domingo, maio 20, 2007

Crime político e Estado de direito

Um professor de inglês, ex-deputado do PSD, que exercia funções na Direcção Regional de Educação do Norte, foi suspenso, segundo diz o Público, por ter feito comentários injuriosos contra o primeiro-ministro.

O que se conhece do caso é através do Público, que assenta na versão do professor. Há um equívoco inicial na notícia. O professor de inglês não cometeu o ilícito disciplinar nas aulas, mas como membro de uma estrutura dirigente do Ministério da Educação.

Admitamos que se aceita que o professor é pago para se entreter a fazer campanha contra o Governo como se ainda fosse deputado do PSD. Então, Vasco Pulido Valente e todas as almas angélicas deste mundo podem estar descansados. O professor de inglês pode recorrer para os tribunais, que decidirão se a administração agiu bem ou mal. O que não me parece é que os tribunais devam ser substituídos pela opinião dos jornalistas e dos opinion makers

38 comentários :

Anónimo disse...

E se a "capacha" defensora do bom nome da Gertudres, do botas e do Almirante dos Copos Tomás (e dos folosofos gregos, hoje em dia com a moral tão em baixo...) tiver errado, será que é demitida?

Anónimo disse...

Ó MIguel, és, de facto, um tendencioso do caralho. Se o professor não tivesse falado do teu patrão Socras, é lógico que estavas do seu lado. Mas tu tiras sempre pelo patrão. Que cão doméstico me saíste. Sem vergonha!

Anónimo disse...

Cá por mim, eu digo mesmo mais: os jornalistas e opinio-makers deviam inclusive ser proibidos de emitir opinião.
Sobretudo quando ela fosse má para o governo.
Do PS, claro.
Que murcão, este 'Miguel'...

Anónimo disse...

Eu não renovei a assinatura do Público porque o jornalisamo do Público passou a ser identico ao do 24 Horas.

Anónimo disse...

pois é.

a notícia, aqui, até é mal citada.
a intenção percebe-se.

piada, piada é a culpa ser do jornal que noticia!

vê-se mesmo donde vêm!

já agora, quem vai substituir o ministro lino? o que "gozou", em funções ministeriais, de estado, com a licenciatura do Primeiro-Ministro.

zep

Anónimo disse...

Caluniar pesspas é crime...basta conhecer o Código Penal. Ainda para mais funcionário público. É preciso colocar os funcionários calaceiros na ordem...
Cumps

Anónimo disse...

Embora devagar, o Senhor Dr. Miguel Abrantes lá vai ao castigo ... (ou - como se trata de um 'ex deputado do PSD' - refina o sarcasmo !)

(quem conhecer o 'estilo' deste bolg não pode deixar de sorrir perante esta súbita conversão à prevalência das decisões dos tribunais . Aí fica, para que conste : "O que não me parece é que os tribunais devam ser substituídos pela opininão dos jornalistas e dos opinion makers ...")

Anónimo disse...

Exma. Senhora Ministra da Reeducação, da Guerra e dos Professores

Em nome da Justiça e no cumprimento do despacho XXL/Top Secret, da Secretária do Gabinete dos Delatores e Informadores, comunico a V. Ex.ª que, um seu subordinado, no próprio local de trabalho e no exercício das suas funções, ofendeu gravemente a honra e o bom nome do nosso querido e estimado primeiro-ministro, Kim Il Sócretino.
Depois de ouvidos os presentes, constatou-se que o professor de inglês, de seu nome completo, Fernando Charrua, alcunha, o Lixado, afecto ao partido laranja, servindo-se da incompetência de um seu colega de classe, proferiu criticas insultuosas ao diploma e ao curso do iluminado líder do nosso humilde povo.
Em face da previsível perturbação no funcionamento do serviço e, como já há muito que tinha o lugar dele debaixo de olho, mandei de imediato suspendê-lo preventivamente de funções e instaurei-lhe o competente processo disciplinar mas, consciente que os Tribunais, por causa da providência cautelar, poderão mandar reintegrá-lo, solicito encarecidamente a V. Ex.ª que lhe dê por terminada a comissão de serviço, invalidando assim o eventual despacho do juiz da causa.
A título complementar, e para os devidos efeitos, informo V. Ex.ª que, existe aqui um professor de bons costumes e de boas famílias, faz parte da nossa linha dentro do partido, comunga dos nossos ideais, “um só ministro, um só partido, um país sem regiões”, e está disponível para ocupar o lugar deixado em aberto pelo conspirador que pôs em perigo a segurança nacional.

A responsável pela “Declaração de Reimplantação do Estado Novo” – Josefina Bufa
wehavekaosinthegarden.blogspot.com

Anónimo disse...

Exma. Responsável pela “Declaração de Reimplantação do Estado Novo” (DREN) - Dr.ª Josefina Bufa

Em resposta ao seu ofício delator, S. Ex.ª a incompetente e impiedosa Ministra da Reeducação, da Guerra e dos Professores, encarrega-me de a felicitar pelo profícuo trabalho que tem desenvolvido em prol do nacional-socialismo, que o nosso amado e grande líder, Engenheiro Kim Il Sócretino, pretende implantar em todo o Continente e Ilhas adjacentes.
A sua falta de princípios éticos, morais e deontológicos, aliada ao inexistente relacionamento com os colegas, fazem da Dr.ª Bufa uma óptima agente e colaboradora das SS, serviço de pesquisa e aquisição de dados políticos, que estamos a recrutar por todas as escolas do país.
Como é do seu conhecimento, o nosso grande mentor e líder incontestável, cumpre, com Sentido de Estado e do Dever Público, os desígnios que a Pátria lhe impôs no dia em que o nosso humilde povo votou, tão sabiamente, o seu nome para a dura, árdua e penosa tarefa da Governação.
Tudo seria bem mais simples, para o Conselho de Controlo e Fiscalização, se não fossem os agentes destabilizadores da oposição. Esta caracteriza-se em, Oposição Externa, que se escuda nos vários partidos que compõem a Assembleia Nacional e, Oposição Interna, que a partir de Blog´s e grupos de pressão, altamente organizados, tenta minar a boa harmonia que devia existir na família nacional-socialista.
Deste modo, e conforme consta do livro de despachos de S. Ex.ª a Sr.ª Sinistra, ordena-se à Dr.ª Bufa que mantenha e crie na sua área de acção, uma rede que lhe permita aceder às actividades de todos aqueles que trabalham sobre as suas ordens, enviando para a Central de Dados do Ministério, relatórios diários sobre todas as actividades suspeitas de que tenha conhecimento.
A Secretária do Gabinete dos Delatores e Informadores
wehavekaosinthegarde.blogspot.com

Anónimo disse...

É claro que este blog é tendencioso, todos o são, haverá algum anjinho que pense o contrário? Parece que há!
O mesmo se passa com os jornalistas, simplesmente poucos o admitem! Desonestidade intelectual chamo-lhe eu! Se eu fizer comentários injuriosos sobre o meu administrador tb vou sofrer consequências!

Anónimo disse...

QUE PODE UM PROFESSOR DESTES ENSINAR?
oRDINÁRIOS FORA DAS ESCOLAS!

Anónimo disse...

Caro Miguel:
Para quando os tribunais políticos? Nada como estes órgãos para manter o povinho na ordem.
Vá-se tratar que bem precisa.
Lamento que uma pessoa com a sua inteligência a esteja a usar a favor de uns potenciais ditadores.
Tenha um bom dia.

Anónimo disse...

Finalmente enterrou-se o 25 de abril. Aceito que tenham a pretenção de o fazer, no entanto, assumam isso em voz alta e digam: o 25 de abril foi uma m..., antes dessa data é que viviamos bem, em ordem, em segurança, em harmonia.
"Livre-nos Deus dos tribunais e dos juízes que, dos criminosos livramo-nos nós".

Anónimo disse...

Comentador das Mai 21, 11:04:00 AM

O que é que o cu tem a ver copm as calças ?

Anónimo disse...

A Justiça, num Estado de Direito, é exercida pelos aparelho judicial e em particular pelos Tribunais.

Por isso tenho de rejeitar com toda a veemência o justicialismo da condenação na praça pública como vai sendo feito , em particular a partir de Novembro de 2002.

E vão sendo alguns jornalistas e os muitos escribas/comentadores/analistas/ que pretendem substituir-se aos Tribunais.

Aos comentários supra, anóminos, furtando-se à responsabilidade de serem assumidos, só tenho a responder que tiro as inevitáveis ilações.

São irrelevantes, gratuitos e espelhando uma postura intelectual deplorável.

Acácio Lima
B.I.nr. 1468705.4, Arq. Porto, 96/11/12

Anónimo disse...

Este "cromo" do Sr. Miguel Abrantes, quer apresentar-se como um moralista de 1.ª apanha mas, só tem moral para o seu querido Sócrates. Devia ter pensado nessa moralidade e verticalidade quando escreveu o post, infra, a respeito do advogado José Maria Martins. Aí já pode enxovalhar o bom nome desse profissional, quando na sua qualidade de magistrado tinha o dever de o defender. Aqui vem defender a honra e a virtude de um ditador que mais não faz do que espoliar os mais desprotegidos. Se o senhor fosse digno do cargo que ocupa, fazia aqui um post em que, um magistrado nunca devia ganhar mais do que o salário minimo nacional, já que, na maior parte dos casos nem trabalha para justificar esse valor. Também na sua qualidade de profissional, e em honra aos mesmos princípios nunca devia ter um post onde ataca todos os que se opõem às suas ideia e não têm o direito de conhecer o seu rosto para se poderem defender.

Anónimo disse...

Em qualquer empresa, quem insulta o patrão pode ser despedido.
Esse professor deve ser um anormal qualquer e a sua superior só esperava um deslize para o lixar. É que a superior dele é mulher, há sempre um filho da puta machista neste país que não respeita as mulheres. Resultado, armou-se em parvo e foi lixado.

Os professores em Portugal ainda tem de sofrer muito, muitos processos de intenção... cambada de preguiçosos, "doentes", sustentados pelo erário e ainda cospem no prato que comem, fazendo greve e insultando o Líder.

Pau é pouco para esse cabrão. LANÇA-CHAMAS!!!

Edie Falco

Anónimo disse...

Pulido Valente – velho safado, sem-vergonha, fascista de merda que tem o mesmo estilo de oposição melíflua, sibilante, terrorista, de incendiar as hostes, de Marcelo, JMF e outros filhos da puta que pululam porraí.

Agora tenta puxar Cavaco para o terreiro, sugerindo chantagem eleitoral. Deixa estar, Cavaquinho, que o povo da esquerda responsável já topou que o PSD na sua vida foi um meio para atingir um fim, estamos todos contigo. Já tens a garantia do meu voto, estás a provar que pões o interesse do país à frente daquela banca de peixe que é o PSD.

Continua assim, magistrado magnânimo, sem rancor nem vingança, e sairás como o Maior Presidente Português de Todos os Tempos. E atenção, para eu falar isso tive de engolir em seco. Mas dou a mão à palmatória.

Edie Falco

Anónimo disse...

Realmente, a justiça está podre, se este Edie Falco, for magistrado, nem sei o que dizer ... Estava a pensar responder à letra mas, não vale o esforço educacional. Força, Sócrates, razão tinhas tu ao dizer que os magistrados não têm moral. Grande António Costa e Ferro Rodrigues quando disseram: eu cago para o segredo de justiça. Lamento é, eu não ter coragem para poder dizer o mesmo. Há valores que o meu pai me ensinou que ainda quero preservar.
Tenham um bom dia, já chega de conversa da treta.

Anónimo disse...

(Ao perguntador das 11.25)


Não perca tramontana !... (eu, embora fique decepcionado, também nem sempre entendo o sentido dos seus posts . Tiro é a conclusão de que a falha é minha ...)

Anónimo disse...

Este Edie Falco é filho de alguma cadela, tem pais ricos ou então é Capo na Máfia do Largo do Rato. Que boca mais suja.

Anónimo disse...

A impunidade não é amiga da democracia, disvirtua.

Por muito menos o gato com bigode despachava-os para gulag, para gaudio do comite central.

O facto de ser funcionario piblico traz responsabilidades acrescidas

Anónimo disse...

Muito bem, e este Blog não merecia ter sido encerrado quando andava aqui a falar mal do Moreno. Não lhe devia também esse mesmo respeito, ou esse como era do PSD já se pode maltratar. Se o funcionário público falar mal da oposição, já pode, caso contrário leva com um processo disciplinar. Está bem, sim senhor, bela democracia, ou como se chama esta coisa.

Anónimo disse...

É, boca suja, boca sujao quê, o que é que andam praí a barafustar??? Boca suja é ter de aturar Pacheco Pereira e P. Valente e "rangel" a querer tentar impingir a ideia de que "o clima em Portugal é sufocante"... "já não se pode falar"... enquanto que o PM é vítima de uma das campanhas mais baixas, reles, dos ataques mais violentos que eu já tenho visto na imprensa de alguns países... O QUE SE PASSA NA IMPRENSA EM PORTUGAL É ESCANDALOSO!!!!! E o PSD tem a desfaçatez de reclamar da RTP, QUANDO FICA PROVADO QUE O PSD SAI SEMPRE BENEFICIADO!!!...

Cambada de fascistas... até quem é de esquerda neste país é fascista, estão sempre a querer fazer tudo para entregar o poder a essa direita de baixa categoria, de baixo poder de execução, uns preguiçosos e incompetentes, que há em Portugal...

Em Portugal é a esquerda que tem que tomar as medidas que a direita defende, pois esta é tão incompetente, está tão voltada para as negociatas e para a corrupção, que tem que ser o PS, o partido com colhões, a tomar a frente das coisas e a fazer o trabalhinho imundo exigido pela UE...

Cáspite!...

HOJE NÃO ACORDEI BEM!!! VOCÊS QUE ME ATUREM!!!

Edie Falco

Anónimo disse...

E se os cidadãos continuarem a duvidar de qualquer verdade construída pelo PM, porque não instituir as vergastadas públicas para esse delito de lesa-majestade?
Quanto ao PR, já começa a parecer o D. José de um Marquês de Pombal de ópera bufa.

Anónimo disse...

Boa ideia a das vergastadas. Gostei. Ainda é melhor do que o Lança-Chamas.

Eu acrescentaria sal, depois.

Edie Falco

Anónimo disse...

O indivíduo não fez campanha contra o governo. Mandou uma boca, ou insultou se se quiser, o que é muito diferente.

Não utilizou recursos do Estado, ou do seu emprego, para fazer isso. Limitou-se a usar a sua boca.

Claramente, a diretora da DREN agiu mal. Muito mal. E é lamentável ver o Miguel a pretender justificar o injustificável.

Luís Lavoura

Anónimo disse...

O ex- Ministro do PPD, Carlos Borrego, foi demitido por Cavaco Silva, à data Primeiro Ministro, por ter contado uma anedota desprimorosa para os Alentejanos. Bem demitido.

Claro, que o docente, ao que tudo indica, foi desprimoroso para o Primeiro Ministro.

No mínimo, e por força das responsabilidades acrescidas, como professor, tal como de Borrego por ser Ministro, deve ser alvo de inquérirto a bem do ensino e educação das crianças.

Acácio Lima

Anónimo disse...

Um cidadão desempenha um lugar de confiança politica , mas deliberadamente decide utilizar os meios e recursos para "injuriar" o primeiro ministro. Acham que isto é democracia?
Este cidadão é um ex-deputado do PSD e a sua esposa vereadora na camara do PORTO pelo PSD! È por estes comportamentos em que os instalados da politica tem dado cabo do nosso País. Por outro lado e muito bem, esse senhor perddeu foi o lugar de confiança politica . Escrevam o que quiserem mas sejamos serios e honestos.

Anónimo disse...

O País algum dia tem de entrar nos eixos, não vale tudo, ou vale, e então cada um assume a suas responsabilidades. Na função publica, há muito o processo disciplinar e o respectivo despedimento se impõe, assim como se impõe a reponsabilidade politica como se coloca aos dirigentes desportivos e gestores empresariais. Se eu na empresa mandar para bardamerda ou chamar cabrão, mesmo que o seja, ao meu chefe, eu vou para o olho da rua. Então se for um finorio da função publica, o que fazem ? acabam por promove-lo e é um anti fascistas.

Isto é um brincadeira, não levem a sério

Anónimo disse...

Seja qual for o “patrão”, nunca o empregado deve ofender o “chefe” pois está a cuspir no prato onde come a sopa!
Será que esta atitude é consequência da educação recebida?
Será que o estado da educação e dos educandos está directamente relacionada com “professores” e “dirigentes” como este!
Agora Miguel, não venha com a “istória” da “independência” dos tribunais porque aquilo que eles (ou até as instancias superiores da justiça) nunca fizeram na prática, foi erguer bem alto a bandeira da Independência!
Sempre foram dependentes em relação aos partidos e submissos ao poder do dinheiro e regalias de que não abdicam!
São tão ou mais corruptos que os jornalistas pois estes têm a vantagem de publicar algumas indignidades desta classe política ao passo que os tribunais e a própria justiça, incluindo o MP, tem por missão principal proteger o sector que lhes dá dinheiro e poder enchendo as prisões com a ralé!
Quando quiser opinar sobre a justiça lembre-se que no nosso país NÃO HÁ JUSTIÇA credível aos olhos do povo e a partir daí «Pela medida com que medirdes, por essa medida sereis medidos».
Esta é de um filósofo com quem certamente você nada leu pois é um Santo da Igreja que você renega!

Anónimo disse...

Por este andar, ainda vou ver os coronéis do Exército (são tantos, a ver se fazem alguma coisa), de lápis azul, nos tribunais e nos DIAP´s a controlar as bocas que os senhores procuradores mandam nos corredores. Conta o meu velho pai, quando era GNR, que um dia na pacata localidade onde prestava serviço, estava ele de patrulha e há um homem que profere a seguinte afirmação: "Aquele animal ainda consegue ser mais burro que o Salazar", ele riu-se e seguiu em frente. Dirige-se-lhe um civil, que era conhecido como informador da PIDE, e lhe disse: O sr. Guarda não ouviu o que aquele labrego disse a respeito do Dr. Oliveira Salazar, cumpra o seu dever e faça-lhe a respectiva participação. O meu pai, conhecendo o sistema, por dentro, contradriado, identificou-o e participou a ocorrência ao delegado do Ministério Público. Passados uns dias, lá estava a PIDE, no posto para o interrogar. Não o fizeram porque a GNR já tinha informado, pobre do cidadão, que eles vinham e então o desgraçado, fugiu a salto para França. Lamento, caros comentadores, serem ainda muito novos e não terem vivido a velha ditadura. Se tivessem passado por ela, de certeza que respeitavam mais a liberdade de expressão. Se houver ofensas, então que o ofendido se queixe. Agora, bufaria? PQAP. Vejam, a Câmara de V.N.F., PS, em que o presidente mandou abrir também um processo disciplinar a um funcionário só porque o mesmo disse: Isto está uma m..., aqui tem que haver eleições antecipadas como em Lisboa, eu próprio me vou candidatar. Qual é o crime, ou a infracção disciplinar, Srs. procuradores? Por motivo idêntico, já eu tinha sido causador do levantamento de vários processos a juízes e procuradores.
Passem bem, sempre fui e sou contra as ofensas à honra e ao bom nome das pesssoas, estou à vontade que ninguém me ouviu criticar a licenciatura do PM, mas tudo tem um limite. Já conheci uma e basta-me, por essa razão é que não posso com fascistas, mas muito menos com esquerdistas armados em democratas.
Uma boa tarde de trabalho para todos, os ilustres comentadores deste Blog.

Anónimo disse...

Só merece respeito quem se dá ao respeito.
O primeiro ministro deste pantanal que ainda se chama portugal é um vigaristazito que tirou o curso na farinha amparo só para mostrar o título.
É um trafulha com complexos de inferioridade - e correspondente arrogância - que merece que lhe caguem em cima.

Pedro Morgado disse...

Caro Miguel,

Você só pode ser ponta de lança do governo. Não se percebe que alguém que se diz democrata possa ter uma posição destas relativamente a uma caso digno do 24 de Abril.

Esta suspensão é ridícula e desproporcionada, tratando-se de uma evidente perseguição política a uma ex-deputado do PSD, ao bom estilo de Hugo Chávez. Indigna-me que o sr. primeiro-ministro que é o primeiro-ministro de Portugal não se lembre bem como é que tirou a licenciatura nem quem foram os seus professores nem como foram os exames. Indigna-me que existam certificados de habilitações falsos. Indigna-me que nada disto tenha consequência.

Já uma graçola sobre a espécie de licenciatura é coisa digna de suspensão. Como diz e bem Fernando Charrua "se a moda pega, instigada que está a delação, poderemos ter, a breve trecho, uns milhares de docentes presos políticos e outros tantos de boca calada e de consciência aprisionada, a tentar ensinar aos nossos alunos os valores da democracia, da tolerância, do pluralismo, dos direitos, liberdade e garantias e de outras coisas que, de tão remotas, já nem sabemos o real significado, perante a prática que nos rodeia."

E hoje até nem é 24 de Abril. Mas parece.

Anónimo disse...

Então se o PM, talvez no espírito do SIMPLEX que, na altura, já lhe devia bailar na cabeça resolveu fazer um exame de inglês, em casa, numa folha A4, por que razão se considera que a opinião do Professor Charrua, de que os doutoramentos se deviam fazer por fax constitue uma injúria ao ilustre licenciado?

Anónimo disse...

Sócrates: trate os professores à PORRADA. Enquanto Portugal tiver os índices que tem na educação, esses gajos e gajas merecem.

Já agora: faça a vida negra aos funcionários públicos para ver se ENTRA DE UMA VEZ POR TODAS NA CABEÇA DOS PORTUGUESES QUE TÊM DE PROCURAR EMPREGO É NA INICIATIVA PRIVADA. É por o Estado manter esta falsa classe média que Portugal tem os salários altos que tem, para uma baixa produtividade.

Edie Falco

Anónimo disse...

Caro Miguel anterior:

Mude de heterónimo, este já está gasto - pode até ressuscitar o Jack estripador...

"mas como membro de uma estrutura dirigente do Ministério da Educação" - Ai é? Todas as pessoas que trabalham numa DRE (Direcção Regional de Educação) são "dirigentes" do Ministério da Educação? e, assim sendo, não estarão vinculados a deveres para com o titular máximo do Ministério? E Ministro Lino, que gozou indecentemente com o seu chefe (pior que a piada sobre alentejanos do ex-ministro do Ambiente Borrego) não tem também uma suspençãozinha?

Um professor dizer uma graçola sobre o primeiro ministo é normal - é para se ser professor é preciso fazer um curso e os cursos dos professores não estão à venda na UnI, logo os professores têm legitimidade para comentar o percurso académico do PM. Se ele não gosta, que os processe (e senão pode ou não consegue, pode sempre demitir-se). Se há aqui alguem censurável é o Primeiro Ministro, a Ministra da Educação e a sua moça de recados da DREN.

Tenha vergonha, Miguel - o se que passa aqui é apenas tentar silenciar o toda a gente diz (o Bocage e o Samora Machel encontraram finalmente um sucessor no anedotário nacional, pelos piores motivos) para disfarçar a pseudo-licenciatura na Universidade da farinha Amparo de falsificador envergonhado.

Anónimo disse...

Em termos gerais, a corrupção nas Câmaras Municipais decorre essencialmente do aproveitamento em benefício próprio e de amigos, que alguns funcionários promovem. Justifica-se na prevalência de legislação, procedimentos administrativos e estruturas orgânicas que favorecem a arbitrariedade e a incompetência. Nalguns casos implica ainda a existência de serviços públicos constituídos largamente por “redes” de familiares onde todos se protegem. Contudo, em todos os casos existe uma consentânea manifestação de riqueza. Neste contexto não se justificará perguntar porque razão não se desencadeiam medidas objectivas para minimizar a corrupção nas autarquias? Conhecidas as causas será tão difícil o respectivo combate?

Equacionando a defesa dos valores das sociedades humanas, para muitos cidadãos não se justificará a perspectiva de que o Estado Português é uma máquina excêntrica e parasitária, que exige cada vez mais, sem prestar contas pelo que vai extorquindo, ou pelos maus serviços que presta? De facto, se apesar de múltiplos processos de averiguações sobre procedimentos autárquicos, eventualmente associados a actos de corrupção, os resultados forem largamente inconsequentes ou desconhecidos, não poderão os cidadãos concluir que o Estado não está ao seu serviço, sendo antes estes que suportam e alimentam vastas clientelas internas e externas que nele estão instaladas ou o controlam? Aos cidadãos cabe o direito de resposta