segunda-feira, março 28, 2011

Das sondagens e da sua manipulação (um mail)

De Luís Queirós, presidente da Marktest, recebemos o seguinte mail, relacionado com o que escrevemos aqui 1 2 3 4 e 5:

Meu caro
Não há sondagens certas ou erradas. Há sondagens feitas com seriedade, isenção e transparência. E isso, posso garantir-lhe, não é tarefa fácil!
Se tiver dúvidas, e quiser esclarecê-las, passe por aqui (Rua de São José, 183, 2º - envie email para acertar a hora!). Terei muito gosto em mostrar-lhe como trabalhamos, e quais são os princípios com que nos regemos. E responder, sem rodeios nem reservas, a todas as questões que quiser colocar. E, querendo, pode trazer consigo as pessoas que desejar.
E fica, desde já, autorizado a publicar esta mensagem no seu blog.
Cumprimentos

Eis o essencial do que aqui escrevemos:

1. A Marktest foi a empresa de sondagens que mais falhou nas presidenciais. O Barómetro das Legislativas, que já existia antes, continua a revelar um desvio enorme em relação à média dos estudos similares (o que poderá não querer dizer nada - talvez desta vez a Marktest acerte).

2. O trabalho jornalístico realizado pelo DE a partir desta sondagem é altamente deficiente. Além de vários erros factuais e de interpretação, o jornal omite na abordagem jornalística uma informação relevante, que constava de um texto do próprio Luís Queirós - os dados recolhidos mostravam uma evolução temporal que introduzia algum grau de dúvida acerca do resultado final apresentado.

Como vê, caro Luís Queirós, de nada valeria uma visita às instalações da Marktest, mas agradecemos o convite.

5 comentários :

Anónimo disse...

A Marktest foi a única a acertar nas Europeias, mas porque não vai às instalções da Marktest? Podia você anprender com eles e eles com você...

Maria RHenriques disse...

Falhe ou não falhe a marktest ou outra qualquer importante importante é o voto.Se as pessoas votarem em consciência votarão Sócrates.
Se não votarem ; olha , depois não se queixem.

Anónimo disse...

os queiróses têm mau perder e depois armam em tadinhos. agora não há sondagens certas nem erradas, mas há quem acerte, quem erre e quem faça o que lhe pedem. ninguém o mandou pôr em causa os seus próprios números, revela consciência pesada e amadorismo no disfarce. o gajo que vá tomar chá com quem lhe encomendou o trabalho.

Anónimo disse...

Quando a Marktest publicava sondagens com o PS à frente, vocês não reclamavam, pois não?

Anónimo disse...

Mas ir á marktest para quê se o próprio responsavel pela empresa achou por bem deixar escarrapachado no DE que ele próprio admitia que a sondagem poderia não estar a representar os dados correctos no dia em que foi apresentada?!Hello?!Contra factos destes parece-me que não há argumento que valha, nem que venha de Marte.