terça-feira, setembro 21, 2010

Viagens na Minha Terra

    • A.R., Fronteira:



    • Francisco Seixas da Costa, "To go native":

      (…) Depois de ter suscitado por escrito, ou em contacto com os serviços do MNE, todas as sua possíveis objeções às nossas instruções, o embaixador pediu para me falar - estava eu então em funções de natureza política. Pelo telefone, explicou-me a sua dificuldade: "Eu não tenho argumentos para me opor à admissão da Indonésia. Os meus colegas acham ridícula a minha posição e isto é quase um vexame!". Reparei que o homem estava, de facto, numa posição difícil. Perguntei-lhe: "Mas você acha que nós não temos razão?". Ao que me respondeu, um tanto aflito: "Bom, nós temos as nossas razões, só que eu as não posso dizer abertamente, porque eles nunca as aceitariam".

      Nesse passo da conversa, não vi outra solução: "Meu caro, nesse caso, 'go native' e diga aos seus colegas que, por si, até concordaria com eles e deixaria entrar a Indonésia. Mas que, 'lá de Lisboa', as ordens são imperativas e que você, como profissional que é, as não pode contrariar. Eles perceberão". E ele assim fez. E julgo que os colegas perceberam.

    • Bernardo Pires de Lima, Sempre a aprender
    • Francisco Clamote,
    Cavaco ao retardador e Com o título me enganas
    • João Lopes,
    Novas aventuras de Antonioni
    • Jorge Bateira,
    Indigência intelectual
    • Miguel Madeira,
    O Tomás das "Novas Oportunidades"
    • Pedro Rolo Duarte,
    O nosso político APAV
    • Shyznogud,
    Jornalismo de investigação
    • Vital Moreira, Um pouco mais de decência, sff

Sem comentários :