segunda-feira, maio 12, 2014

Fora de prazo


Aníbal Cavaco Silva chegou atrasado ao 25 de Abril. E volta a chegar atrasado às comemorações do 40.º aniversário da Revolução dos Cravos. Fê-lo neste fim-de-semana, organizando uma conferência intitulada “Portugal: Rotas de abril”, à qual assistiram, para além dos membros da Casa Civil e da Casa Militar da Presidência, uns tantos obsoletos bonzos do cavaquismo e do barrosismo, um delegado dos estarolas (Braga de Macedo) e, se os olhos não me traem, Abdool Vakil, aparentemente em representação do dream team do BPN.

Ao contrário do que aconteceu com os últimos dois presidentes da República, Cavaco Silva vê a sua base social de apoio a desagregar-se à medida que se aproxima o fim da sua longa carreira política. Como a imagem supra da conferência mostra, resta-lhe esta caricatura de uma brigada do reumático.

Pelo que se lê na comunicação social, Cavaco Silva quis passar duas ideias na anódina conferência (que nem uma referência mereceu no site da Presidência para além dos discursos do próprio Cavaco): a necessidade de haver compromissos (o que representa uma evolução em relação aos anteriores apelos ao «consenso») e de que chegou a hora de fazer cumprir o «D» de desenvolvimento. É difícil conceber um quadro mais hipócrita:
    • O homem que mais desuniu a sociedade portuguesa, assumindo-se em Belém como chefe de facção, a apelar a «compromissos»;
    • O homem que mais tempo andou pelo poder (ministro das Finanças, primeiro-ministro e Presidente da República) a descobrir subitamente — sem que o assuma como uma autocrítica — que o país precisa de se desenvolver.
Neste caso, não chega atrasado. Chega tarde.

3 comentários :

Anónimo disse...

Eu também vejo o serôdio Eanes e a caquética Ferreira Leite à compita com a hospedeira Leonor Beleza. Women in red nesta tralha cavaquista.

Desentupidor de retretes disse...



Lixo tóxico.

Olimpico disse...


Com todo o respeito pelo que deveria ser o nosso Presidente da Repúbica:

1º Ele não chegou atrasado. Ele é atrasado....

2º Ele não chegou tarde. Ele está fora de VALIDADE!!....