quinta-feira, julho 09, 2015

Da série "Frases que impõem respeito" [934]


Esta semana, Cavaco Silva disse: "A zona do euro são 19 países. Eu espero que a Grécia não saia. Mas, se sair, ficam 18 países." Estive a fazer contas e obtive o mesmo resultado. Esta cavacada não é, porém, uma cavacada qualquer. Trata-se de uma banalidade que banaliza, o que constitui uma inovação na história das platitudes. Uma coisa é dizer: "O Carlinhos tem 19 maçãs. Se perder uma, fica com 18 maçãs." É apenas uma banalidade. Mas, se a maçã que o Carlinhos perder conseguir bichar as outras 18 maçãs, ou transformar as outras 18 maçãs em maçãs mais pequeninas, ou em 17 maçãs, a mera aritmética não consegue explicar a catástrofe que se abaterá sobre a fruteira do Carlinhos.
      Ricardo Araújo Pereira, em Introdução ao estudo da cavacada, artigo no qual dá conta que, perante a declaração de Cavaco de que «o euro não vai fracassar» depois de ter profetizado que «os portugueses podiam confiar no BES», já comunicou «ao sector bancário que, a partir deste momento, estou comprador de dólares»

1 comentário :

Anónimo disse...

Após descolar de Moscovo, um Airbus da TAP é sequestrado por um terrorista que pretende despenhá-lo sobre Nova Iorque. Obama, Putin e Cavaco Silva reunem-se de emergência.

"Não há problema", diz Putin. "Já telefonei para a Força Aérea. Se ele tentar se despenhar, os meus caças explodem o avião no ar."

"Não há problema", diz Obama. "Telefonei para o FBI. Se ele tentar se despenhar, os meus agentes secretos a bordo abatem-no a tiro."

"Não há problema", diz Cavaco Silva. "Telefonei para a TAP. Se ele se despenhar, ainda sobram dezoito Airbuses."