quarta-feira, fevereiro 25, 2015

Da imprensa de referência aos ratos de esgoto

    «1. Recebo todas as manhãs uma útil síntese do Expresso, chamada Expresso Curto. Hoje o título da síntese, assinada por Bernardo Ferrão, é "Grécia continua dentro e Sócrates também".

    2. Aposto que o jornalista deve estar encantado com a sua, como se diz, "trouvaille".

    3. Mas eu confesso que não consigo rir. Um ex-primeiro-ministro está preso há três meses, e vai aparentemente continuar por pelo menos outros três, sem que se conheça sequer a acusação contra ele formulada.

    4. Entretanto, as regras legais são constantemente torpedeadas e a própria Procuradora-Geral da República acaba de admitir, em entrevista dada à Rádio Renascença e ao Público, a prática do crime de violação do segredo de justiça no interior do Ministério Público - embora lhe chame, candidamente, "deslizes".

    5. Quando a imprensa de referência acha graça a isto, que devemos esperar dos ratos de esgoto?»

17 comentários :

Pedro Carrilho disse...

É triste ver, grande parte das figuras do ps, preocupadas com o seu ex 1º em vez de se preocuparem em encontrar soluções para o estado calamitoso em que se encontra o país, sem questionar da justeza ou não da referida prisão e sendo que os gestos de solidariedade não devem ser confundidos com defesa cega, as leis foram feitas para serem cumpridas e muitas delas com os votos do ps, por isso se os outros cidadãos nacionais podem estar presos preventivamente um ano sem culpa formada, não vejo porque com este teria ou deveria que ser diferente.
Posto isto, talvez fosse melhor darem a cara por novas ideias e políticas que possam tornar governaveis Portugal, e não deixarem António Costa sózinho, a ser alvo diariamente em todos os meios de comunicação social da matilha de suezes que diariamente tentam destruir a sua credibilidade e caracter com mentiras e meias verdades, típicos desta gentalha que está no governo e dos seus acólitos comentaristas residentes de diários económicos, tvis, sics e outros tais, sob pena de term uma vitória pirrica nas eleições legislativas, e depois lá terem que, mais uma vez, fazer uma coligação contranatura com o partido do submarino.

Júlio de Matos disse...



O pasquim «Expresso» já não é referência há décadas! É apenas muito "rato", no meio de todo o esgoto...

Anónimo disse...

Interessante o comentário de Pedro Carrilho ! Ficamos pois a saber que uma vez que há outros cidadão presos preventivamente durante mais de uma ano, ou presos para se investigar,temos mais é de considerar isso normal e passar à frente ! Ou seja, segundo esta lógica cristalina o PS deve preocupar-se com outras coisas. O bom funcionamento do estado de direito é uma questão secundária, certo ?E o PS de facto parece ir fazendo a vontade a PCarrilho, pois age como se tudo isto fosse normal.

MR

Corvo Negro disse...

Permita-me o Anónimo das 01:42:00 que subscreva as suas pertinentes e sábias palavras.

Pedro Carrilho disse...

O anónimo que fez questão de me comentar, e que não se identifica, o que já de si releva muito, diz que pc acha que, como uns tão presos, o outro também deve estar!!!
Não sendo jurista, e também não tendo nenhuma obrigação de esclarecer quem faz afirmações peremptórias e nem conhece uma lei fundamental de direito penal e que mesmo assim discorre sobre ela, e como este é um espaço "público", digo -lhe que, o que escvrevi não foi o que afirmou, o que eu disse, e está na lei, é que qualquer cidadão pode estar detido, preventivamente, durante um ano e sem que qualquer acusação lhe tenha sido deduzida, independentemente de ser o ex. 1º ou o zé da esquina, portanto, informe-se melhor antes de discorrer dislates deste quilate que só servem para desinformar, se a lei está mal, mude-se esta, agora não pretendam encobrir com inverdades o que no código do processo penal e é cristalino!

Anónimo disse...

O que O Pedro Carrilho se esforça por fazer ( e não está só nesse exercicio....) é levar-nos a considerar como NORMAL que se indicie e prenda preventivamete sem culpa formada um ex-PM por corrupção no cumprimento de funções ! A mim confesso que me espanta tanta "isensão"! Acaso não se apercebe do impacto de processos deste género na confiança devida às instituições do regime ?! Extraodinário !

Manuel Rocha

Fernando Romano disse...


Os presos são, de facto, todos iguais; creio até que José Sócrates não quer tratamento diferente. Mas, para mim, como cidadão português, a prisão do ex-primeiro-ministro pela justiça portuguesa tal como a conhecemos, claramente alinhada com um poder político sem escrúpulos em exercício, deve mesmo questionar-nos sobre a justeza da referida prisão. Nada sabemos do que se passa, os seus advogados pouco sabem e os magistrados em causa revelam andar aos papéis, em completo desespero para justificarem as suas decisões. Os portugueses já estão a aperceber-se disso.

A verdade é que ele é um preso diferente. Não tenho dúvidas de que José Sócrates é um preso político, de que a minha liberdade está também em causa, de que a democracia portuguesa está encarcerada em Évora.

José Sócrates tem vindo a ser permanentemente investigado há alguns anos, a justiça averbou derrota após derrota e esta prisão tem todos os indícios de ser uma desforra, uma vingança sobre um dos mais esclarecidos políticos portugueses, pelo qual terei sempre a maior admiração. A sua situação preocupa-me a todo o momento.

Se não é mártir da democracia portuguesa, para lá caminha.

O que seria estranho era se as "figuras do PS" não estivessem preocupadas com a sua prisão e não lhe manifestassem solidariedade. Mário Soares tem indicado o caminho. A sua prisão é o resultado de uma forte e feroz contra-revolução em marcha - contra o povo e contra Abril 74.









Pedro Carrilho disse...

Bem, já deu para perceber que o facciosismo impera e reina por aqui, nesse sentido nem vou tecer mais quaisquer comentários sobre este assunto uma vez que "ele" é "especial" e consideram que deve ter tratamento diferenciado, mas daqui a dois ou três anos vamos ver por aqui (leia-se as designadas redes sociais), a lêr comentários muito idênticos aos que por agora aqui peroram, a única diferença vai ser a "côr" politica dos indignados e do sujeito passivo, ou réu se os seus doutos comentaristas compreenderem melhor este léxico!!!

Anónimo disse...

Pedro Carrilho,

Pela parte que me toca o seu ultimo comentário passa-me ao lado ! Se o tema fossem as suspeitas sobre o Paulo Portas ou o Passos Coelho, a minha posição não se alteraria. Questão de principios !

Saudações,

Manuel Rocha

A Nunes disse...

Pois reina, Pedro Coelho, pois reina.... Basta olhar para aquilo que escreve.
Imagine-se um ano detido apenas por estar à hora errada no local errado e no final não haver matéria para acusação.
Percebe-se que sairia fresco que nem uma alface, feliz e contente por poder reorganizar a sua vida que entretanto tinha sido virada de pantanas. Mas isto é você que entende que é assim que deve ser, porque a generalidade das pessoas...

Anónimo disse...

O problema principal do sr. Carrilho nem é o que pensa, é o que escreve.
Quando se enfia um TÃO no lugar de um ESTÃO, a coisa fia fino
e o discurso desvaloriza por não conseguir ser empacotado...
Pobre língua portuguesa que não tem culpa.
Ass: um Zé qualquer só para não ser um Tó

Pedro Carrilho disse...

Se nem sabem interpretação sobre o q escrevo como querem ensinar me a escrever (ao purista desculpa n ter hífen), n defendo prisão sem acusação, o q escrevi é q é a lei. E nunva vi nenhum dos zes ou totós que aqui divagam a defender o cidadão anónimo q se encontram presos nsd mesmas circunstâncias q o Zé.

Anónimo disse...

Haverá actualmente imprensa de referência em Portugal?

Anónimo disse...

" E nunva vi nenhum dos zes ou totós que aqui divagam a defender o cidadão anónimo q se encontram presos nsd mesmas circunstâncias q o Zé."

Parece que o sr. carrilho tem o raciocínio um pouco baralhado. É claro que nenhum cidadão anónimo, pelo facto de o ser, está na mesma situação do zé, que todos os dias é caluniado, humilhado, ridicularizado, e que, tal como noutros casos a que assisti, já foi condenado.Não é que para outros a prisão preventiva não seja igualmente injusta mas neste caso, em concreto, tem as consequências que a acusação pretende que tenha.
Também o seu pobre português lhe retira credibilidade. A si, claro.
ana

Pedro Carrilho disse...

Obrigada querida(s) ana(S)que por aqui vão deixando as vossas frustrações, políticas e pessoais, pela prosa, o meu português deve ser um pouco melhor q o teu, só q tenho mais q fazer do q andar a ver se está tudo "legível" para as "intelectualidades" que por aqui peroram, provavelmente deve ser mais adequada a terminologia nulidades, quanto ao resto vê-se bem a hipocrisia espelhada nos vossos comentários, o ex. 1º é, muito provavelmente, culpado de tudo o que é acusado e de muito mais, mas em terra de cegos (eu diria de carneirada), quem tem olho é rei e vocês parace que nem esse têm, passem bem e vejam se ganham alguma consistência politica antes de virem para aqui criticar os outros, em vez de andarem atrás de quem, bem ou mal, pensa pela sua própria cabeça.

Anónimo disse...

O A SSilva é dos poucos nomes do PS que tem a coragem de falar sem medos e sem constrangimentos. O Costa que tanto criticou o Seguro, parece um cordeirinho com a direita. O tempo é da justiça...e por aí se ficou (fora uma visita envergonhada a Évora. Quanto ás declarações da advogada do amigo de Socrates, nem uma palavra de Costa e dos seus pares. E, no entanto, o que ela denuncia não é coisa de somenos. Penso eu de que. É esta a oposição que se quer constituir em alternativa à direita? Para fazer o mesmo? Será? A "gaffe" (não foi gaffe) de Costa aos chineses, nao augura nada de bom. Que desgraça a nossa!!!!

Neurónio bastante disse...



ó anónimo pedro carrilho isso é pseudónimo de tózero , hã ?