terça-feira, outubro 20, 2009

O fax que diz o contrário do que gostaríamos de ler



A TVI, aquela estação amordaçada lá para os lados de Queluz de Baixo, divulgou um fax sobre um alegado suborno no licenciamento do Freeport.

Após meses e meses a bombardear Sócrates, o que ressalta do fax — e é a notícia — é a seguinte passagem: “O Ministro do Ambiente, Eng.º José Sócrates, é considerado como um dos pilares do Governo PS e é tido como a integridade em pessoa.

Esperar-se-ia, por isso, que os artigos sobre o fax dessem o devido destaque ao que envolve o nome do actual e futuro primeiro-ministro. Não parece ser essa a perspectiva da comunicação social: a liberdade de imprensa é boa para chafurdar na lama, mas não deve ser consumida a repor a verdade dos factos, sobretudo quando estraga uma boa história.

Com efeito, o que no fax revela ter significado em termos políticos — o ponto 3 — é mencionado como se de uma questão acessória se tratasse (v.g., no DN e no CM) ou, pura e simplesmente, omitido.

Está nesta última situação o Público (como já o faz habitualmente), que, no entanto, não deixa de dizer que o nome de Sócrates é mencionado no fax. O José Manuel Fernandes deixa uma escola de ratinhos amestrados.

7 comentários :

Anónimo disse...

Íntegro o PM? Isso não interessa nada ....

Rodrigo Carvalho disse...

Até já estava a estranhar este tema não ter sido referido aqui. Inacreditável a maneira como a TVI omitiu esse facto do fax (não só o texto como a parte escrita à mão), destacando apenas a preocupação com o facto de o Governo da altura ter caído e que por isso o processo poderia sofrer atrasos.

Isto é um exemplo eximio da forma de dar noticias de forma truncada para atingir determinados objectivos que a TVI tem feito nos ultimos anos. Qualquer semalhança com jornalismo sério é pura coincidência. A ERC não deveria estar a olhar para isto?

Uma vergonha.

Anónimo disse...

A campanha negra é para continuar.

Anónimo disse...

Como não acredito em coincidências nem em situações que ocorrem por acaso, a "fonte" da notícia - e é bom que se entenda que não se trata de nenhuma investigação jornalística - queria enfraquecer Sócrates numa altura em que ele está para formar um novo governo. E, mais uma vez, serviu-se dos escribas mais à mão.

Cristiano disse...

E de repente uma noticia da TVI sobre o Freeport é credivel... Isto porque divulga um fax onde está escrito que o pm é integro.
Quando divulgou outras coisas era campanha negra e outras coisas do género.

Pedro L disse...

Ó Cristiano você é anormal, não é?
Ou então ainda não tem a 4.ª Classe e não sabe ler tudo ainda muito bem???
A TVI, omitiu esse parágrafo !!!
Seu animal ! A TVI o Correio da Manha e o Público. Seu Idiota !!!
É sobre isso que as pessoas se insurgem !!!
O QUE CONTA É O VOTINHO, JÁ ALGUÉM DIZIA.
AS PESSOAS AINDA NÃO SE APERCEBERAM QUE O QUE CONTA PARA OS PORTUGUESES NÃO É A POLÍTICA DO BOTA ABAIXO, É CONSTRUIR, DESENVOLVER, CRIAR, TRANSFORMAR, FAZER ANDAR O PAÍS PARA A FRENTE.
OS PORTUGUESES ESCOLHERAM NAS URNAS: O PS E JOSÉ SOCRATES. MAS SE QUISSEREM ELEIÇÕES OUTRA VEZ, VAMOS LÁ ! PARA GANHARMOS COM MAIORIA ABSOLUTA, ERA SÓ MAIS UMA SEMANINHA.... COM OS SUBMARINOS E PRONTO...

Anónimo disse...

eu cá do que gosto mais é das adendas manuscritas