quarta-feira, junho 09, 2010

Política de verdade aplicada

Actores
    Manuela Ferreira Leite, ministra das Finanças do Governo Barroso/Portas
    Carlos Tavares, ministro da Economia do Governo Barroso/Portas
    Arlindo Carvalho, ministro da Saúde de Cavaco e mandatário de Santana Lopes nalgumas das muitas eleições a que este conhecido político costuma concorrer
    BPN, obra que o cavaquismo deixou para a posteridade
Figurantes
    Ministério Público
Guião

Arlindo de Carvalho, vá-se lá saber porquê, presidia a uma empresa detida pelo antigo IPE, Investimentos e Participações do Estado. Um dia, quis adquirir cerca de um terço (1/3) do património da empresa que dirigia.

Se bem pensou, melhor o fez. Arlindo de Carvalho constituiu uma empresa com a sugestiva designação de Pousa Flores e, no próprio dia em que estava entretido a criá-la, os então ministros das Finanças e da Economia, Manuela Ferreira Leite e Carlos Tavares, assinaram um despacho conjunto ordenando que o património que o ex-ministro da Saúde tinha debaixo de olho fosse apenas e só vendido à sociedade Pousa Flores.

Assim, o despacho conjunto de Manuela Ferreira Leite e Carlos Tavares estabeleceu: "A transmissão será feita para uma sociedade que terá como sócios quadros ou administradores da sociedade em venda, com a denominação Pousa Flores."

Não havendo então o Simplex, o despacho ministerial não deixa de ter em conta a possibilidade de algum arreliador atraso na constituição da sociedade Pousa Flores, prevendo uma segunda hipótese para a transmissão do património de uma empresa com capitais do Estado: "Ou outra, aprovada pelas entidades competentes para o efeito, com sede na Avenida General Eduardo Galhardo, n.º 225, 2775-564, Carcavelos" — ou seja, a morada da empresa Pousa Flores. No fundo, os antigos ministros declaravam que só empresas com aquela morada poderiam comprar.

A Pousa Flores acabou por fazer o negócio por 36 milhões de euros, ficando na posse de um vasto património imobiliário. Só com duas vendas posteriores, a empresa de Arlindo de Carvalho facturou 37,4 milhões de euros.

O Ministério Público arquivou o caso. Não consta que o Dr. Palma ou o sindicato a que preside tenham exercido o inalienável direito à indignação.

_________
Fontes:

8 comentários :

Basico disse...

Resta acrescentar, e se a memoria nao me falha, que a empresa foi constituida com um capital social de 5,000 euros dias antes de contrair um empréstimo gigantesco de mais de 30 milhoes de euros.

Quantos bancos emprestam este tipo de montantes a empresas com este tipo de capital social e com este tao curto historial?

Anónimo disse...

Pelos vistos foi tudo transparente... tão transparente que ninguém vê.Força Miguel

Anónimo disse...

O MP tornou-se numa questão de Estado. O Procurador-Geral da República, sempre tão lesto a determinar a interposição de recursos em tudo o que diga respeito ao Apito Dourado, assobia para o lado em questões delicadas. Ou passa o tempo a perseguir os seus fantamas. Se neste momento o MP fosse extinto, ninguém lhe sentiria a falta, a não ser o Correio da Manha.

aviador disse...

Boa.
Já batemos na velha.
Já matámos a velha.
Vamos agora ao enterro!

Ze Maria disse...

Por estas e outras (que são tantas) fruto de ter aqui sempre vivido e de conhecer factos desta aldeia chamada Portugal, é que muitas vezes que aqui comento o faço com alguma aspereza. Que ninguém tenha dúvidas: o PSD foi e é um partido onde sempre se refugiaram os trafulhas, os vira-casacas e outros pantomineiros politicos. Há-os em todos os partidos. Eu sei. Mas apontem...Apontem-nos, sem suposições e sobretudo sem a "imaginação criativa" desta cambada.

burns disse...

olhe que falar em trafulhas sem referir esta gente que por lá tem estado quase ininterruptamente a 15 anos é obra
nunca se viu tanto roubador e aldrabão e fura leis como agora e os históricos pais da democracia a ler e a jogar golfe bem caladinho
lugar de vigaristas e roubadores é na prisão,sejam de que cor forem

Anónimo disse...

Olá!!!! Ainda não tinha visto estas!!!
Vamos ter que ler isto com muita atenção!!!

Alguém acha que o Olveira e Costa abotoou-se sozinho com os milhões e milhões de contos ?!

Quando é que os direitolas ganham vergonha na cara e falam das maiores roubalheiras de todos os tempos em Portugal ?????

É por serem os Homens de Confiança do Lambão de Boliqueime ?????

Vá lá!! Falem disto meus caros, sem medo, sem vergonha na cara...então não querem ser diferentes ????

...dizem eles para se escudar.."ahh..o outro é mentiroso.."

...e digo-lhes eu.."é bem pior ROUBAR do que mentir".

Anónimo disse...

O Palma quer é caçar; não o incomodem com estas coisas de menor importância