Espanha tem uma das mais interessantes experiências na Alta Velocidade.
A primeira linha (Madrid-Sevilha) é um sucesso estrondoso - Barack Obama falou dela quando revelou a sua proposta inovadora de Alta Velocidade para os Estados Unidos.
Em Espanha, a Alta Velocidade tornou-se fundamental na ligação entre as principais cidade (às linhas já em funcionamento, juntam-se projectos em curso para as restantes) e, também, na ligação à Europa. Essa é a verdade - para os espanhóis, a prioridade na Alta Velocidade é a ligação a França e à Europa.
É ridículo dizer que Espanha só está interessada na ligação a Portugal para sacar dinheiro à UE. Exemplo: faria sentido construir 400 kms até à fronteira portuguesa para receber umas migalhas pelos 30 kms da ligação transfronteiriça? Absurdo...
Já para Portugal é, obviamente, fundamental a ligação a Espanha, já que é através dela que alcançamos a Europa.
Para Portugal, a Alta Velocidade servirá para ligar grandes cidades (fundamentalmente, Lisboa e o Porto), mas, acima de tudo, para nos ligar à Europa.
Por isso, estamos dependentes de Espanha. E não somos nós que fazemos um favor a Espanha. É exactamente ao contrário - Espanha é que está a fazer um favor a Portugal, ao investir milhões de euros na ligação de Madrid a uma das zonas menos interessantes do seu território do ponto de vista do tráfego, mas que, fundamentalmente, colocará Lisboa muito mais perto das outras capitais europeias.
A Dra. Manuela, obviamente, sabe que é assim. Por que mente aos portugueses?
6 comentários :
E mais, a senhora não gosta de abaixo assinados... são pressões!
Manifestações?... São pressões!
Greves?... São pressões!
Interpelações na Assembleia?... São pressões!
Suspendam a democracia!
Enquanto o outro mastigas o bolo rei.
Enviar um comentário