segunda-feira, dezembro 16, 2013

O salvador dos Estaleiros de Viana


Paulo Portas teve o desplante de afirmar, quando foi anunciado o despedimento dos 609 trabalhadores, que os governos de direita já salvaram “duas vezes” os Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Hoje, o Correio da Manha — que, assim, avisa o Governo de que a Cofina continua à espera de um canal de televisão em sinal aberto — dá mais uns dados para avaliar o contributo de Portas para “salvar” os Estaleiros.

Está em causa o incumprimento das contrapartidas pela compra dos dois submarinos ao German Submarine Consortium (GSC), negócio assinado por Paulo Portas quando era ministro da Defesa. Não apenas os Estaleiros Navais de Viana do Castelo não receberam a totalidade das contrapartidas acordadas, como terá ocorrido um conjunto de irregularidades nas contrapartidas recebidas: um equipamento enviado pelo estaleiro Flender foi contabilizado por 250 milhões de euros, quando, segundo a Inspecção Geral de Finanças, o seu valor não excederia 48 milhões de euros (e uma parte dele nunca foi instalado).

Acresce que, para compensar o incumprimento das contrapartidas (em relação aos Estaleiros e a muitas outras empresas), o Governo do vice Portas reviu o sistemas de contrapartidas, passando a considerar como contrapartida a reformulação de um projecto hoteleiro no Algarve, cujas obras já se tinham iniciado e que, por sinal, estavam embargadas. Vale a pena recordar esta farsa:
E entretanto nem o velho hotel será reconstruído, como hoje o tablóide refere, tendo o consórcio alemão GSC já comunicado ao Governo do vice Portas a decisão de não cumprir esta promessa de última hora.

2 comentários :

Rosa disse...



Paulo Portas devia ter-se demitido irrevogavelmente no Verão passado...Teria sido mais saudável, mais coerente e sobretudo mais honesto para com o País e para com ele próprio...Neste momento,encontra-se ao mais baixo nível do que se pode considerar um político e uma pessoa de bem...

soudocontra disse...

Cara Rosa, esse vigarista pederasta nunca FOI uma pessoa de bem! Que pessoas de bem é que vê neste governo? Abaixo, chiça, é o governo TODO que tem de ser demitido e o PR também, nem que seja à força, mas infelizmente, as FA, como outras instituições oficiais quer o poderiam fazer, são, neste momento traidores do povo!!!