quinta-feira, outubro 22, 2015

Ó Carlinhos, qual é (exactamente) o problema?

Hoje no Diário de Notícias

José Sócrates deixou de ser primeiro-ministro em Junho de 2011. Em consequência, os seus assessores passaram à categoria de «ex-assessores» ou «antigos colaboradores». Cada um seguiu a sua vida.

De Sócrates sabe-se que fez um mestrado em Paris. Sabe-se também que arranjou emprego como consultor da Octapharma para a América Latina.

As escutas da Operação Marquês permitem-nos agora saber mais sobre a sua vida privada. Tendo-se consumido na governação do país, Sócrates não cuidou de estabelecer uma rede de contactos. Quando precisou de agendar reuniões no âmbito da sua actividade profissional, recorreu por isso a ex-assessores, que, pelo que se deduz, tinham ido trabalhar para o estrangeiro.

Estas reuniões de um ex-primeiro-ministro, agendadas por ex-assessores, mereceram a atenção da investigação — e, hoje, do Diário de Notícias: «a capacidade de contactos privilegiados deste antigo colaborador facilitava o trabalho de José Sócrates nos mercados da América Latina». Ou seja, Sócrates, já não sendo primeiro-ministro, é suspeito de… exercer uma actividade profissional. À primeira vista, o Diário de Notícias acharia melhor que Sócrates recebesse um salário e ficasse a banhos em Copacabana.

Ó Carlinhos, o ex-primeiro-ministro José Sócrates é suspeito (como o título da notícia sugere) — mas pode-se saber exactamente de quê? Coisas escusadas dão rédea solta ao desatino. Ou à pulhice.

ADENDA
    1. Está esgotado o enredo do telelixo do Correio da Manha. A suspeita do dia é a reprodução de uma conversa por telefone, na qual António Guterres, depois de José Sócrates lhe explicar as condições do seu emprego, exclama: «Arranjaste um bom tacho». É crime?

    2. Sabe-se que Sócrates se inscreveu para fazer o doutoramento na Science Po, em Paris. O i vasculhou o processo e afiança a pés juntos que o seu propósito seria doutorar-se em Nova Iorque. O delírio é do i ou da investigação? Seja em Paris, Nova Iorque ou Pyongyang, é crime?

12 comentários :

ignatz disse...

muito me engano ou ainda vai ser acusado de ter sido primeiro-ministro

Anónimo disse...

Isto é mesmo esgoto jornalístico. Mas há um aspecto que vale a pena notar.

A expressão de Guterres que o CM usa para o título da notícia (no site) é uma frase que todos compreendem como sendo jocosa. Agora o facto é este. Trata-se de uma frase proferida numa conversa gravada no âmbito de uma escuta.

Essa escuta só pode ser utilizada para o efeito da investigação. Ora, como se vê, a conversa não tem qualquer interesse ou relevância no plano criminal. Assim sendo, não só ninguém tem o direito de a utilizar como os visados têm o direito a que essas escutas irrelevantes - que são uma intrusão à privacidade dos visados - não sejam tornadas públicas.

Claro que o CM se está a kagar para isto, como é próprio do esterco em que vivem acantonados. Mas é mais um daqueles casos que dizem tudo sobre o respeito pelos direitos e liberdades dos cidadãos por parte de bandidos que se fazem passar por jornalistas - quando não passam de vendedores de papel e de publicidade.

Anónimo disse...

José Sócrates é SUSPEITO de ter sido Primeiro-Ministro de Portugal durante 6 anos.
Pelos vistos haveria muita gente que estaria em estado de negação (como estão agora com o futuro Governo das Esquerdas) e houve necessidade de meter o Ministério Público a investigar. E surpresa das surpresas, ninguém estava à espera, mas parece que foi mesmo e pode vir a ser acusado disso ! é genial !

Anónimo disse...

José Sócrates é SUSPEITO de ter sido Primeiro-Ministro de Portugal durante 6 anos.
Pelos vistos haveria muita gente que estaria em estado de negação (como estão agora com o futuro Governo das Esquerdas) e houve necessidade de meter o Ministério Público a investigar. E surpresa das surpresas, ninguém estava à espera, mas parece que foi mesmo e pode vir a ser acusado disso ! é genial !

Anónimo disse...

Isso mesmo, perante as fugas maciças que estão aí, com escutas 24h e vidas a nu, resta ao CC alinhar a desbunda, pondo a nu o cinismo cruel das acusações e a ridículo as alegações dos esbirros do processo.

Anónimo disse...

Recordo-me bem dos tempos de ignomínia da Pide, que chegou a expiar a vida privada do então presidente Craveiro Lopes, a mando dos ultras salazaristas, para o atacarem. Lembro-me dos nojentos pasquins mais afectos ao governo da altura injuriarem pessoas afectas à Oposição sabendo que estas não podiam defender-se. E lembro-me das escutas telefónicas e da violação de correspondência.
Simplesmente, nunca imaginaria que, 40 anos depois do 25 de abril, chegássemos a esta infâmia, ante a indiferença geral.

Anónimo disse...

E so para ver se ganha o Pulhitzer

Anónimo disse...

Inacreditável!! É mesmo esgoto jornalístico!
Em toda a linha.

Anónimo disse...

Ainda vai ser acusado de ser o pai dos vidalhos e dos Alexandrinos!

Anónimo disse...

Ahahahaha!
De incrédulo, passo a achar piada a estas notícias!
Creio até que Sócrates, depois de todas as tropelias que lhe vão fazendo, se vai habituando a isto e se farta de rir com estes cómicos!
O Natal está quase à porta e não vamos precisar de ir ao circo para nos divertirmos.
Já quanto ao jornalismo do burgo, incluindo comentadeiros.... Apetece-me vomitar!

Anónimo disse...

Tá tudo grosso... esta merda de regime está em em decomposição.
É aproveitar agora que vem aí os comunistas para encher o campo pequeno com esta escumalha.

Anónimo disse...

Quanto é que esta investigação já custou ao erário público?

Temos o direito de saber.