveis ao PS ?
Mais uma precipitação!!!

Enquanto é tempo olhem o exemplo do PSOE, aqui bem perto. Quem vos avisa....

arebelo disse...

Desde a estratégia que ignorava cobardemente os ataques,calúnias e mentiras dos direitolas parlamentares ao Governo de Sócrates sem qualquer resposta ou desmentido ,até á agora seguida nestas eleições em que não foi dado relevo aos roubos doa pensionistas,reformados e funcio ários públicos em favor do IVA na restauração,temos um PS em vias de liquidatária e totalmente à deriva,como se não bastasse o que vem da Espanha,França e Grécia!De facto o enorma banzé com a miserável votação obtida nestas eleições,diz bem da insânie a que chegou a pandilha do Tó Zé,um enorme "tótó"sem carisma nem crédito,só e apenas a outra face do laparoto.

Fernando Romano disse...

O PS teve mais votos que a direita parlamentar e isso é de realçar.

Foi também uma derrota aparatosa da imprensa vendida e respetivos lacaios.

O resultado do PCP, atendendo à elevada abstenção, e à aposta oportunista que fez na queda do anterior governo, não é uma vitória como a tentam cantar.

João Galamba está equivocado quanto ao PCP. É mesmo um partido de poder.

Apesar de mais de 70% dos portugueses que foram às urnas terem votado contra este governo, o futuro ficou mais confuso.

Num contexto favorável, a esquerda parlamentar perdeu as eleições (não chegou aos 50%). Em linguagem maoísta, o povo está baralhado, não consegue distinguir o "inimigo" principal do secundário. Convenhamos que não é fácil.

Francisco Assis, cujos resultados não o deixam assim tão bem na fotografia, assumiu ontem o papel de perfeito de uma guarda pretoriana de AJSeguro. Só eu sei quanto aprecio este Tribuno! Mas não tem perfil para se bater com esta direita radical.

Não há que esconder. Os portugueses anseiam por um novo candidato do PS a primeiro-ministro. António Costa deixou de ser para mim, desde aquela cena no Rato, uma alternativa.

Só há duas alternativas ganhadoras no PS: ou Sócrates ou Carlos César. Ou o Zezito ou o Carlitos.

Evaristo Ferreira disse...

Para mim, o resultado do PS, foi uma vitória de Pirro. Os simpatizantes do PS não acreditam em Seguro, preferiram Marinho Pinto uns, e outros votaram em branco ou rasuraram o boletim de voto. O PS tinha a obrigação de ter acomodado o descontentamento que o povo sente pelo desgoverno de Passos Coelho e Paulo Portas. O PS de Tozé Seguro não conseguiu a confiança dos Indignados, dos Reformados e dos Funcionários Públicos, nem dos desempregados de longa duração. Seguro é incapaz de ter a confiança de todos aqueles que têm sido vítimas deste Governo. Para bem do país, do nosso sistema político e de um futuro melhor, é urgente que a liderança do PS seja substituída. Com gente desta, a Nação vai entrar num ciclo de regressão política, económica e social. Vamos fazer uma longa travessia do deserto.
Haja alguém capaz de promover a necessária MUDANÇA.

Anónimo disse...

o PS acabou quando aceitou governar com o PSD, que lhe ia aprovando os PECs até lhe puxar o tapete.

o PCP pelo menos é coerente. o PS é queijo limiano, é abstenção violenta.. tretas.

Anónimo disse...

Templário, progressistas, tipo o código do trabalho do bagão piorado por vieira da silva ou a entrega de gestões hospitalares ao gang do bes ou o tratado de lisboa?

são loucos, dorgados ou bêbados.

Anónimo disse...

o seguro ganha as eleições, a direita acaba de ter a pior votação histórica de sempre, nunca estiveram tão baixos, mas por cá e pelos comentários fala-se nas culpas comunistas e buscam-se ideias de blocos centrais.

Anónimo disse...

Sou amigo do Marinho Pinto, contudo, votei PS

Zé da Adega

Portas e Travessas.sa disse...

O mentiroso do pedrocas, nem com a "pide" por detráz - levou uma cabazada, conforme disse o TV MARCELO - nem foi preciso dar um mergulho o caneiro de Alcantara - toda a gente viu os resultados

Tenham Vergonha - a direita já não serve -

Pirolito

Rosa disse...



Concordo com Fernando Romano: ou Sócrates ou Carlos César...eu preferiria o primeiro.

jose neves disse...

O pcp é anti-poder? Quando, onde, como? O pcp aparenta ser anti-poder e apenas protesto aos desatentos pois quer ser poder total, totalitarista. O pcp quer o poder todo e é por isso que luta infiltrando-se e minando o sistema democrático. Entretanto vai protestando apenas enquanto parasita a democracia colocando os aparathick e a nomenklatura na Europa, no Parlamento, nas Cãmaras e nos Sindicatos: a guerra com Sócrates e M.L.Rodrigues começou quando estes correram com metade dos 1200profes que infestavam os sindicatos fazendo trabalho partidário. Esta máquina do pcp está intacta e a parasitagem é maior quanto mais votos e os apparatchiks penetram no aparelho do Estado.
Estou em concordar com o Templário acima. Já é altura de o PS, com base no seu legado digno, todo, inteiro, incluindo o mais recente de que só tem motivos de orgulho, voltar-se para a direita e para a esquerda e denunciar-desmascarar o embuste que é a extrema-esquerda, ainda mais disfarçada, mais oculta e pior que este em curso da extrema-direita.
Mas para isso precisa realmente de um SG capaz e combatente, corajoso e inteligente, intuitivo e forte politico-ideológico.
O A. Costa parece não ter o carisma de um Sócrates mas é estilo "água mole em pedra dura" e sabe pegar os problemas pelas pontas até os cercar e eliminar. O pcp teme-o: veja-se a greve do lixo e a campanha maldizente dos militantes. Afinal ele deu uma varredela neles na CML onde não ditam nada. O A.Costa é, possivelmente, a pessoa indicada para, fazendo consensos pontuais, paulatina mas consistentemente, levar o PS e o país ao lugar certo com menores custos, alargando o bem-estar e a classe média e com isso atirar os extremos para as pontas onde se iria extinguindo pelo efeito de ponta, como na electricidade.

Anónimo disse...

que orgulho o de josé neves nuns socialistas ao estilo tatcher quebrando a espinha aos sindicatos.

deve ter sido por isso que ontem o primerio ps a falar foi o joão proença.

Anónimo disse...

está aí muito comentador zangado com os comunistas por eu ter dito que o PCP não é anti-ps nem anti-poder.

não os vejo é zangados contra o Tratado orçamental, o tratado de Lisboa ou o pioramento do código Bagão feito pelo vieira da Silva.

Um gajo dá-vos ideias para debater e vocês agarram-se às pessoas, cambada de bazarocos em busca do poder pelo poder.

Anónimo disse...

Eu gosto destes militantes do PS que orgulhosamente votaram no trango populista e de direita, que entre outras coisas é anti aborto e anti casamento gay.

Anónimo disse...

ó comuna, o PCP não é outra coisa que anti PS. Sem o PS regressavam à clandestinidade. Vivem barricados! A busca do poder pelo poder é a agenda do PCP, porque se amanhã ganhassem uma eleição (o que nunca aconteceu nem parece que vá acontecer) não sabiam o que fazer com ele! E isso é a forma mais pura de busca do poder pelo poder!

Anónimo disse...

Meus amigos eu compreendo a necessidade do Tó Zé ser posto borda fora, mas...É PRECISO PRIMEIRO QUE ALGUÉM SE CHEGUE Á FRENTE!
E pelos vistos, nestas circunstancias, com o país no estado em que está, ninguém se quer arriscar.
Estamos mesmo condenados a uma noite muito escura para as próximas décadas ...