segunda-feira, dezembro 17, 2012

“A sair da recessão para entrar na depressão”

Hoje no Público

De acordo com as mais recentes previsões da OCDE, Portugal vai registar, pela primeira vez em décadas¹, um deflator do PIB² negativo em 2012. Os resultados do segundo e do terceiro trimestres confirmam esta previsão. O Público explica o que isto significa:
    ‘À primeira vista, uma descida de preços na economia poderia parecer uma boa notícia, uma ajuda para que os portugueses enfrentassem melhor a descida de rendimentos que já sofreram e que se irá intensificar no próximo ano. No entanto, por trás dessa vantagem aparente, a deflação esconde perigos bem mais graves, que já foram comprovados no passado durante a Grande Depressão dos anos 30 do século passado ou na crise japonesa iniciada nos anos 90.

    Uma deflação prolongada coloca os países numa situação em que, devido a uma expectativa permanente de descida de preços, o consumo das famílias e o investimento das empresas não arrancam, deixando a economia num estado de autêntica depressão.

    erá isto que está a acontecer a Portugal? João Rodrigues, investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, acha que sim. "O espectro da deflação é a melhor indicação de que podemos, graças à política de austeridade permanente que comprime a procura, estar a sair da recessão para entrar na depressão"’.
_______
¹ As séries longas do Banco de Portugal existem desde 1978. Por isso, só se podem fazer comparações até esse ano.
² o deflator do PIB mede a variação dos preços no total da economia e não apenas no consumidor.

1 comentário :

Anónimo disse...

Estamos bem f****
Fora com este governo e já!
Estamos em rota de colisão com a grécia.