sexta-feira, junho 06, 2008

As soluções de Manuel Alegre




Manuel Alegre foi entrevistado por Judite de Sousa. Eis uma passagem da entrevista, na qual Alegre expõe as suas propostas para solucionar os problemas do país:
    JS — Mas é ou não verdade, Manuel Alegre, que o Governo herdou dos governos anteriores do PSD um claro desequilíbrio das contas públicas e…
    MA — É verdade.
    JS — … e que, sem finanças públicas saudáveis, não se consegue fazer nada…
    MA — Claro… Eu acho que sim e acho que um governo de esquerda tem obrigação de fazer isso. Agora, como equilibrar as finanças públicas? Como fazer o equilíbrio orçamental sem criar um grande desequilíbrio social?
    JS — Quais são as suas soluções?
    MA — As minhas soluções é que… mas as minhas soluções têm de ser pensadas num quadro europeu e num quadro… num quadro nacional. Nós estamos num quadro macroeconómico de grandes restrições fiscais e… monetárias e estamos num quadro de radicalismo de mercado em que os serviços públicos têm que competir com os privados segundo uma lógica meramente economicista. É preciso inverter tudo isto. É preciso orientações macroeconómicas que obriguem os Estados a ter como objectivo político essencial o emprego, o bem-estar, a justiça social e alterar…
    JS — Mas esse não é um problema que nos transcende, não é um problema que, neste momento, está a ser comum a todos os países europeus por causa da grave crise internacional?
    MA — Mas nós estamos na Europa. Nós temos uma posição passiva, temos de ter uma posição crítica.

15 comentários :

Anónimo disse...

A um poeta permite-se tudo, até sonhar.

Unknown disse...

É só para fazer peitaça e rimar com Nambuangongo, uma vez mais.
Ia a dizer o rapaz, mas enfim lá vai, o camarada ficou cheio de inveja do artigo do Mário no DN e não resistiu a fazer uma birra.
J.

Anónimo disse...

Alegre é boa pessoa mas muito vaidoso ....

Anónimo disse...

Nâo tem uma resposta concreta que seja para resolver os graves problemas nacionais,( diz ele).Responde como um qualquer analfabeto, não sabe o que diz e do que fala. A filosofia nunca matou a fome as pessoas.

O que se pode esperar de um "poeta" que mais não soube fazer da vida, senão dizer mal? Alguém me diz por favor, algo que tenha feito de concreto em beneficio dos cidadãos? Eu não conheço.

Assim funcionam os esquerdismos bem na vida. Criticar, criticar, mas mamando na têta do estado.

Nos ultimos 30 anos a democracia deu-nos:
- Mais dignidade;
- Reformas para todos;
- Subsidios de desemprego;
- Serviço N. Saúde;
- Creches;
- Lares de idosos;
- Pensões para todos;
- Diversas prestações socias;
- 90% da população é dona da sua casa;
- 95% da população adulta tem um carro;
- DIREITO A FERIAS;
- Subsidio de nascimento;
- Abono de familia gardual;
- Subsidio de ferias e natal;
- Ensino publico gratuito;
- Alunos com direito a almoço;
- Universidades para todos;
- Centenas de milhares de licenciados;
- Bolsas de estudo;
- Etç,Etç,Etç......

Que mais quer a esquerda folclorica e burguesa?

Anónimo disse...

Manuel Alegre denunciou aquilo que chamou "socialismo capitalista". Sendo evidente que ele não defende as alternativas ao capitalismo que o século passado gerou em nome do "socialismo" (cujos avatares ainda se observam na China, em Cuba ou na Coreia do Norte), Alegre não esclareceu, porém, em que consistiria o novo socialismo "não capitalista".
Em vez de um desafio ao debate político e doutrinário, uma frase bem-achada pode não passar de uma fácil arma de arremesso político, ou de simples sofisma...
[Publicado por Vital Moreira] [5.6.08] [Permanent Link]

MFerrer disse...

Muito bem Francisco Ribeiro.
O mais cego é aquele que recusa ver.
E o Joaquim também tem razão: A inveja é um desporto nacional muito arreigado.
MFerrer
http://homem-ao-mar.blogspot.com

Anónimo disse...

Oh Chico, desculpa lá!
Pelo que se infere do que afirmas estamos todos à beira do Céu. Mas já reparaste na quantidade de pessoas que todos os dias reclamam, manifestam, boicotam, etc.?
Pensa nisso e explica-me o que é que se está a passar.
São umas bestas ingratas, daquelas que mordem a mão a quem lhes dá de comer? Será? Ou haverá outra explicação que me escapa? Tem paciência. Já percebi que tu percebes destas coisas e também eu gostava de perceber. É um favor que te fico a dever.
JFrade

Anónimo disse...

A resposta a Jfade é simples de dar.

Não é em 30 anos que se eleva o nivel intelectual e cultural de um povo que viveu amordaçado ao longo de séculos.Esta é a razão do nosso atraso em quase todas as areas.Aqui reside a nossa fraquesa e o fracasso. Mas meu caro, nestes 30 anos muito foi realizado e conquistado, muito mais do que nos anos anteriores ao 25 de abril. O progresso do País é assinalavel em varios dominios.E tudo foi construido E CONQUISTADO em DEMOCRACIA E LIBERDADE.

Só em democracia e liberdade é possivel conseguir um maior progresso que se traduza em benificio para maioria dos cidadãos.Permite a liberdade de manifestação e de expressão e mudar o poder.

Em ditadura (facista/comunista ou outra), quaisquer direitos são negados, reprimidos e criminalizados. Nestes países (já são muito poucos) há milhões que vegetam, trabalham 14 horas diariasx6 dias, não tem ferias, são explorados pelo capital e pelo partido,não tem direito a manisfestação e à expressão livre,são reprimidos policialmente.Existem milhares de presos de consciencia, só porque não são partidarios do regime.
Enfim mais haveria que dizer. Fica para a proxima.
Anexo dois sites que aconselho uma visita, talvez lhe refresque a sua consciencia.

http://www.directorio.org/desdecuba/index.php.

http://www.desdecuba.com/generaciony/.
ribeiro

Anónimo disse...

Que falta d epachorra para ewsses xexés. O rolo coompressor da Europa está a demorar em Portugal.

Edie Falco

Anónimo disse...

Antigamente a Direita chamava Pateta Alegre ao Manel. Porque é que agora lhe dão tanto gás ?

MFerrer disse...

A direita em Portugal, o que quer que isso seja, anda deslumbrada com a contestatção avulsa e dispersa, característica do pessimismo nacional - sempre amplificada pelos media - e pela "oportunidade" que a crise internacional lhes parece acenar. Será assim?
Quanto à primeira e aos seus actores principais, o PC e a CGTP, lamentavelmente estão em contra ciclo em Portugal e não perceberam que um povo sem motivações, sem formação escolar e profissional, num país que veio do fascismo e do mais retrógrado colonialismo, não pode de facto competir pelos investimentos para se desenvolver economicamente. O problema é que transmitem aos incautos que é possível distribuir a miséria, em vez de produzir riqueza. Que é possível competir com as elevadas taxas de trabalho real e efectivo dos trabalhadores qualificados da UE, sem trabalho suplementar, sem horários suplementares nas escolas e institutos. Queixam-se até de que as crianças andam cansadas em Portugal! Nunca os vi criticarem os pais que levam para casa a sociedade de consumo para calar os filhos e lhes pagam entradas nos festivais de música que promovem a alienação e outros valores muito discutíveis.
Estão agora deslumbrados com a situação internacional pós guerra do Iraque e agora com a pressão sobre os preços das matérias primas. Acham que se conseguirem derrubar este governo do PS, por muitos erros que tenha cometido, tem um saldo de trabalho sério incomparável com qq outro em democracia, acham , dizia, que o povo lhes agradecerá e que a UE lhes enviaria mais dinheiro para gastar à tripa-forra. Os distraídos que acordem: O que aí virá é mais desemprego, mais repressão nas ruas, mais emigração e abandono do campo, do interior e escolas para ricos e um fosso imenso entre os que têm tudo e os que nunca terão nada. A América no seu pior!
MFerrer

Anónimo disse...

Ana Gomes no Causa Nossa:

SIRESP - Sistema Integrado das Redes Saqueadoras do Estado Português

A PGR já reabriu o processo de suspeitas de tráfico de influências (e não só...) que foi arquivado pelo MP em Março passado, face à denúncia agora feita pelo Presidente do Grupo de Trabalho responsável pela aquisição do equipamento do SIRESP, Prof. Almiro de Oliveira, no sentido de que ela custou ao Estado - que gastou 485 milhões de euros - cinco vezes mais do que valia, segundo noticiado pelo PÚBLICO, a 2 de Junho?
E já agora pode a PGR explicar por que é que o Presidente do Grupo de Trabalho nunca foi ouvido no processo arquivado?
E o Governo?
já está a promover inquérito ou qualquer coisa que dê sinal de que quer apurar o que efectivamente se passou, recuperar o que o Estado pagou a mais e punir exemplarmente os responsáveis deste Sistema Integrado das Redes Saqueadoras do Estado ?
ou bloqueia, face aos nomes de Daniel Sanches, Dias Loureiro e outros nomes santificados no firmamento Centrão?

Quintanilha disse...

Como sempre, o discurso de Manuel Alegre, não passa de "treta">!!!
Propostas e Soluções = 0 (zero)

É caso para dizer: Ó Manuel Alegre vá dar banho ao cão!

Anónimo disse...

Verifico com indignação que um comentário que ontem aqui escrevi a defender o socialista Manuel Alegre de insultos soezes que aqui lhe foram dirigidos foi cortado pela Censura do CC. Como não estou disposto a conviver com censores de quem já fui vítima antes do 25 de Abril, cesso neste momento as minhas relações com este blog, quer como comentador quer como leitor.(Já sei que não faço falta nenhuma).
Passem muito bem.

Anónimo disse...

Este tipo parou no PREC!, até pelas barbas se nota!
Ah, e depois são estes poetas que mandavam umas bocas à distância que se julgam os donos da Revolução, os salvadores da Pátria...e que há mais de trinta anos vivem à custa do erário público, porque os livros, se calhar, não davam prá sopinha!
Vá lá falar com o vento que passa!