quarta-feira, fevereiro 25, 2015

Sousa Tavares e o julgamento de Sócrates na praça pública


Segunda-feira, 23 de Feveiro, no Jornal da Noite da SIC

    Clara de Sousa — Boa noite, Miguel. Em relação a esta parte que partiu de José Sócrates [violações do segredo de justiça], ele tem razão na queixa que fez?

    Miguel Sousa Tavares — Basta ler o Sol, o i e o Correio da Manhã todos os dias para perceber que ele tem razão. De facto, a fuga do segredo de justiça é banal, mas é pior do que isso: não se limitam a canalizar factos que estarão no processo, mas canalizam as suposições do Ministério Público. Ou seja, a acusação está a ser feita nos jornais por violações do segredo de justiça. (…) O prejuízo que quer ser causado, está causado. Ou seja, antes de haver acusação formal, antes de haver pronúncia, antes de haver julgamento, José Sócrates já foi julgado na opinião pública, na praça pública, graças à violação do segredo de justiça, que é escandalosa, que é pura e simplesmente escandalosa. Aquilo que tem acontecido é escandaloso, quer da parte dos jornais que se prestam a esse serviço, quer da parte dos que fornecem as informações — mais do que informações, como dizia o advogado de Sócrates e com razão, as opiniões aos jornais.

7 comentários :

Anónimo disse...

(A)Normalidade!

Na imprensa, nos blogues, no comentário em geral, existe uma corrente de opinião que se tem esforçado imenso por transmitir a ideia de que a face mais mediática da Operação Marquês ( a indiciação por corrupção no exerciico de funções e a prisão preventiva de um ex-PM ) é um caso NORMAL da justiça.

O corolário desta tese é que se deve deixar a justiça seguir o seu curso com toda a normalidade como se nada de extraodinário estivesse em causa.

Ora não é assim! Tudo isto é simplesmente extraodinário !

Qualquer pessoa minimamente informada sabe que a detenção por corrupção de um ex-PM é uma raridade ( não sei mesmo se não será caso único na Europa...) ! Além disso, JSócrates foi eleito por duas vezes com o voto de centenas de milhar de portugueses. O minimo exigivel face ao respeito que as instituições democráticas devem aos eleitores, seria o esclarecimento logo no primeiro instante da culpa que lhe é imputada. Agindo como tem feito, a justiça cultiva uma dupla desconfiança que tem alastrado como mancha de óleo: na fiabilidade dos politicos e na credibilidade da própria justiça ! Ou seja: nas instituições basilares da democracia e do estado de direito ! Daí a perplexidade: quem considera este processo NORMAL, defende o quê, exactamente ?!
Esta a questão que MST poderia enfatizar.

JRodrigues

Anónimo disse...

agora vai finalmente haver muitos indignados se calhar dá partido

Anónimo disse...

Muito bem, JRodrigues! É isso mesmo.

Ar puro disse...



Tudo isto é uma VERGONMHA COLOSSAL!!!



TENHO VERGONHA DESTE POVO ANALFABRUTO, MAS MAIS AINDA DA SUA SUPOSTA ELITE, JAVARDONA ATÉ À MEDULA (que estranhamente existe sem espinha...)!

Harpic sólido disse...



Todo este caso TRESANDA!


PORTUGAL TORNOU-SE UM SACO DE RESÍDUOS HOSPITALARES ESPALHADO SOBRE A MESA DAS REFEIÇÕES!

Piloro disse...



NOJO INFINITO!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Rendo as minhas homenagens ao Jornalista raro, honrado e vertical, Miguel Sousa Tavares.
Um dos poucos que ainda tem uma base de amor pelo seu pais e de respeito pelo seu povo.