sexta-feira, março 25, 2011

Das sondagens e da sua manipulação (1)

As sondagens valem o que valem, claro. Mas a maneira, mais ou menos honesta, como elas são realizadas e apresentadas tem repercussões no desenrolar da vida política que não são de descurar.
A Marktest e o Diário Económico e prestam hoje um mau serviço.

Quanto à empresa de sondagens que agora dá 46,7% ao PSD, convém recordar que é a mesma que dava 64,2 por cento a Cavaco Silva nas presidenciais - o actual Presidente obteve uma votação de 52,9%.

Tendo em conta que a Marktest não parece ter reflectido sobre o facto de ter sido a empresa que, de longe, mais se desviou do resultado eleitoral, não deveriam ser os órgãos de comunicação social que lhe comprar os serviços a fazer essa reflexão?

6 comentários :

Anónimo disse...

Já parecem o Santana Lopes a queixarem-se das sondagens...
As voltas que o mundo dá.

ana disse...

Para que essa reflexão tivesse lugar seria em primeiro lugar necessário que os nossos órgãos de comunicação social tivessem algum sentido de responsabilidade.

Talvez essa reflexão seja feita. O problema é que pode bem ser feita na sombra dos critérios de rigor e de informação (!) que deveriam sustentar o trabalho dos media.

MFerrer disse...

Lá temos nós um castiço a fazer-se de anónimo, como é hábito.

Queixarmo-nos de sondagens?
Bem pelo contrário . O que quero, e desejo do coração é que governem, exportem, sejam recebidos em Tripoli e am Caracas, vão a Berlim e a Pequim, aumentem as exportações, façam o País crescer à média europeia ( 1,4% no ano passasdo, lembram-se?) , amanhem-se com as Agências de Rating, façam face às despesas públicas com o Estado Social, Dialoguem com o BCE, aumentem as pensões, mantenham a solidariedade para com os idosos sem recursos, façam Centros Escolares, Hospitais e Barragens, e que no fim , tenham lá paciência, não venham pedir ao Sócrates que volte, que regresse, para baixar o défice para 2%.
Tá bem?

Anónimo disse...

Bem a marktest perdeu o concurso de audimetria realizado pela CAEM.A partir de 2012 audiências de televisão serão auditadas pela GFK que curiosamente é uma empresa alemã.
Por isso cada vez menos as sondagens serão o core business da Marktest.Compreensível? Talvez não.Business as usual.

Anónimo disse...

Convém ver a data em que foi feito o trabalho de campo - até ao momento em que Sócrates foi em crescendo o bombo da festa...

Agora, os portugueses têm a oportunidade de ver, ouvir e senitr na pele e na carne o que é o depois e até cheirar o que poderá ser o depois se... o resultado da sondagem se concretizasse...

Anónimo disse...

quem é que faz ou publica uma sondagem que não agrade ao cliente, só se for suícida. são esses os números que estão por trás do silêncio do cavaco e do barulho do ken penteados, caso não se veriquem no próximo acto eleitoral, sexa mais o massamá já têm motivo para impugnar as eleições.