quinta-feira, julho 09, 2015

Da asfixia democrática

    «A meio das peças noticiosas sobre o “Estado da Nação”, a RTP decidiu mostrar uma série de infografias no telejornal com os principais dados macroeconómicos, comparando 2011 com 2015. Até aqui tudo bem. A contextualização da informação faz parte do trabalho jornalístico e facilita a compreensão das peças. O que não faz parte do trabalho jornalístico é pegar nos dados fornecidos por um dos intervenientes, neste caso o governo, e apresentá-los como um contributo para a notícia. Os exemplos que se seguem nas fotos demonstram o nível de manipulação dos dados*. É propaganda. E má. A maioria dos indicadores que avaliam a legislatura são projeções - não por acaso todas favoráveis ao governo. Vejamos. A dívida está nos 130,3% (já agora, quando o governo tomou posse estava nos 106,6%¹ e não 111%). O défice em 2014 ficou nos 4,5%, mas, com Novo Banco, pode até chegar perto dos 6%. O PIB em 2014 cresceu 0,9%. As projeções são como os chapéus. Há muitas. E as do Governo raras vezes acertam. Como a RTP, neste caso.

    * é digno de nota que o site do governo da república não tenha o registo histórico dos anteriores governos, como devia num site oficial, mas tenha todo o tipo da dados com a "narrativa" da coligação.»

_______
¹ Salvo erro, a dívida em relação ao PIB estava então em 96%.

O CC errou — Pedro Sales corrigiu o que escrevi: «96% era o valor da dívida no início de 2011. No final do segundo trimestre, que coincide mais ou menos com tomada de posse do actual governo, o boletim do banco de portugal indica que a dívida estava nos 106,6%.»

17 comentários :

Anónimo disse...

o défice em 2011 foi de 4,2% (com a ajuda do fundo de pensões da banca e de uma parte do da pt). espero que o ps não se cale mais uma com esta manipulação grosseira da rtp. porque é que o orelhas não comparou com os dados já conhecidos de 2014 e foi comparar com as previsões de quem não acerta uma? ele diz que não se cala ... no apoio ao governo.

Anónimo disse...

é uma vergonha o telejornal da RTP !!!! deviam era baixar os ordenados a esta malta toda porque é uma verdadeira ofensa ao povo....

RFC disse...

Ontem foi um dia negro para o serviço público de televisão.

Também na RTP Informação, a partir das 21h, Cecília Carmo e André Macedo analisavam o debate parlamentar sobre o Estado da Nação. A linha de argumentação do director do DN baseava-se em que os partidos da coligação mantiveram um discurso suave, Passos Coelho e Paulo Portas maxime, em linha com o que as últimas sondagens demonstravam de crescimento do apoio ao PSD/CDS. Ao contrário, André Macedo apontava a agressividade dos partidos da oposição motivada por.. desespero.

Para quem passou por ali num zapping, como eu, foi hilariante ver e ouvir como o director do DN representava bem o seu papel a fazer lembrar as personagens fellinianas na sua Nave dos Loucos.

Filipe disse...

Com sste artista José Rodrigues dos Santos, vale também tudo. Deixei de ler os seus livros porque não o suporto...

Anónimo disse...

O Orelhas + um grupinho de fascistóides que só dão mau nome à TV que todos pagamos.

Assim que vejo aqueles abanos de "comandante de castelo" , mudo logo para outro canal e internacional de preferência.

Anónimo disse...

Isto é, se os dados forem a nosso favor, que os mostrem. Se forem a favor dos outros, escondam-se. Temos regime soviético?

Anónimo disse...

os dados de 2011 estão errados! os de 2015 não são dados. qual regime soviético, qual cacete!

Fuzileiro disse...



abortos ! estão já no desespero , a esgotar o arsenal todo , daqui por três meses estão no fundo da merda ...

Anónimo disse...

A culpa foi de Sócrates e do Almerindo que não conseguiram ou não quiseram correr com esta cáfila de "jornalistas Manchús" que pululam pela RTP e que são activados quando as coisas apertam lá para os lados do laranjal, sendo mesmo responsáveis pelo spin que os colocou no poder. O André Macedo é só mais um que aparece de vez em quando para dar uma forcinha. Vão começar a aparecer mais "fazedores de opinião" destes e mais os "idiotas úteis" ressabiados do PS do costume.

Anónimo disse...

..e o o anão da sic (j G Ferreira) ontem a noite numa peladinha com tres supostos representantes de empresários? Aquilo fazia rir de tanta mentira e tanta manipulação e subserviencia ao governo e à direita! Estamos numa democracia totalitária! Fascismo com novas caras e novas mascaras!

Pedro Sales disse...

96% era o valor da dívida no início de 2011. no final do segundo trimestre, que coincide mais ou menos com tomada de posse do actual governo, o boletim do banco de portugal indica que a dívida estava nos 106,6%.

Miguel Abrantes disse...

Pedro Sales:

Obrigado pela correcção.

Anónimo disse...

Segundo dados do eurostat a dívida do fim de 2011 era de 111,1%.

http://www.tradingeconomics.com/charts/portugal-government-debt-to-gdp.png?s=prtdebt2gdp&d1=20110101&d2=20111231

Agora que é ridículo, ou pior que isso, propaganda governista, relacionar números de facto, realizados, com números previstos pelo governo, isso é.

João.

Anónimo disse...

Pior é o Expresso com o editor de política colado ao PSD! Bernardo Ferrão, um nome a reter pelo seu exacerbado sentimento pró-Santana! Ainda esta semana apresentou o livro do chefe de gabinete do homem na Santa Casa, depois de já o ter posto a escrever no jornal. No expresso há quantos jsd a escrever?

Anónimo disse...

O governo actual ganhou eleições em Junho de 2011. Portanto metade do ano de governo já foi da responsabilidade destes salafrários. Está explicado porque os dados da divida estão errados e os 111,1%. não são responsabilidade do governo anterior.
Ou só vale falar do passado e atirar culpas quando é este governo a faze-lo com os outros?
Ide cagar pra mata.

Noé Chomesqui disse...



Tontos. Isso é mesmo o que eles querem: números opacos em vez de VERDADES!


Estão a discutir nos termos que eles mais gostam. Depois são forçados a correções e a desculpas. Hão-de ir longe, assim...

Júlio de Matos disse...



Sim, o Povo sério e decente está farto de discussões tecnocráticas àcerca de NÚMEROS, GRÁFICOS E PERCENTAGENS, que ninguém pode contestar eficaz e credivelmente no fulminante "tempo" mediático!


Do que as pessoas precisam é de IDEIAS SÓLIDAS e de FRASES CERTEIRAS, que descrevam inequivocamente a REALIDADE, para além das quantificações e das classificações demasiado "técnicas" e que só "entendidos" sabem realmente debater, e se aproxime do que elas SENTEM e que, lamento muito, NÃO ESTÁ A SER DITO COMO DEVIA desde há demasiados anos a esta parte.

O Referendo grego, que "não serviu para nada" (aparentemente...), vai certamente marcar uma viragem histórica de proporções incalculáveis. Como marcou, por exemplo, a Tomada da Bastilha (que também de pouco serviu, na prática!). Quem não entender isto, deve saír da frente e dar lugar ao Futuro que está aí à espreita.


GET OUT OF THE WAY IF YOU CAN'T LEND A HAND...


FOR THE TIMES THEY ARE A-CHANGING!