quinta-feira, janeiro 30, 2014

"Não há nenhuma saída livre" para Portugal

Tópicos da entrevista hoje dada por António Costa ao Jornal de Negócios:

    • "No final deste ajustamento temos hoje menos activos, menos população qualificada, menos recursos e uma dívida maior do que a que tínhamos".

    • "Não há nenhuma saída livre, porque todo o quadro de política orçamental europeia é altamente constrangedor para os próximos anos. Vamos sair em liberdade? Não! Vamos sair com as condicionalidades. A questão é saber se é preciso uma condicionalidade adicional sob a forma de acordo próprio ou se a condicionalidade geral já é tida como suficiente. A minha convicção é que o objectivo claro da União Europeia é chegar às próximas eleições europeias tendo decretado 'urbi et orbi' que a crise passou. Porque isso é importante para os países sob ajustamento e é muitíssimo importante nos países que não estando sob ajustamento estão sob a fortíssima pressão de candidaturas populistas que têm grande hipótese de afirmação eleitoral e portanto é decisivo para os partidos do Governo na Holanda poderem dizer: temos o Sul na ordem. O mesmo na Finlândia, na Alemanha e em todo o sítio."

    • "O último erro que os socialistas cometeram, e espero que seja mesmo o último, foi o Tratado Orçamental, porque ele veio consagrar duradouramente um desequilíbrio assimétrico no funcionamento e na gestão da nossa moeda".

    • Guinada de Hollande? "Estamos todos um bocado como a Madame Trierweiler".

    • "O que é grave é que os partidos socialistas tenham esquecido que a razão de ser da sua existência, desde a origem, é precisamente a de enfrentar a desigualdade".

    • "(…) o peso dos salários, no rendimento mundial, está absolutamente esmagado".

    • Regressar daqui a um ano e meio, na qualidade de primeiro-ministro, ao Jornal de Negócios? "Eu posso combinar vir cá daqui a ano e meio. Agora, nessas condições, não depende mim".

    • E se o PS perder as europeias, António José Seguro deve demitir-se? "Não é para mim um cenário credível o PS perder as eleições europeias".

    • Entusiasma-o ser Presidente? "Eu já sou presidente [da Câmara de Lisboa] e gosto."

    • O engenheiro José Sócrates tem perfil para ser candidato presidencial? "Se tem perfil? Ah, tem perfil para tudo."

15 comentários :

Ant.º das Neves Castanho disse...



O que é para Ant.º Costa o PS "perder as Eleições"? Não o disse.


O que significa para Ant.º Costa "não depende de mim"?!! Não especificou (será "não depende SÓ de mim"?)...


Ant.º Costa tem urgentemente de tomar as rédeas do PS, antes que não haja mais nada a salvar do que resta desse Partido fundamental da Democracia portuguesa do Séc. XX, mas que pode em breve, se persistir na atual irrelevância política e social, ver definitivamente findado o seu papel histórico.

Anónimo disse...

Para já, não precisam de se preocupar muito.
Com o caminho que as coisas levam (a propaganda insana acerca dos "bons resultados" e a "aguerrida" oposição do PS), o Passos Coelho vai garantir a 2ª legislatura, com o PP a servir de bengala, e o Seguro continuará em lume brando a queimar devagarinho até 2019, fazendo esta linda oposição a que já nos habituou.
Nessa altura, pensem num novo líder, que poderá ser o António Costa (não me parece que o homem esteja disposto a abandonar a CML antes do fim do mandato, que ainda agora começou).
Isto, fazendo as contas "por alto", pois nada garante que o PSD não volte a ganhar em 2019, com Rui Rio.
Até lá (até quando...), "aguenta aguenta", que ainda há muito património para vender ao desbarato e muita regressão social para fazer.

Anónimo disse...

Mais um ditndo regras para o PS, Aquele que se acobardou e não avançou. Tem muita graça este senhor, anda a tentar vender a imagem, mas não é capaz de apresentar uma única alternativa.

Usa chavões habituais, partidos populistas, bate na EUropa, o costume de quem não assume erros do passado, malha na actual direcção do PS (de onde faz parte). Enfim, não fosse a media amiga e esperançosa para ele se candidatar contra passos coelho em 2015 e este senhor não valia um caracol.

Já agora, é bom que se vá ao fundo do que fez este senhor no governo de Sócrates.

Grande lata de um arrogante amigalhaço das minorias extremistas. Arrogante de esquerda que dificilmente mobilizará o povo a não ser com as mentiras do costume: mais justiça social, mais crescimentos, mais estado, não explica é como é que ele faz isso tudo.

Espero sinceramente, que este senhor, caso tome o lugar do PS de assalto, seja o François Hollande que faltava para acabar de vez com os PS. Quando os intelectualoides, gente da cultura e da ciência que hoje reclamam virem que o PS de COsta, de Seguro ou até de Sòcrates farão exactamente o mesmo, vão zangar-se e aí certamente que a história q agora se passa na França se passará em Portugal.

Bem haja Hollande que assinaste a certidão de óbito das esquerdas como refere e muito bem o Pulido Valente.

Já não têm discurso a não ser malhar no partido onde faz parate da direcção ou malhar no governo dizendo o óbvio.

E já agora senhor Costa, como acha que o PS não pode perder as europeias, seria interessante o senhor mobilizar-se para ajudar o lider em vez de andar a dar facadinhas nas costas.

Anónimo disse...

É provavel que o PS perca já as Europeias.
Há males que vêm por bem, e isso pode significar o fim deste interregno protagonizado pelo Tózero.

Anónimo disse...

Realmente!
Isto está tudo em estado de dormência (profunda). Aqui no CC só se ouve a mesma cassete. Sempre os mesmos assuntos, nada de alternativas...
Vamos ao Jugas é ainda pior...posts sobre trânsito, exposições de peças de madeira que mais parecem cagalhotos...enfim, assim não dá luta....VAMOS A ACORDAR PORRA!

Anónimo disse...

O PC morreu há já algum tempo, as alternativas à esquerda, BE e afins, estão moribundas, o PS vai pelo mesmo caminho (até há já quem diga volta Sarkosy que estás perdoado) e depois ainda há quem tenha aqui a distinta lata de vir falar em União Nacional?

Não brinquem com o pagode!!

Evaristo Ferreira disse...

O PS está numa encruzilhada e não se vislumbra uma solução para este impasse provocado pelo seu atual general, o Tozé Seguro. O homem não consegue atravessar o Rubicão. E não parece disposto a assumir o erro estratégico ao colocar-se ao lado desta "gente honrada", a quem prometeu uma oposição com "elegância e cortesia". A haver um candidato que lhe queira fazer frente vai ser complicado porque ele controla o aparelho do partido. E eu receio que vamos ter no PS as trapalhadas do PSD nos tempos do Marques Mendes, do Santana Lopes, do Filipe Menezes, da Manuela Ferreira. A situação está feia.

james disse...



Ao contrário do que aqui tem sido comentado, acho bem lúcida a entrevista de António Costa e honro-me de ter votado nele nas ultimas autárquicas, como já o tinha feito no anterior mandato.

Anónimo disse...

Querem uma prova de que o TóZé foi posto no PS pelo PSD? É só lêr o comentário da arrastadeira das 4.
O que eles se borram todos quando se fala em meter os patins no Inseguro...

Anónimo disse...

Interessante, seguir os saudosos/acólitos de Sócrates, exímios na jogada suja.Desde 2011 incapazes de avançar para a defesa de Sócrates na liderança do PS, inventaram D. Sebastião, para fragilizar o SG eleito, e convergiram com a direita mais reacionária, conscientemente e organizadamente na fragilização do PS através do seu SG. Temos pena mas a Seguro é já devido um Partido socialista muito melhor do que o exista depois de JS. Tanto prognóstico falhado. Esperado era que o SG eleito naquele contexto não aguentasse nem um ano. Aí nos escombros haveria um Salvador. É claro que a "ameaça" de que Seguro tem que ganhar as europeias, não é ameaça nenhuma, tal como a vitória nas autarquias, não foi, nem era ameaça. Todos sabiam no PS, que desde 2011, a meta definida por Seguro era tornar o PS o maior partido autárquico. Toda esta conversa de treta só serve para esconder ambições de poder, mais nada. Raivinhas. Habituem-se

Anónimo disse...

António Costa a líder do PS, Já!
MP

Olimpico disse...

Não estou arrependido de pensar pela minha cabeça....há muitos e bons anos ....Com todo o respeito, há aqui gente que pensa que vitórias eleitorais são possiveis, só com votos dos militantes!!!
"Raivinhas" ?...mas ainda não notaram que os Portugueses ainda não acreditam em Seguro? Ainda não notaram que ANTÓNIO COSTA, já tem a confiança dos Portugueses ?
Esta é a diferença, Seguro, tem os votos do Partido ( nem todos) não dão para ganhar eleições Nacionais. ANTónio Costa, não terá o partido, mas tem os Portugueses que dão as vitórias!!!
Raivinhas (?!)...entendam-se, os Portugueses merecem melhor. Já nos chega os Coelhos e os Barrosos,( Porra....)

Anónimo disse...

Pois é Olímpico, tem razão mas... para ganhar o país, antes, tem de ganhar o partido, ou melhor, o malfadado aparelho!

Re-TOMA! disse...



O PS do menino Tózero (o "general", é? Não brinquem com o pobre patetóide...) não vale nem um peido. O Ant.º Costa nem precisa de ganhá-lo, nem dos votos dos seus atuais "meli(t)antes" para nada! Basta-lhe pegar em cem ou duzentos mil portugueses honrados e FUNDAR UM NOVO PARTIDO DE CENTRO-ESQUERDA para ganhar as próximas Legislativas - e tem de ser já as próximas, que mais um mandato desta corja antes do cavaco cair pode ser o suficiente para INCENDIAR PORTUGAL DE NORTE A SUL! - e cagar nos despojos do "partido segurista"!!!


Por muito menos do que isto ficou o PS RACHADO AO MEIO em 85, com outra amélia política à frente (Almeida Santos), quando apareceu o que prometia ser um novo partido de centro-esquerda (o PRD, que contudo não se soube assumir...)!


E SE NÃO FOR O COSTA, OUTRO SERÁ!


E olhem, arrastadeiras, que QUANTO MAIS TARDE, PIOR PARA TODOS (incluindo vossas indecências...)!!

Anónimo disse...

Olimpico, penso que errou o alvo, porque o anónimo das 09:35 não é defensor de Seguro nem está do lado do PS. É sim uma arrastadeira a quem dá muito jeito que o PS continue com o pateta do lider que têm neste momento.
Com o pior governo de que há memória neste país e mesmo assim o PS não descola nas sondagens, espera-se o quê para que haja uma revolução no partido?!
O Tózé é o seguro de Passos Coelho, a garantia de que os cabrões que deram cabo de um país inteiro em 3 anos o poderão continuar a fazer por muitos mais...