quarta-feira, fevereiro 09, 2011

Se o terrível Ângelo não dá um murro na mesa…

O PSD quer dissolver o CDS-PP pela via administrativa, atacando cirurgicamente no único local do aparelho do Estado em que os “populares” dão sinais de vida: a Assembleia da República. Para o efeito, encomendou a Manuel Meirinho (que já havia participado na inesquecível comissão de revisão constitucional do PSD) um “estudo para a revisão da lei eleitoral”.

Acontece que Manuel Meirinho não só acha que não é preciso reduzir o número de deputados como até, se dependesse dele, ampliava o número de cadeiras do parlamento:
    Portugal não tem deputados a mais, muito pelo contrário. Quando comparamos a situação portuguesa com a de países com uma dimensão populacional equivalente à nossa verificamos que o rácio indica claramente que a dimensão do nosso Parlamento não é exagerada, muito pelo contrário: temos um Parlamento pequeno. Além disso, uma redução significativa da dimensão do nosso Parlamento poderia contribuir para comprimir a proporcionalidade (dependendo do figurino de círculos), reduzir a representação territorial e social, bem como contrariaria a ideia de aumentar a qualidade da representação (pois o aumento do rácio vai em sentido oposto). Por isso, recomendaremos apenas uma redução de um deputado, para evitar empates» (p. 205 - Para uma melhoria da representação política: A reforma do sistema eleitoral, com André Freire e Diogo Moreira). [Tirado daqui]
Com um pouco de sorte, no meio da desorientação da rapaziada da São Caetano, o Dr. Portas ainda sai desta refrega com um grupo parlamentar a sério.

1 comentário :

Anónimo disse...

Os boys já estão preocupados com os seus tachos. Menos deputados representam menos assessores e ísso tinha como resultado que muita gente tinha que ir trabalhar a sério...