quinta-feira, abril 19, 2007

A causa do caso do Público

Mas, afinal, o que mudou a cabeça de Belmiro quando decidiu dar a ordem a JMF: “Ataca! Cumpre o teu dever.”?


Antes da OPA




[Clique na imagem para a ampliar]



[Clique na imagem para a ampliar]



Há precisamente três meses, a 18 de Janeiro do corrente ano, Belmiro de Azevedo é entrevistado por Judite de Sousa na Grande Entrevista. Eis as palavras de Belmiro relatadas pela imprensa:



Depois da OPA





[Clique na imagem para a ampliar]




Hoje, três meses depois da conversa com Judite de Sousa, Belmiro dispara numa entrevista ao Jornal de Negócios: «"Portugal tem uma agenda paupérrima, do ponto de vista político, económico e social" e o culpado é primeiro-ministro, José Sócrates.»

O patrão da Sonae queria dar o salto dos negócios de mercearia e contraplacados para o high-tech. Perante a estrondosa derrota na OPA, Belmiro fez accionar o Plano B, que havia anunciado ter no momento em que tomou conhecimento do desfecho da assembleia geral da PT. O aplicado JMF faz o que pode — embora a poeira lançada para o ar pareça não estar a afectar os olhos dos portugueses.

70 comentários :

Anónimo disse...

Sinceramente gostei de ler esta posta.

Anónimo disse...

O Belmiro pensa que compra todos políticos.

Já no tempo do BPA pensava que conseguia comprar o Banco com o dinheiro de todos nós. O Secretário de Estado da altura (Esteves de Carvalho - quando o ministro era o Catroga) não lhe aparou os golpes e passou de bestial a besta.
O mesmo se passou com o Sócrates.

O Belmiro pensa que estamos em África?

António P. disse...

Boa noite,
Belmiro descontrolado ??
O tal que não precisa do poder politico, que é exemplar, que é rigoroso...perde o verniz.
E a imprensa generalista calada !
O que dá é ruido e areia...mas convém exagerar que o pagode não é estúpido.
Cumrpimentos

alanys disse...

Gostei de ler o post.
A direita aproveitou a boleia do eng.(estará inscrito na Ordem?) Belmiro de Azevedo.
Noticia de hoje:
"Mário Soares acusou a direita de atacar com raiva José Sócrates, sem ter qualquer alternativa viável para o País."

Aí que que está: Não existe alternativa viável e toda a oposição sabe disso.

Anónimo disse...

Quem não pode arregunha e morde!
Está-lhes na massa do sangue. Vêm-lhes de longe esta carga genética. Estão todos contentes:conseguimos dar cabo do líder, que se lixe o País, a estabilidade (tão querida em outras ocasiões e o "deixem-me trabalhar"), importa é deitar abaixo. Se eu não consegui governar este também não pode conseguir. É este material genético que compõe parte da nossa sociedade.
Sectores da sociedade portuguesa não perdoam o sucesso de Sócrates. Pois aquilo que ele está a fazer de bom pertencia-lhes fazer, mas nunca o fizeram. A relva está cortada agora pretendem deitar-se nela. Antes foi Soares que não prestava porque era republicano e laico, depois foi Guterres, que apesar de católico, qualidade exclusiva da direita, também não, porque não decidia, porque era despesista, depois Ferro Rodrigues porque era demasiado de esquerda, até que veio Sócrates, com maioria absoluta , mas como não podem atacá-lo politicamente, tentaram pela via que são especialistas, pela calúnia, a exemplo do que fizeram com Ferro Rodrigues no caso Casa Pia. Só a direita é que se acha com o direito e ungida por Deus para governar Portugal.

Anónimo disse...

É a direita trauliteira e os capitalistas que atacam o Governo de Sócrates!

Anónimo disse...

Ó Miguel ja me tinha lembrado do que dizia anteontem o homem do "Cotenente" e o que diz hoje, é um perefito "panescio"

Anónimo disse...

Sucesso de Sócrates?
Que se lixe o país?
Está tudo doido.
O Sócrates é um vigaristazito.
Vive da propaganda e o país está cada vez mais pobre.
Soube foi vender o ouro do banco de Portugal.
O país precisa de se livrar dele para sair deste atoleiro.
Rapidamente.

Anónimo disse...

Corroboro este post e os comentários acima, sendo que, a meu ver, duas coisas são de ressaltar e devemos reflectir sobre....

1-"Mário Soares acusou a direita de atacar com raiva José Sócrates, sem ter qualquer alternativa viável para o País." Bingo, como sempre. O velho é lixado.

2- "Só a direita é que se acha com o direito e ungida por Deus para governar Portugal." Pois!

Já está provado que a chamada "direita" em Portugal não sabe comportar-se em democracia... lança mão de cabalas e processos de intenção, com a conivência de uma massa de muitos eleitores que acham bem e que alguns até frequentam este blog e vê-se que aprovam os expedientes calhordas para denegrir e tentar assassinar politicamente....

Mas não vencerão...

São ridículos...todos uns verdadeiros palhaços...
Borges, "Vice-presidente da Golman Sachs"... além de ser mentira (está por provar), é inconcebível que um quadro de uma multinacional financeira aspire a qualquer coisa no país, mesmo na camara de Alter-do-Chão... um absurdo... Marques Mendes, um zero à esquerda, e pelos vistos, à direita... Sarmento, um troglodita... Santana, um flop completo, visível, basta o ver a proferir um discurso, não diz coisa com coisa, sempre foi assim, ninguém via...Frasquilho, um histérico, ainda tem de comer muito feijão para querer dar aulas de economia, ainda para mais tendo feito parte de um governo fracassado... Ferreira Leite, está atarantada com a actuação de cavaco, tem feito uma pirueta de 180 graus a tentar acompanhar o seu mentor... zero de credibilidade... Marcelo... tem pancada, megalomania...Portas... nem vou comentar... é melhor calar-me..

Cavaco está a dar uma aula à direita de sublevação de interesses... arriscará ficar como o maior presidente que Portugal já teve (engulo tudo o que disse contra ele).

NÃO HÁ QUADROS À DIREITA. A NÃO SER BARROSO, E LIMPAR A FUGA DE BARROSO É LIMPAR A FUGA DE GUTERRES. A DIREITA ESTÁ ESGOTADA.

Só resta à direita rever-se em Sócrates, apenas o PM que instituiu o aborto em Portugal. Não há alternativa.

Terão de engolir 3 legislaturas de Sócrates... daqui a 10 anos vamos ver o que é que sobra dessa "direita", que na verdade são Bancas de Negócios que agem contra os interesses do país...

... estarão reduzidos a pó!!...

Ahahahahahahahahaha!!!!

Está por construir uma verdadeira alternativa de centro-direita em Portugal. Uma que não seja covarde. Uma que não deixe para os socialistas a tarefa de levar a cabo o trabalhinho sujo que Bruxelas impõe aos sócios do clube.

Haverá alternativa?

Edie Falco

Anónimo disse...

Caro Miguel:

Até pode ser verdade o que diz, mas que autoridade moral tem o senhor, quando faz exactamente o mesmo, mas do outro lado da barricada...

Ou A Voz do Dono é boa quando defende o Sócrates (e a sua malta) e é má quando o ataca? E os ataques ad hominem e não ad causa são aceitáveis neste caso e não noutros?

Decida-se, caro Miguel.

Filipe Brás Almeida disse...

Este post é bem demonstrativo. Espectacular mesmo.

alanys disse...

Anónimo de 01,06 e Edie Falco, subscrevo tudo o que escreveram.

A direita ( a oposição) faz lembrar aqueles putos ranhosos ( os zéquinhas) que não sabem brincar mas também não querem que ninguem brinque.

O Mário Soares ontem acertou na mouche quando falou na RAIVA.

Anónimo disse...

Este blog, no seu início, pretendeu afirmar-se como um blog de ataque às corporações.
É impressão minha ou o blog nas últimas semanas não tem feito outra coisa senão defender o Governo e o Primeiro Ministro e a corporação socialista.
Já agora, o chumbo do crime de enriquecimento ilícito daria um óptimo tema de debate.
Poderia ser que compreendessemos melhor qual a razão porque o PS rejeitou de forma liminar a criminalização desta conduta, invocando razões de pretensa inconstitucionalidade...
Talvez fosse interessante igualmente lembrar que o PS chegou a defender que a punição do crime de corrupção fosse resolvida fora dos tribunais através da mediação penal e a corrupção activa deixasse de admitir a prisão preventiva.Elucidativo...

Anónimo disse...

"Até pode ser verdade o que diz, mas que autoridade moral tem o senhor, quando faz exactamente o mesmo, mas do outro lado da barricada.."

Caro Anonimo, se me permite respondo eu à sua pergunta...

A AUTORIDADE MORAL DELE É NÃO SER RESPONSÁVEL POR UM ÓRGÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL QUE SE INTULA FEITO POR JORNALISTAS!!

A MINHA AUTORIDADE MORAL DE APOIAR É DE, COMO CONSUMIDOR/ASSINANTE DO PÚBLICO, NÃO SER DEFRAUDADO E TER DE TODAS AS MANHÃS DEPARAR-ME COM PROCESSOS DE INTENÇÃO INFUNDADOS, JORNALISMO DE SARJETA E FRACO E FALHO JORNALISMO DE INVESTIGAÇÃO!! EU NÃO ASSINEI UM PASQUIM NEM UMA NEWSLETTER DE BELMIRO!! EU NÃO QUERO VINGAR-ME DE SÓCRATES!!!!

VOU RECLAMAR À DECO!!

Anónimo disse...

Assinado Edie Falco!

Pedro disse...

"O patrão da Sonae queria dar o salto dos negócios de mercearia e contraplacados para o high-tech."

O Sr. Miguel deve andar muito mal informado ou então é deformado. Os "negócios de mercearia e contraplacados" fazem muita comichão e sarna aos pseudo-intelectuais lisboetas que estão habituados a pouco trabalhar para conseguir o "sustentozinho" e o "comer".
A "derrota estrondosa" que o Sr.Miguel da mercearia fala, sem saber do que fala, nem foi estrondosa nem foi uma derrota para a Sonae mas sim para a PT e para quem paga impostos que sustentam os altos quadros da dita PT. Mas se calhar o sr. Miguel da mercearia não paga impostos logo este é um assunto aborrecido para ele.
O plano B é uma boa história anedótica! Ai o malandro do Belmiro arranjou estas papeladas, trapalhadas e documentos todos para atacar o nosso excelso Primeiro-Ministro. Ai que malandro!
Eu pensei que os quadros do PS fossem capazes de melhor do que posts destes.

Anónimo disse...

Belmiro não engana as pessoas serias. Só os vesgos e lacaios é que podem estar contra este governo.
Já agora, como falo de lacaios, o lacaio mor "JMF" continua a debitar asneiras, mentiras e deturpações. Este debil cavalheiro tem que se meter na ordem, atraves da justiça.

Anónimo disse...

Não foi o Sócrates que andou a dar a imagem de empregado do Belmiro a deitar as torres de Tróia abaixo?
Ou era de engenheiro?
Ou 1o ministro?
Não sei. Estou um bocado confuso.

Anónimo disse...

Pois, Belmerda confundiu tudo. pensou que Sócrates era JMF. lixou-se

Anónimo disse...

Caro "Edie Falco":

Espero que este não seja mais um heterónimo do Miguel, mas, mesmo assim, aqui vai...

"A AUTORIDADE MORAL DELE É NÃO SER RESPONSÁVEL POR UM ÓRGÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL QUE SE INTULA FEITO POR JORNALISTAS!!"

Parabéns por saber o que faz o MA - sabe mais do que todos os leitores do Blog juntos...

Ora aqui está uma boa altura para o Miguel dizer quem é, as suas habilitações, filiação político/religioso/partidária e interesses/ligações com o Governo - sob pena de os seus argumentos se tornarem circulares, por vício de forma que imputa a outros - vidé JMF...

Anónimo disse...

Ainda o ataque aos documentos onde classificaram o JMF de doutor!
.
Caro Miguel, não será necessário fazer uma busca mais completa pois basta aqui o seu blog para encontrar alguns seus colegas ?? a tratarem-no deferentemente por DOUTOR Miguel !
.
E ainda não li da sua parte nenhum desmentido a confirmar que não o devem assim tratar por uma questão de ética pois tem por hábito atacar quem assim deixa que o intitulem, sem o ser!
Claro que sabe que esse não é o caso de JMF pois já disse mais do que uma vez que não tem o título académico de doutor!
Mas esse não é o seu caso e assim sendo, poderia fazer o favor de esclarecer os que não estão esclarecidos, de qual foi a sua tese de doutoramento e se foi ou não aprovado?
.
Mas já me sinto satisfeito se nos confirmar que fez a tese de doutoramento!
.
Em nome de alguns leitores e comentadores de ocasião, os meus antecipados agradecimentos!
MAS como apoiante do PS e do seu líder, ainda lhe deixo uma dica , sobre a razão do nosso desprezo profundo por um partido que sempre se revelou como albergando traidores á pátria e ainda se orgulha de com o apoio do Partido Comunista da URSS e do PCP com a ajuda de alguns militares de Argel , e outros esquerdistas portugueses “refugiados” em Paris, nos idos de 73 fizeram uma conferência onde se comprometeram a levar a cabo uma revolta em Portugal até 75!
Tiveram foi o “azar” de convidarem para essa conferência uma revista pertencente á chamada “Frente Portuguesa de Libertação” que uns anos mais tarde passou todos os episódios e acordos vergonhosos entre os socialistas, comandados pelo seu antigo líder, o PCP e a delegação do partido comunista da URSS!
Se não souber o que aí se passou vá falar com o Sócrates que ele como chefe actual do partido dos traidores, pode ir ao arquivo e dizer-lhe de viva voz o s acordos que firmaram e as suas consequências para o país e os Portugueses!
MAS mais uma vez se diz aí que as “províncias” a descolonizar, eram somente Angola, Moçambique e Guiné-Bissau!
Nunca Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe que até a URSS sabia que pertenciam a Portugal!
Mas a canalha de traidores que habitavam e habitam ainda no PS, assim não decidiu!
VENDERAM parte de Portugal a troco de apoio para conquistarem o governo do país!
Caro Miguel, mostre-nos que tem coragem para nos mostrar que é um DIGNO representante da espécie humana, com ÉTICA e HONESTIDADE na sua vida diária!
Se o é não pode honestamente pertencer a um partido de traidores!
E quem assim fala, foi socialista durante 1 ano (em 74/75) até descobrir o covil de bandidos que formavam o PS!

Anónimo disse...

Errata: "Com deferência"por doutor.

Anónimo disse...

«O Belmiro pensa que estamos em África? »
Não, o Belmiro pensa que estamos num país sem regras, ou pelo contrário, comandado por um PM e um partido que tem menos do que 3 milhões de votos, ao contrário do que tem o "clubedosabstencionistas" com o apoio de mais de 3 milhões e estando na clandestinidade pois ao contrário do Sócrates, nós não contamos para o país a não ser para nos exigirem impostos e calar a boca!
Mas esses abstencionistas reduzidos á condição de escravos NÂO SE CALAM!
O Belmiro pensava que estava num país democrático que não pressionava os jornalistas, que não condicionava a televisão e a rádio do estado, mas pago por todos, para manipular consciências.
O BElmiro pensava que os ministros deste país não interferiam nas decisões da autoridade da concorrÊncia e promoviam loby´s nas auto-estradas ao comñtrário do interesse do povo mas que os vão beneficiar largamente!
O BElmiro pensou que a economia tinha pernas para andar com uma sadia concorrência e não com a interferÊncia de uma canalha que só tem prejudicado os portugueses feneficiando os seus apoiantes!

Anónimo disse...

Caro José Costa como se lê na sua prosa para si "Dr." e "Doutor" é a a mesma coisa.
Sendo assim, passe bem e aprenda.

Anónimo disse...

caro José Costa,

"O BElmiro pensou que a economia tinha pernas para andar com uma sadia concorrência e não com a interferÊncia de uma canalha que só tem prejudicado os portugueses feneficiando os seus apoiantes!"

O Belmiro pensou é que alguém aqui era parvo... ia cometendo um assalto em cima da rapaziada... NO DIA SEGUINTE O MERCADO RESPONDEU E AS ACÇÕES DA PT SUBIRAM!!! PENSAM QUE O ESTADO É PARVO!!! FOI, NÃO É!!

Quanto à conversa ali atrás do PS e a URSS e a descolonização... fogo... esse PS aí já acabou, meu caro. Aé a URSS já acabou...Pois, o tempo das colónias era bom era... mais acabou, caput!!... E se fossemos ver os fascistyas que andam ai nos partidos de direita?

Edie Falco

Quintanilha disse...

Há mais vida para além da OPA!

Anónimo disse...

«Caro José Costa como se lê na sua prosa para si "Dr." e "Doutor" é a a mesma coisa».
.
Caro anónimo, terá tempo e paciência para nos ilucidar?
*******************************
«Quanto à conversa ali atrás do PS e a URSS e a descolonização... fogo... esse PS aí já acabou, meu caro».
.
Não acabou porque as consequências desses acordos continuam a fazer-se sentir com intensidade na economia e na vida de milhões de portugueses e ainda mais naqueles que viram as suas vidas destruídas pela acção de traidores á pátria que ainda são compensados com dádivas de centenas de milhares de euros do erário nacional para erigir fundações com prédios oferecidos pelo ex-presidente da câmara de Lisboa!
E que ainda tÊm a pouca vergonha de ao sair do cargo de presidente da república das bananas, levar consigo os presentes que foram oferecidos ao cargo de Presidente dessa república e não ao socialista que ocupava o cvargo!
Presentes que continuam, sem ninguém de bem neste país com isso se insurgir,a habitar essa dita fundação sem dizer água vai a ninguém do estado português e aos portugueses!
Esse traidor e o partido que o apoia, continuam a considerar Portugal como uma quinta privada!
.
Económica e políticamente um dos pontos do acordo de Paris, dizia já em 73, que após o sucesso da revolução, a independência das antigas "provincias ultramarinas" seria conseguida pela IMEDIATA entrega das provincias aos movimentos terroristas de obediência comunista e os COLONOS expatriados de imediato a EXPENSAS de Portugal!
.
A decisão destes actos não foi tomada após o 15/74.
TAl como se pasa nas datas dos papeis do Socrates, as decisões foram tomadas ANTES de eclodir a revolução!
.
O problema com as datas no PS, não é de agora, pois já vem desde a fundação do PS!
.
Não queira que eu diga mais nada por agora porque há acordos mais graves resultantes da união entre socialistas e comunistas!

Anónimo disse...

O poder económico condiciona sem dúvida o poder político.

Remontando à campanha eleitoral do PS nas legislativas de 2005, JS foi claro em não hostilizar os empresários e à época ainda não se sabia que o IVA ia para 21%.

Tudo isto vem a propósito de que ainda que inegáveis os factos apresentados pelo autor do blog, e mesmo sendo óbvio que BA tenha invertido o seu discurso por completo, empiricamente não consigo encontrar um nexo causal entre o insucesso da OPA e o caso das habilitações académicas de Sócrates.

O caso da OPA certamente que condicionou, mas inclino-me mais para a posição de MS qd vem dizer que é a direita que vem atacar o PM.

Seja lá o que for a direita, é indesmentível que nunca um executivo como este pôs o país em tamanha ebulição.

Comparar Sócrates a Cavaco PM é uma fantasia de meninos de catequese, porquanto o ímpeto reformista do primeiro está a milhas de distância do segundo, se se lembram.

Virtuais ou não, as reformas existem e a ser assim, há sectores da população que se sentem profundamente lesados "nos muros dos seus quintais" face a tamanhas alterações nas suas vidas, privilégios e na consequente paz podre que reinava nessas capelinhas...

Serve isto tão só para enunciar que, em minha opinião, não foi somente a OPA a desencadear semelhante torrente, mas certamente tb ajudou.

Finalmente para dizer que o PM, ainda que para alguns se encontre fragilizado, sabia que o esperavam - e vai continuar saber a esperar- campanhas deste jaez.

Politicamente estou certo que conseguirá "dar a volta ao texto".

Anónimo disse...

COMO DIZIA ESSE "GRANDE" XUXIALISTA MÁRIO SÓ ARES;

SÓ OS BURROS NÃO MUDAM DE OPINIÃO...

TÁ TUDO DITO. O BELMIRO DEIXOU DE SER BURRO. JÁ BASTAM OS QUE APOIAM O SOCRATES COMO POR EXEMPLO O AUTOS DESTE BLOG

Anónimo disse...

"Comparar Sócrates a Cavaco PM é uma fantasia de meninos de catequese, porquanto o ímpeto reformista do primeiro está a milhas de distância do segundo, se se lembram."

Acha mesmo? Atenção, Sócrates só vai no 2º ano...
Não perdem por esperar... ele ainda vai na lei trabalhista. Se Deus quiser.

Edie Falco

Anónimo disse...

Edie Falco,

Penso que não me entendeu.
O que eu quis dizer é que o ímpeto reformista de JS é muito superior ao de Cavaco, i. e. JS já está noutra galáxia!
Se ler o comentário com atenção há-de concluir isso.

Anónimo disse...

«Politicamente estou certo que conseguirá "dar a volta ao texto"».
.
Caro James, politicamente não conseguirá dar a volta ao texto porque se esquece dos "verdadeiros" motores de mudança deste país!
.
Um dos quais, são os abstencionistas (mais do que 3 milhões) que continuadamente fazem a guerra contra este e todos os partidos que ocuparam, ou colonizaram (pelas várias razões que eu aqui já descrevi) este país!
.
Se quiserem que haja a paz necessária para que a economia se desenvolva, terão que promover outras formas de fazer funcionar o sistema, pois com este, permitindo que através de um sistema D´hondt que só admite que sejam contemplados com o "grau" de portugueses de 1ª, os súbditos partidários país não avançará!
.
Outro ponto e talvez um dos mais importantes é o desprezo a que estão votadas as Micro e Pequenas empresas, pelo estado!
Não se devem esquecer que elas são a maior parte das empresas do país e são aquelas que maior quantidade de empregos gera!
.

E são aquelas que mais impostos paga!
O desprezo a que são votadas pelo governo e Assembleia da República com o apoio do Presidente , tem o devido retorno!
.

Quem roeu a carne que roa agora os ossos.
.
Um empresário nestes tempos de globalização e Internet, está aqui mas tem o armazém de distribuição em Madrid ou Brasil,
confecciona ou compra na China, Índia, etc.. e vende através da Internet para as Honduras ou Afeganistão!
.
Mas o Sócrates ou outros Dr´s e engenheiros sem experiência de gestão á frente de uma empresa criada com o sangue e suor do/s proprietário/s , faz-lhes um manguito á Bordalo e diz-lhes que vão trabalhar para que sintam o que é trabalhar para comer!
.
O país NÃO É propriedade de alguns!
O país é de todos nós e como tal também ambicionamos a uma parte do dinheiro de Bruxelas, não para comprar jipes e vivendas mas sim para trabalhar e desenvolver as nossas empresas!
.
Saberão o que é isso de trabalhar, sem ter a certeza de conseguir vender ou produzir o suficiente para pagar os compromissos assumidos?
.
Porque só depois se vê se o dinheiro conseguido, chega para comprar pão e fazer uma sopa para a patroa e os filhos!
.
Caro James, não consegue pois NÃO SABE como o fazer e não tem gente capaz para isso!
.
A diferença é eu dizer como resolver uma situação e SABER com antecedência como o fazer e a outra é aproveitarem as ideias de outros e não terem ninguém capaz de as pôr em prática porque se não as pensaram também não saberão o que fazer!
O TGV, aeroporto da OTA, portos e pescas estão aí para o atestar!
.
Essa GENTE DO Min. Da Agricultura saberão o que é uma sardinha se a encontrarem no prato?
.
E saberão porquê são necessários portos de mar e ligações á A. Velocidade com linhas directas a Espanha?
.
Eu sei porque já há algum tempo os espanhóis se encarregaram de fazer os estudos necessários com base em dados estatísticos e económicos actuais e com base nisso e com base nas tendências futuras do comércio e lugares de produção, meteram mãos á obra e se encarregaram de colocar as obras necessárias em andamento o mais rápido possível!
.
E o que faz o governo português?
.
É pressionado por Espanha para fazer não as obras sumptuosas e criminosas que quer, mas sim as obras necessárias ao desenvolvimento da península!
.
Porque eles querem que nós sejamos parceiros privilegiados e do mesmo lado da barricada!
.
MAS esse não é o interesse do PS! Sabe porquê?
.
Porque isso implica maior transparência nas obras a efectuar e consequentemente maior controlo sobre o dinheiro de Bruxelas gasto nas mesmas!
.
E aí não há comissões para ninguém! Como tal o desenvolvimento do país é atrasado!
.
Alguém já lhe disse que têm estado no norte do país alguns empresários galegos que já não podem expandir as suas empresas na Galiza por falta de terreno industrial?
Não porque neste país a regra é o silêncio para obter através dele compensações monetárias para o partido!
Que neste caso é o PS mas poderão ser todos os outros!

Anónimo disse...

José Costa,

Li com atenção o repto que me dirigiu e embora concorde consigo nalguns aspectos, noutros entendo que os factos não comprovam aquilo que referiu.
Sinteticamente apenas me irei referir a um deles: Espanha.
Como se deve recordar a primeira deslocação oficial do PM fora do país, foi a Espanha e foi dito pelo mesmo qualquer coisa parecida com esta: "Espanha, Espanha e Espanha".

Quando leio o seu comentário que me parece lógico e congruente, só posso concluir de duas uma: ou o PM teatralizou,o que acho improvável, ou está rodeado por incompetentes, o que não me parece plausível.

Por enquanto, e ao contrário de alguns, ainda acredito na idoneidade política do mesmo.

E se quiser, até me pode chamar ingénuo, embora já não tenha idade para sofrer desse "estado de alma".

Gostei deste "chat" consigo.


P. S. Quanto às pequenas e médias empresas e pese não ser economista, penso que as mesmas não devem ser votadas ao abandono, mas afinal será que a COMPETITIVIDADE das mesmas terá que ter o apoio dos poderes públicos?
Ficamos em quê? Mais Estado ou menos Estado? O que os do Compromisso Portugal querem já nós sabemos, o que as PME querem ainda é algo muito pouco explícito, ambivalente e perdoe-me, ainda muito pouco arrojado, penso ...mas li-o com todo o respeito, garanto-lhe.

Anónimo disse...

Deixem o Governo governar!!!

Unknown disse...

Não foi o Sócrates que andou a dar a imagem de empregado do Belmiro a deitar as torres de Tróia abaixo?
Ou era de engenheiro?
Ou 1o ministro?
Não sei. Estou um bocado confuso.

Anónimo disse...

Não falem tanto!

Esta quinta mal frequentada só tem BANDIDOS e PILANTRAS. De DIREITA ou de ESQUERDA.

É tudo a mesma massa mafiosa!

Quais "reformas" qual carapuça!

É um fartar vilanagem!

Alguém acredita em alguém em "portugal"!

Abaixo esta MERDA!

VIVA ESPANHA!

Anónimo disse...

A confusão do Rogério vem-lhe do facto da noção do simbólico só valer para ele às 3.as, 5.as e sábados.

Nos outros dias da semana, faz-se de engraçadinho.

Anónimo disse...

E que dia era quando o "engenheiro" mandou abaixo as Torres do Belmiro?

Anónimo disse...

«Ficamos em quê? Mais Estado ou menos Estado?».
.
Caro James! Basicamente o que as micro e pequenas empresas querem é, mais estado no arranque e menos estado quando em velocidade de cruzeiro!
.
Vou dar-lhe um exemplo concreto!
.
Em 81 abri uma empresa com dinheiro emprestado e a pagar 34% de juros anuais e em 3 anos paguei a totalidade do empréstimo para a compra de 25 máquinas e instalações.
.
Ao longo de 10 anos desenvolvi a empresa até atingir 35 postos de trabalho!
.
Por 2 vezes tentei aceder aos fundos de Bruxelas mas as portas encontrei-as sempre fechadas.
.
Até que por razões diversas e sem dívidas, fechei a empresa porque decidi não dar mais dinheiro a ganhar a burocratas que sentados em gabinetes, da vida nada sabem e que ao fim e ao cabo condicionam a quem dar o dinheiro!
.
Invariavelmente vai parar ao bolso de amigos partidários!
.
Comecei sem a ajuda do estado e acabei sem a ajuda do mesmo a não ser complicar-me a vida com ninharias!
.
Por isso decidi entrar em guerra com estes políticos utilizando as suas próprias armas e escolhendo eu próprio o terreno de combate!
.
O que deveria ser feito!
.
Apoio no começo com dinheiro de Bruxelas e capital de risco dos bancos nacionais!
Equipas das finanças a passarem nas empresas uma vez por mês a fiscalizar de perto a forma como o dinheiro é utilizado!
.
Apoios do estado no sentido de empresas do mesmo ramo se juntarem num parque industrial e criarem uma marca em conjunto para a internacionalização!
.
Apoio do estado através das embaixadas a fornecer elementos económicos que as empresas sem grande capacidade para investimentos no exterior necessitam para fazerem negócios com sucesso!
Afinal somente pedem aquilo que é de bandeja entregue a outros e sem resultados visíveis.
Após o lançamento da empresa no estrangeiro, apoio do estado e dos bancos (CGD é ou não do estado ou seja de todos nós?) durante mais 2 anos e então deixá-la “voar” sem o travão do estado!
E por agora, ala que se faz tarde!

Anónimo disse...

Ainda volto a tocar no assunto da falta de solo para construção de empresas na Galiza.
.
Coloque em equação a Zona Franca de Vigo.
O Porto de Vigo com um gestor competente e também sendo um dos maiores da Europa em termos de espaço e eficiência.
A zona por onde passa mais do 50% das rotas dos navios de comércio da Ásia e América para a Europa e vice-versa.
A completa saturação dos portos do mediterrâneo e da Galiza até aos confins do norte da Europa
A ligação em alta velocidade, não TGV, de Vigo para o resto de Espanha e a consequente ligação até á fronteira portuguesa (que eles já vão começar a construir este ano) e a ligação directa para França e resto da Europa.
A construção em fase bastante adiantada de um enorme e novo porto de mar para acolher mais navios de carga, transportando as mercadorias pêra a Europa!
Ponha em questão a falta de solo industrial e a aflição com que as empresas na Galiza buscam em Portugal solo para novas fábricas!
.
E o que é que nós fazemos além de discussões sobre o aeroporto da OTA que mais não vai fazer do que servir para financiar partidos e enriquecer quem é o detentor de terrenos que de outra forma nunca teriam o valor que agora lhes é atribuído!
.
ABSOLUTAMENTE NADA DE NADA!
.
Estes políticos são um vazio completo de ideias para desenvolver Portugal!
Deixo-lhe aqui alguns exemplos do que falei sobre terreno industrial!
Bem haja!
**********************************************************************
.Em 16 de Dezembro do ano passado, a CS da Galiza denunciava « La complicidad de la Administración gallega con el sector de la automoción no ha permitido solucionar, al menos de momento, la principal carencia que desde hace años vienen lamentando las empresas: la falta de suelo industrial. Antonio Vega, presidente de la Fundación Ceaga asegura que la situación sigue siendo extrema: «No es factible montar una empresa en el área metropolitana de Vigo, no hay suelo. Esta carencia sigue siendo un talón de aquiles importante», afirmó Vega».
*********************************************************************************************
.
Japón descubre un filón en Galicia

El asentamiento de Denso Corporation en Vigo para fabricar sistemas de aire acondicionado para coches no fue una casualidad. La filial de Toyota vio claro el negocio, más allá de la fábrica de PSA y ya cierra contratos con otras firmas para completar su producción en la planta viguesa.

No es el único lazo que une al fabricante de los coches Toyota con Vigo. El constructor abrió a finales de esta verano una ruta marítima que enlaza su fábrica de Durban (en Sudáfrica) con el puerto vigués, que se convierte en la base europea de distribución de 15.000 unidades al mes. Y sus expectativas son de elevar esta cantidad a 30.000 en el plazo de un año.

Otra compañía japonesa, en este caso la naviera OOCL (Orient Overseas Container Line) acaba de abrir una sede comercial en Vigo (la inaugurará esta misma semana) para incrementar sus tráficos de carga de contenedores hacia Oriente.

Los datos oficiales confirman que la economía japonesa está en pleno proceso de expansión y demuestran el buen momento que atraviesa la industria nipona de la automoción.

Según el informe de la Japia (Japan Autoparts Industry Asociation), el equivalente a Anfac en España, l os productores japoneses de componentes para automóviles tienen fuera de su país un total de 1.425 fábricas (288 en Estados Unidos).

.
Citröen integrará en Vigo al proveedor nipón de cable Yazaki
Será el sexto fabricante de componentes que se implanta en Galicia en el plazo de dos años
.
A General Motors saiu da Azambuja. É oficial.

Martim Avillez Figueiredo

O ministro da Economia reage em entrevista ao Diário Económico, reclamando compensações. Faz bem. O problema estrutural da indústria automóvel mundial não pode ser pago com dinheiro dos portugueses.

Isto dito, fica o resto. E o resto desta história é um retrato muito claro dos desafios que Portugal enfrenta neste exacto momento da vida económica mundial.
.
.
Un nuevo sello de coches de lujo busca suelo y capital gallego
En directo
Identity necesita 5.000 metros y 6,5 millones para fabricar 90 deportivos numerados al año y venderlos a 300.00 euros la unidad
.
.
Los alcaldes de la frontera portuguesa están cambiando su punto de mira del sur hacia el norte. Además de requerir atención hospitalaria en Vigo, también quieren aprovechar la oportunidad que representa el puerto seco. Monçao, situado a sólo cuatro kilómetros del polígono de Salvatarra, ya ha captado a dos empresas españolas (Garimar Yatchs y Herteco), pero advierte que quiere más. «Aún tenemos mucho terreno disponible para vender», dice el presidente de la cámara, José Emilio Moreira, tanto público como privado. Y la oferta incluye habitaciones y hoteles, en previsión del movimiento que tiene que generar la Plisan.

«Sabemos que esta infraestructura va a tener un impacto enorme en el desarrollo de la región, con la construcción de todo tipo de accesos para el transporte intermodal, y del lado portugués tenemos que aprovechar sus potencialidades», asegura el alcalde de Melgaço y presidente de la Comunidade Intermunicial Vale do Minho.
.

Anónimo disse...

Além do falatório sobre Espanha, Espanha, Espanha, onde para o marketing e a operação continuada de charme para convencer os industriais que querem investir na Galiza, não Portugal, para o fazerem no nosso país no mínimo oferecendo as mesmas condições vantajosas que oferece a Galiza?
Aí teremos que discutir o iva, condições laborais,...
Mais de 70% dos trabalhadores na Galiza são empresários individuais com as mesmas condições de assistência social que os com emprego fixo desde que 70% dos rendimentos sejam pagos por uma única entidade laboral.
.
Há muito a fazer inclusive em associativismo com incentivos do governo, poder das centrais sindicais que mais não são do que bloqueios á actividade industrial, associações comerciais e industriais que idem, idem, aspas, aspas e só existem para aproveitar a sua relação com o governo e os dinheiros que daí vêm, etc.....
.
As verdadeiras reformas ainda estão todas por fazer e creio firmemente que Sócrates e o PS não têm coragem política e pessoal para as fazer porque estão embrenhados em antigas ligações que não podem ser destruídas a não ser com uma nova revolução democrática pela desobediência civil!

Anónimo disse...

Dizem que as torres de Tróia já estavam a cair quando o Sócrates carregou no botão.
O curso também já estava tirado quando fez o exame dominical.
Dessincronismos.

Anónimo disse...

Continuem a enganar-se e a tentar enganar quem vos lê, boys and girls que alimentam este blog sob a falsa identidade de Miguel Abrantes.
PARA JOSÉ SÓCRATES, NADA SERÁ COMO ANTES DESTA PÁSCOA DA CIDADANIA.
Além de várias outras, aconteceu-lhe uma das piores coisas que podem acontecer a um político, que foi entrar no anedotário nacional.

Anónimo disse...

O SÓCRATES PASSOU A MERECER O MEU APOIO: É HOMEM DE FIBRA! EL É TÂO BOM PRIMEIRO MINISTRO QUE APENAS É ATACADO POR QUESTÕES MARGINAIS AO SEU DESEMPENHO. TEMOS HOMEM E O CAVACO SABE BEM! VOTO PS NA PRÒXIMA...
ELEITOR QUE PENSA NOS FILHOS

alanys disse...

Anonimo das 03:48,
Vocês ( lacaios do "grande" MMendes) com estes ataques baixos a um PM eleito com maioria absoluta nas ultimas eleições, saiu-vos o tiro pela culatra.
Aposto que Sócrates se hoje houvesse eleições aumentava o apoio eleitoral.

Anónimo disse...

Belmiro de Azevedo antes de se saber o desfecho da OPA sobre a PT

http://www.jornaldenegocios.pt/default.asp?Session=&SqlPage=Content_Economia&CpContentId=289223


-------------------------
Eng. Belmiro depois da OPA sobre a PT ter ido por água abaixo

http://www.jornaldenegocios.pt/default.asp?Session=&CpContentId=294362

Anónimo disse...

Acabem mas é com o "polvo" que consome os impostos... empobrece o país e o atola no pântano...
Vão de victória em victória até `a derrota final não é?

Anónimo disse...

E se Sócrates se demitisse agora e provocasse novas eleições, e se recandidatasse?

Essa é que era essa. Queria ver como se saia Marques Mentes.

Deve ser isso o que eles querem. Atrasar o país, provocar o caos, para continuar tudo a mesma merda.

Rezo para que a Europa intervenha aqui e ameace Portugal com a expulsão da UE, caso haja mais alguma barracada que impeça ou atrase as reformas necessárias.

Edie Falco

Anónimo disse...

Dois dias sem postar e muitos comentários de heterónimos a tentar disfarçar, a coisa continua preta, caro Miguel...

Antes a Anarquia, o PC, o Berloque ou outros quaisquer do que um bando de mentirosos com a escola de Macau...

Ou então o Cavaco que nomeie um governo de unidade nacional que faça as reformas, mas desta vez sem as mentiras do PS da campanha (do tipo...READ MY LEAPS - NO MORE TAXES...).

Anónimo disse...

Três dias!!!
Tá de molho.

José Manuel Dias disse...

Excelente trabalho caro Miguel. O "agenda setting" não explica tudo...
Cumps

Anónimo disse...

Alguém aqui falou em baixar os impostos. Pq o PSD não o fez quando esteve no poder?

Para Marques Mendes, quanto pior melhor. Este parlamentar ilustra bem a qualidade dos nossos parlamentares. É um tipo desqualificado que sabe que nunca chegará ao poder. Esse ódio motiva intrigas e mentiras.

É como eu disse, a direita portuguesa não sabe como se comportar em democracia. Não sabe aguardar a sua vez. prefere provocar uma situação de ruptura que sufoca o país.

PARA O PSD, O PAÍS QUE SE LIXE.

Desperdiçaram a maior oportunidade que tiveram após a debacle de Cavaco, que foi a renúncia de Guterres. Não estavam preparados. meteram os pés pelas mãos. A gula era tanta, que só fizeram merda.

Quem pagou foi o país.

NÃO VOLTARÃO MAIS AO PODER.

Edie Falco

Anónimo disse...

Pequeno contributo, retirado dos comentários do "Portugal Profundo", para a CAUSA...

A Biografia dos Deputados da VI Legislatura, datada de 1993, na qual Sócrates aparece como Engenheiro e Licenciado em Engenharia, é precisamente a mesma em que o então deputado do PSD aparecia, falsamente, como «Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra» e «Advogado».A edição de «O Independente» desmascarou esse pseudo-licenciado é a de 5 de Maio de 1995, que guardei religiosamente. Nas declarações que então prestou a esse semanário reconhece ter preenchido a ficha com os elementos destinados a integrar a referida Biografia com a indicação de que era «Licenciado em Direito», quando ainda lhe faltavam duas disciplinas (Direitos Reais - com o temível Prof. Doutor Orlando de Carvalho - e Direito do Trabalho). Passou a transcrever o então disse ao jornalista. «Fi-lo porque achei que passados uns meses acabaria o curso». Valha-lhe, ao menos, que não negou o óbvio, ao contrário de Sócrates, que até apresenta duas versões da dita ficha...Todavia, em relação à profissão de «Advogado», igualmente mencionada nessa Biografia, sacudiu a água do capote, como Sócrates, escudando-se (cfr. a citada notícia) «num provável erro dos serviços administrativos do Parlamento».Informados da aldrabice (pelo jornalista de O Independente), alguns companheiros de bancada traçaram logo o seu destino: «Está politicamente arrumado com este episódio». E fontes próximas do grupo parlamentar garantiam que esse gesto de Adérito de Campos iria fazer mossa: «Um tipo que faz uma destas, mentindo descaradamente, sujeita-se às piores consequências, quer a nível partidário, quer a nível da Assembleia da República. E nem o facto de ser um bom homem o vai salvar. Logo numa altura em que a transparência está na agenda do dia!».E que dizer de Sócrates, que não é um simples e cinzento deputado, mas o Primeiro-Ministro deste país à beira-mar plantado, terá dignidade suficiente para tomar a única atitude que lhe restaria num país civilizado (a demissão)????Do «seu» Hugo Donelo (que já teve os seus livros no Index da Inquisição mas continua bem vivo).Hugo Donelo 18.04.07 - 12:42 pm

Há COISAS realmente fantásticas...

Anónimo disse...

Caro Edie Miguel Falco Abrantes:

Talvez mais comentários não resolvam o problema - podias atafulhar o blog com posts para disfarçar o cheiro "comme d'habitude"...

Anónimo disse...

Não votei Sócrates ma reconheço que a governação que está a fazaer é mt meritória. Com tantos ataques, vindos da extrema direita e dos que vivem dos nossos impostos, passou a ser credor do meu voto. Vou votar PS.
Eleitor

Anónimo disse...

Anónimo da 01:44 ou,
mestre Balbino, deixe o lixo malcheiroso no seu blog.

Divirta-se mais os seus clones.

Anónimo disse...

Caro Miguel anónimo anterior:

Não é lixo do Balbino Caldeira, mas de um comentador do seu Blog - aliás basta ver o que algum PS na altura disse sobre o assunto...

Já agora comparem as mentiras de Sócrates com as do antigo deputado do PSD e tirem ilações...

Caro "Eleitor":

Eleja quem quiser - venham as Eleições para o poder fazer. Esperemos é que venham rápido antes da coligação PRISA/PS e da sua "malta" das finanças (o grande Ministro da Incónumia e Finanssas...) darem cabo da informação da TVI...

Anónimo disse...

Anónimo...
Eleitores há muitos. Eu aprecio o desempenho do Sócrates que quer colocar ordem na casa. Quem reclama contra o Govrno? Os salazaristas, a extrema esquerda e os calaceiros da FP. Sócrates vale por dez Cavacos! Em frente!
Registo de interesses: trabalho no sector privado!
Futuro Eleitor do PS

Anónimo disse...

"Eu aprecio o desempenho do Sócrates que quer colocar ordem na casa."

Idem - ibidem...

O que não aprecio é o homem com fama de rigor e com um armário (dezenas de armários - basta cavar que só minhocas) cheio(s) de esqueletos...

Anónimo disse...

Caro anónimo das 03,03

leia isto:
http://jumento.blogspot.com/2007/04/o-lado-invisvel-do-poder.html#links

A direita anda aflita com medo de perder o controle.

Anónimo disse...

"A direita anda aflita com medo de perder o controle."

Caro anónimo:

Não vive no mesmo país em que eu vivo - naquele em que o PM himself (ai o meu Inglês...técnico...) telefona redobradas vezes a quem de direito (no caso os jornalistas ou os seus chefes) ou, pior ainda manda telefonar, ameaça, aldraba, silencia, omite ou falsifica.

Se vivesse lia o Jumento e não zurrava nada - ficava mudo de vergonha.

Anónimo disse...

Também haverá mais um novo voto em Socrates.Pela firmesa, honestidade e competencia, contará com mais um eleitor, nas proximas eleições.

Anónimo disse...

O Sócrates vale por 10 Cavacos e eu que votei no Cavaco, vou agora votar no Sócrates! Toca a reformar para diminuir o peso do Estado!

Anónimo disse...

E agora vamos cantar o fado!
PAra começar, nada melhor do que um fado bem "nacional", ou "nacionalista"tão do agrado dos "gatos fedorentos" tal como a "democracia" e o "estado de direito" do país!
Começo por apresentar um fado inteiramente dedicado ao nosso Exmº Doutor Engenheiro, Sr. José Sócrates, sentado á esquerda a partir do centro do palco, país etc... e tal!
Aqui vai com os nossos cumprimentos, o "fado do Vasquinho"!
Cantado por pelo próprio JS!
.
Fado do Estudante (também conhecido pelo nome "fado do Vasquinho")

Que negra sina ver-me assim
Que sorte e vil degradante
Ai que saudades eu sinto em mim
Do meu viver de estudante

Nesse fugaz tempo de Amor
Que de um rapaz é o melhor
Era um audaz conquistador das raparigas
De capa ao ar cabeça ao léu
Sem me ralar vivia eu
A vadiar e tudo mais eram cantigas

Nenhuma delas me prendeu
Deixa-las eu era canja
Até ao dia que apareceu
Essa traidora de franja

Sempre a tinir sem um tostão
Batina a abrir por um rasgão
Botas a rir num bengalão e ar descarado
A malandrar com outros tais
E a dançar para os arraiais
Para namorar beber, folgar cantar o fado

Recordo agora com saudade
Os calhamaços que eu lia
Os professores da faculdade
E a mesa da anatomia

Invoco em mim recordações
Que não têm fim dessas lições
Frente ao jardim do velho campo de Santana
Aulas que eu dava se eu estudasse
Onde ainda estava nessa classe
A que eu faltava sete dias por semana

O Fado é toda a minha fé
Embala, encanta e inebria
Dá gosto à gente ouvi-lo até
Na radio - telefonia

Quando é cantado e a rigor
Bem afinado e com fulgor
É belo o Fado, ninguém há quem lhe resista
É a canção mais popular, toda a emoção faz-nos vibrar
Eis a razão de ser Doutor e ser Fadista.
.
E acabou!

Anónimo disse...

"Pela firmesa, honestidade e competencia"

Pelos vistos foram colegas (Inglês Técnico...?) pela forma como escrevem - o texto parece o "trabalho" do Sócrates a uma língua estrangeira qualquer na UnI...

Quanto a Honestidade e Competência, o ex-eng. Sócrates tem muita - de língua... Que, de resto tem jeito para colocar os amigos nos lugares certos e para negociatas que dão o dinheiro às pessoas certas e aos cofres da Maçonaria e do PS.

E não se esqueçam que os funcionários públicos, enganados, insultados e rebaixados (inclusive no salário) também votam.

Anónimo disse...

"E não se esqueçam que os funcionários públicos,(...) também votam."

Pois votam. Também votam os FP que estavam cansados de serem confundidos pelos incompetentes e assim não viam a sua carreira a ser valorizada.

Os FP incompetentes e absentistas são uma minoria. O país fica a ganhar livrar-se deles, ou po-los na ordem.

Anónimo disse...

"Toca a diminuir o pesso do Estado".
Convença então, caro anónimo bem intencionado, o Pinóquio Sócrates e desistir do TGV e do aeroporto da OTA.
Sabe, é que isso (também) é peso do Estado.
Mas aí o Pinóquio não quer mexer.
Há que salvaguardar as expectativas criadas.
E quem vive do seu salário já há muito perdeu qualquer expectactiva: a não ser a de estar cada vez pior.

Anónimo disse...

o peso do Estado

Anónimo disse...

"Também votam os FP que estavam cansados de serem confundidos pelos incompetentes e assim não viam a sua carreira a ser valorizada."

Se perderem salário todos os anos (acho que vai em 6 anos...) é ver valorizada a sua carreira (ou serem insultados pelos ministros que os tutelam) então estamos de acordo. Se é avaliar para os boys subirem e os sem cartão serem despedidos, então também estamos de acordo.

Mas não me parece - nem os funcionários públicos são assim tão estúpidos.

Anónimo disse...

O PROFESSOR QUE SÓCRATES NÃO CONHECIA , NÃO CONHECEU NEM QUER OUVIR FALAR ; A BEM DA NAÇÃO

CHAMA –SE ANTÓNIO JOSÉ MORAIS E É ENGENHEIRO A SÉRIO ; DAQUELES RECONHECIDOS PELA ORDEM (não é uma espécie de Engenheiro, como diriam os Gatos Bem Cheirosos ) .

O António José Morais é primo em primeiro grau da Drª Edite Estrela. É um transmontano tal como a prima que também é uma grande amiga do Eng. Sócrates . Também é amigo de outro transmontano, também licenciado pela INDEPENDENTE o DR. Armando Vara , antigo caixa da Caixa Geral de Depósitos e actualmente Administrador da Caixa Geral de Depósitos, grande amigo do Eng. Sócrates e da Drª Edite Estrela.

O Eng. Morais trabalhou no prestigiado LNEC ( Laboratório Nacional de Engenharia Civil) , só que devido ao seu elevado empreendedorismo canalizava trabalhos destinados ao LNEC, para uma empresa em que era parte interessada.
Um dia foi convidado a sair pela infeliz conduta .

Trabalhou para outras empresas entre as quais a HIDROPROJECTO e pelas mesmas razões foi convidado a sair.

Nesta sua fase de consultor de reconhecido mérito trabalhou para a Câmara da Covilhã aonde vendeu serviços requisitados pelo técnico Eng. Sócrates.

Daí nasce uma amizade.

É desta amizade entre o Eng da Covilhã e o Eng. Consultor que se dá a apresentação do Eng. Sócrates à Drª Edite Estrela , proeminente deputada e dirigente do Partido Socialista.

E assim começa a fulgurante ascenção do Eng. Sócrates no Partido Socialista de Lisboa apadrinhada pela famosa Drª Edite Estrela , ainda hoje um vulto extremamente influente no nucleo duro do lider socialista.

À ambição legitima do politico Sócrates era importante acrescentar a licenciatura .

Assim o Eng. Morais , já professor do prestigiado ISEL ( Instituto Superior de Engenharia de Lisboa ) passa a contar naquela Universidade com um prestigiado aluno – José Sócrates Pinto de Sousa , bacharel .

O Eng. Morais demasiado envolvido noutros projectos faltava amiudes vezes ás aulas e naturalmente foi convidado a sair daquela docência.

Homem de grande espirito de iniciativa , rápidamente colocou – se na Universidade Independente .
Aí o seu amigo bacharel José Sócrates, imensamente absorvido na politica e na governação seguiu – o “ porque era a escola ,mais perto do ISEL que encontrou “.

E assim se licenciou , tendo como professor da maioria das cadeiras (logo quatro) o desconhecido mas exigente Eng. Morais . E ultrapassando todas as dificuldades , conseguindo ser ao mesmo tempo Secretário de Estado e trabalhador estudante licencia –se , e passa a ser Engenheiro, á revelia da maçadora Ordem dos Engenheiros, que segundo consta é quem diz quem é Engenheiro ou não, sobrepondo – se completamento ao Ministério que tutela o ensino superior.

( Essa também não é muito entendivel; se é a Ordem que determina quem tem aptidão para ser Engenheiro devia ser a Ordem a aprovar os Cursos de Engenharia ; La Palisse diria assim)

Eis que licenciado o governante há que retribuir o esforço do HIPER MEGA PROFESSOR, que com o sacrificio do seu próprio descanso deve ter dado aulas e orientado o aluno a horas fora de normal , já que a ocupação de Secretário de Estado é normalmente absorvente .

E ASSIM FOI:

O amigo Vara , também secretário da Administração Interna coloca o Eng. Morais como Director Geral no GEPI , um organismo daquele Ministério.
O Eng. Morais, um homem cheio de iniciativa , teve que ser demitido devido a adjudicações de obras não muito consonantes com a lei e outras trapalhadas na Fundação de Prevenção e Segurança fundada pelo Secretário de Estado Vara .
( lembram - se que foi por causa dessa famigerada Fundação que o Eng. Guterres foi obrigado a demitir o já ministro Vara (pressões do Presidente Sampaio ) , o que levou ao corte de relações do DR. Vara com o DR. Sampaio – consta – se até que o DR. Vara nutre pelo ex Presidente um ódio de estimação.

O Eng. Guterres farto que estava do Partido Socialista ( porque é um homem de bem , acima de qualquer suspeita , integro e patriota) aproveita a derrota nas autárquicas e dá uma bofetada de luva branca no Partido Socialista e manda – os todos para o desemprego.

Segue –se o DR. Durão Barroso e o DR. Santana Lopes que não se distinguem em práticamente nada de positivo e assim volta o Partido Socialista comandado pelo Eng. Sócrates E GANHA AS ELEIÇÕES COM MAIORIA ABSOLUTA.
Eis que , amigo do seu amigo é , e vamos dar mais uma oportunidade ao Morais , que o tipo não é para brincadeiras.

E o Eng. Morais é nomeado Presidente do Instituto de Gestão Financeira do Ministério da Justiça .

O Eng. Morais homem sensivel e de coração grande , tomba de amores por uma cidadã brasileira que era empregada num restaurante no Centro Comercial Colombo.

E como a paixão obnibula a mente e trai a razão nomeia a “brasuca “ Directora de Logistica dum organismo por ele tutelado a ganhar 1600 € por mês. Claro que ia dar chatice, porque as habilitações literárias ( outra vez as malfadadas habilitações ) da pequena começaram a ser questionadas pelo pessoal que por lá circulava.
Daí a ser publicado no “ 24 HORAS” foi um ápice.
E ASSIM lá foi o apaixonado Eng. Morais despedido outra vez.

TIREM AS VOSSAS CONCLUSÕES