As sondagens valem o que valem, claro. Mas a maneira, mais ou menos honesta, como elas são realizadas e apresentadas tem repercussões no desenrolar da vida política que não são de descurar.
A Marktest e o Diário Económico e prestam hoje um mau serviço.
Quanto à empresa de sondagens que agora dá 46,7% ao PSD, convém recordar que é a mesma que dava 64,2 por cento a Cavaco Silva nas presidenciais - o actual Presidente obteve uma votação de 52,9%.
Tendo em conta que a Marktest não parece ter reflectido sobre o facto de ter sido a empresa que, de longe, mais se desviou do resultado eleitoral, não deveriam ser os órgãos de comunicação social que lhe comprar os serviços a fazer essa reflexão?
A Marktest e o Diário Económico e prestam hoje um mau serviço.
Quanto à empresa de sondagens que agora dá 46,7% ao PSD, convém recordar que é a mesma que dava 64,2 por cento a Cavaco Silva nas presidenciais - o actual Presidente obteve uma votação de 52,9%.
Tendo em conta que a Marktest não parece ter reflectido sobre o facto de ter sido a empresa que, de longe, mais se desviou do resultado eleitoral, não deveriam ser os órgãos de comunicação social que lhe comprar os serviços a fazer essa reflexão?
6 comentários :
Já parecem o Santana Lopes a queixarem-se das sondagens...
As voltas que o mundo dá.
Para que essa reflexão tivesse lugar seria em primeiro lugar necessário que os nossos órgãos de comunicação social tivessem algum sentido de responsabilidade.
Talvez essa reflexão seja feita. O problema é que pode bem ser feita na sombra dos critérios de rigor e de informação (!) que deveriam sustentar o trabalho dos media.
Lá temos nós um castiço a fazer-se de anónimo, como é hábito.
Queixarmo-nos de sondagens?
Bem pelo contrário . O que quero, e desejo do coração é que governem, exportem, sejam recebidos em Tripoli e am Caracas, vão a Berlim e a Pequim, aumentem as exportações, façam o País crescer à média europeia ( 1,4% no ano passasdo, lembram-se?) , amanhem-se com as Agências de Rating, façam face às despesas públicas com o Estado Social, Dialoguem com o BCE, aumentem as pensões, mantenham a solidariedade para com os idosos sem recursos, façam Centros Escolares, Hospitais e Barragens, e que no fim , tenham lá paciência, não venham pedir ao Sócrates que volte, que regresse, para baixar o défice para 2%.
Tá bem?
Bem a marktest perdeu o concurso de audimetria realizado pela CAEM.A partir de 2012 audiências de televisão serão auditadas pela GFK que curiosamente é uma empresa alemã.
Por isso cada vez menos as sondagens serão o core business da Marktest.Compreensível? Talvez não.Business as usual.
Convém ver a data em que foi feito o trabalho de campo - até ao momento em que Sócrates foi em crescendo o bombo da festa...
Agora, os portugueses têm a oportunidade de ver, ouvir e senitr na pele e na carne o que é o depois e até cheirar o que poderá ser o depois se... o resultado da sondagem se concretizasse...
quem é que faz ou publica uma sondagem que não agrade ao cliente, só se for suícida. são esses os números que estão por trás do silêncio do cavaco e do barulho do ken penteados, caso não se veriquem no próximo acto eleitoral, sexa mais o massamá já têm motivo para impugnar as eleições.
Enviar um comentário