quinta-feira, outubro 13, 2005

Os profissionais que não lavam as mãos estão em greve

Guadalupe Simões é a presidente do Sindicato dos Enfermeiros. O seu nome tornou-se conhecido da opinião pública quando a classe que representa levou um valente puxão de orelhas do ministro da Saúde — e, em sua defesa, balbuciou umas palavras inaceitáveis.

Com efeito, numa visita ao Hospital de São João no passado mês de Junho, o ministro da Saúde acusou os profissionais das unidades hospitalares de não lavarem as mãos quando passam de um doente para outro, o que estará na origem da enorme taxa de infecções que se regista, especialmente naquele hospital.

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros, depois de considerar as declarações do ministro “gravosas e insólitas”, deu um contributo indelével para os anais da saúde em Portugal. Disse então:

É o sindicato presidido por Guadalupe Simões que convocou uma greve para ontem e hoje, depois de já ter efectuado uma greve no dia 29 de Junho. Segundo o Sindicato dos Enfermeiros, a greve de Junho teve uma adesão de 90 por cento e, na realizada agora, a adesão situa-se em 80 por cento.

Que quer o sindicato? Para além de querer a manutenção do actual regime de aposentação, pretende negociar “a carreira de enfermagem”, “a precariedade de emprego” e “o regime de avaliação de desempenho”.

Situemo-nos na questão do regime de aposentação. Os enfermeiros têm direito, quando exerçam funções na modalidade de horário acrescido, a uma bonificação de 25 por cento no tempo de serviço. Por outro lado, os enfermeiros aposentam-se aos 57 anos de idade (e 35 anos de serviço). Há alguma razão válida que justifique a “reforma antecipada” dos enfermeiros? É a mão que lhes treme ao darem as picas?

9 comentários :

Anónimo disse...

Cada um que olhe á sua volta... quem conhece enfermeiros, coitadinhos, que aos 60 ans já não fazem nada? Eu conheço 2 que, já reformados com 60 e muito poucos fartam-se de viajar.. não há jetlag que os apanhe!!!

Anónimo disse...

Quando trabalham por conta própria até dão 10 picas por minuto.

Anónimo disse...

Pois eu não me importava nada que uma enfermeira com 65 anos desse uma pica contaminada ao Abrantes. Ele deveria gostar.

Anónimo disse...

Em vez de estarem a abrir as portas, á putaria vinda do Brasil

contratem as Galegas, bem melhores que as nossas em materia de profissionalismo.

Digo por experiencia propria.

Pu..que as pariu

Anónimo disse...

e porque não regime de exclusividade aos enfermeiros... está a ser demasiado normal aceitar-se 2 ou 3 trabalhos... será que não entendem que acabam por ser eles mesmos escravisados?

Teófilo M. disse...

Ouvir o presidente do Sindicato dos Enfermeiros defender que o excesso de trabalho faz esquecer a assepsia, só mostra a que ponto chegou a representação dos enfermeiros neste País.

Não é de lavagem de mãos que se fala, mas de troca de luvas, pois a lavagem de mãos é um hábito nos praticantes da especialidade, pois nunca são responsáveis por nada.

Anónimo disse...

Os enfermeiros são tantos nos Hospitais que atropelam-se na fila para trocar as luvas e lavar as mãos...

E, tu, Teófilo, também lavas as mãos muitas vezes...!?! Bem precisas... (por causa do cheiro)...

Teófilo M. disse...

O ca tem computador com cheiro! E cheira-me as mãos!! Olha se ele resolve mudar de extremidades!!!

Vou passar a lavar-me mais vezes, não vá o ca andar a cheirar-me!!!!

Antigamente, era o Custódio que cheirava, creio que alguns ainda se lembrarão...

Anónimo disse...

Ó Teóphilo, e foste muito cheirado...? E em que estremidade...?

Fujam, fujam, que o Bulhom tem um cheiro munto forte, carago (carago, nom, carago...)!